Densitometria óssea - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Densitometria óssea

Informação sobre Densitometria óssea

Qual é a densitometria óssea?

Um teste de densitometria óssea é um teste especial de raios-X, usado para medir o teor de cálcio do osso, geralmente na região lombar (área lombar) e quadris. É também chamado de digitalização DEXA, scans QDR, ou medição da DMO (densidade mineral óssea).

Qual é a diferença entre uma densitometria óssea e Raio X?

Densitometria óssea mede o teor de cálcio dos ossos, que não pode ser calculado com uma radiografia normal. Apesar de nos raios-X poder parecer que os ossos contêm pouco cálcio, isso  não é confiável, já que algumas pessoas com osteoporose podem ter radiografias completamente normais. A radiografia é mais confiável para detectar fraturas recentes e outras doenças dos ossos.

Onde a densitometria óssea é usada?

A densitometria pode ajudar o médico, que examina tal paciente para a osteoporose, para avaliar o risco que há de sofrer uma fratura óssea nos próximos anos. Em geral, aquelas pessoas cuja densidade mineral óssea é significativamente menor do que o normal para sua faixa etária e sexo são mais propensos a quebrar um osso. Se o paciente recebe tratamento médico para aumentar a  densidade óssea, o teste  pode ser repetido dentro de dois anos para avaliar a progressão.

Como é a densitometria óssea?

O teste demora entre 10 e 30 minutos, dependendo do equipamento utilizado e partes do corpo que são examinados. Se o médico quer ver se há osteoporose,  muitas vezes explora-se a coluna lombar e quadril, e no pulso, já que o seu conteúdo de cálcio é diferente de outras partes do corpo. Você pode comer antes do exame, e não precisa se despir (se as roupas não contenham botões ou zíperes de metal). Com  laptops cada vez mais utilizados, pode-se instalar um em uma consulta no centro de saúde, e assim verificar o BMD (densidade mineral óssea) do osso do calcanhar (calcâneo).

Exemplo de uma densitometria de quadril esquerdo

As áreas azuis do gráfico (à esquerda) representam a massa óssea em mulheres de diferentes idades. Como pode ser visto, a massa óssea é menor nos majores. Os da área azul escuro tem uma maior massa óssea do que a média para sua idade, enquanto que aqueles que estão na área azul estão abaixo. A curva dos homens é semelhante, mas é o melhor classificado no gráfico, e diminui menos com a idade (lembre-se que a menopausa com a sua diminuição do nível de hormônio feminino estrógeno, é uma das causas da osteoporose, daí a importância de consultar um médico nessa fase da vida, para os estudos relevantes)

Possui uma dúvida concreta sobre Densitometria óssea? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Densitometria óssea?

Nossos especialistas responderam 5 perguntas sobre Densitometria óssea.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Acho que o que você quis perguntar foi que tipo de especialista trata osteoporose, não é isto? A esta questão eu te respondo que com o envelhecimento da população aliada ao fato de que hoje todos sabem que a exposição ao sol causa câncer de pele e portanto o evitam o que pode diminuir o nível de Vitamina D no corpo a osteoporose tornou-se tão comum que praticamente todos os médicos tem conhecimento suficiente para prevenir e tratar a osteoporose. As especialidades que mais tem ,digamos, "intimidade" com a osteoporose são os reumatologistas, os clínicos gerais, os ortopedistas, os endocrinologistas ( a Vitamina D é considerada um hormônio), os geriatras e os ginecologistas( porque o maior número de doentes afetados pela osteoporose são mulheres após a menopausa). Na minha opinião a especialidade mais importante na prevenção desta doença é a dos ginecologistas se agirem no momento que a mulher entrar na menopausa.

  • 258
  • 47
  • 2182
Dr. Irineu Umberto Librenza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

Paranavaí

As contra indicações são: Gravidez , ter feito algum outro exame contrastado há menos de 15 dias e não conseguir ficar deitado na maca na posição correta exigida pelo exame.

  • 17
  • 9
  • 68
Dr. Alexandre Geranutti Serafim

Médico clínico geral, Reumatologista

Sorocaba

Se a última densitometria estava normal, pode fazer a próxima após 2 anos, caso contrário deve fazer anualmente e seguir com mercadores bioquímicos osteocalcina e CTX a cada 3 meses.

  • 988
  • 306
  • 790
Dr. Luiz De Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Nova Iguaçu

Procure um reumatologista para esclarecer suas dúvidas quanto aos sintomas e o provável diagnóstico. Este resultado de cintilografia não quer dizer absolutamente nada se não houver uma boa história é um bom exame físico.

  • 61
  • 30
  • 52
Faustino Peron Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Reumatologista

Mogi das Cruzes

Ver as 5 perguntas sobre Densitometria óssea