Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino

Tudo sobre Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino

Definição

A curetagem semiótica com ou sem dilatação do colo uterino é um exame/método de tratamento que é realizado pelos ginecologistas e obstetras. A curetagem ou dilatação e curetagem (D&C) é uma intervenção cirúrgica que permite retirar os restos do aborto. A curetagem é necessária quando existem complicações após um aborto médico ou aborto espontâneo, por exemplo no caso de infecção ovular (aborto infectado) ou quando o abortamento é incompleto e possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumentos que se designam de velas. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização dum instrumento chamado cureta. Isto é feito nos casos em que existe acumulação de sangue ou proliferação do endométrio. A curetagem pode requerer a prévia anestesia da doente. Quando se trata apenas da colheita de material do endométrio, a anestesia local pode ser suficiente. A boa preparação do colo do útero, com medicamentos que provocam a sua dilatação, pode facilitar a intervenção sem recurso à anestesia. Na evacuação de conteúdo uterino recomenda-se sempre anestesia geral. Tratando-se de ato cirúrgico existe o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local). Diretamente relacionado com o ato da curetagem, existe o risco de perfuração uterina ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar.

      Tem perguntas sobre Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino?

      • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
      • Os profissionais especialistas em Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino receberão sua pergunta e responderão.

      A sua pergunta se publicará de forma anônima.

      • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
      • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
      • Seja breve e conciso.
      • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
      • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

      Nossos especialistas responderam 31 perguntas sobre Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino. Estas são as mais populares:

      Quanto tempo devo estar em abstinencia sexual depois de uma curetagem?

      Resposta de Dra. Carla Rosane Gonçalves: Qualquer procedimento ginecológico deve respeitar pós-operatório com abstinência sexual para a completa recuperação do útero (demora para cicatrizar). No caso da curetagem, não se caracteriza exceção. No pós-operatório o medico orienta a marcar consulta no ginecologista para...

      È necessário repouso após o procedimento de curetagem semiotica?

      Resposta de Dr. Fabiano Malzac Franco: sim.

      Estou grávida de gêmeos e desde o dia 20 de novembro foi constatado q os corações dos 2 pararam de bater, dia 28 refiz a ulta e realmente não batia mais.no dia 29 fui à dois hospitais e nenhum quiz fazer a curetagem. Falaram q eu teria q esperar 2 semanas a partir do óbito. Isso é verdade??

      Resposta de Dra. Danieli Barreto Ferreira: Recomendo avaliação do obstetra assistente. Até breve.

      Fiz curetagem e depois de 5 dias começou a sangrar de novo é normal?

      Resposta de Dra. Rejane Santana: Pode acontecer. O ideal é que você repita a USG transvaginal para nova avaliação.

      Ver as 31 perguntas sobre Curetagem semiotica com ou sem dilatação do colo uterino