Facectomia Para Implante De Lente Intraocular - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular

Informação sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular

O que é?

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da catarata. A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente que temos dentro do olho. Quando ele fica opaco, a visão é diminuída. É necessário então trocar essa lente natural por uma artificial. Há uma série de lentes intraoculares capazes de substituir o cristalino. Uma das mais populares é a de acrílico dobrável. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local. Há técnicas diferentes para essa cirurgia: - Facectomia intracapsular: a lente é totalmente removida após ser congelada - Facectomia extracapsular: faz-se uma abertura na cápsula anterior da lente natural e extrai-se o núcleo - Facoemulsificação: a lente é removida por vibração e sucção

Qual é a causa?

A catarata pode ser congênita ou adquirida. As cataratas congênitas aparecem nas crianças. Cerca de um quinto delas são desenvolvidas em razão de problemas hereditários. A maioria dos casos, no entanto, é causada infecções, como a rubéola durante a gravidez, ou por desordens metabólicas como o diabetes. A principal razão das cataratas adquiridas é o envelhecimento. Ela é mais comum em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre as razões para o seu aparecimento também estão: trauma, uso de medicamentos com corticoides, inflamações intraoculares, radiações e doenças como o diabetes.

Quais os sintomas?

A catarata causa a diminuição da visão podendo levar até à cegueira quando não tratada corretamente. Pacientes com catarata comumente queixam-se de visão dupla, têm dificuldade para distinguir cores ou mesmo perceber cores diferentes, reclamam que a visão piora com a luminosidade solar e apresentam muita dificuldade para leitura.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista sobre o histórico do paciente e um exame físico são suficientes para o diagnóstico da catarata.

Qual o tratamento?

Quando a visão não melhora com o uso de óculos, o tratamento indicado é sempre cirúrgico.

Possui uma dúvida concreta sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular?

Nossos especialistas responderam 76 perguntas sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Existem diferentes tipos de opacidade pós-cirurgia de catarara. Alguns tipos podem ser resolvidos com laser, porém se houver opacificação definitiva da lente intra ocular a cirurgia para remoção da lente será necessária. Os riscos da cirurgia são variáveis, sendo os mais graves o descolamento de retina, inflamação intra ocular, impossibilidade de implante de nova lente, infecção e glaucoma. A recomendação é de fazer uma avaliação completa com oftalmologista e discutir de forma detalhada os riscos e benefícios antes de fazer qualquer procedimento.

  • 28
  • 33
  • 46
Dr. Felipe Telöken Diligenti

Oftalmologista

Porto Alegre

Não existe nenhum problema, a cirurgia de catarata visa restabelecer a visão clara e nítida, o que não significa parar de usar óculos. Entretanto existem atualmente lentes intraoculares para cirurgia de catarata que também corrigem o astigmatismo e que podem ser utilizadas em alguns casos selecionados.

  • 120
  • 125
  • 160
Dr. Marcio Adriano Gomes Ferreira

Oftalmologista

Palmas

Este é seu único olho bom, mas acredito que a alta miopia, a catarata e o fato de ser monocular estejam afetando sua qualidade de vida. É verdade que cirurgia de facectomia aumenta a possibilidade de descolamento de retina principalmente em pacientes jovens, mas também é fato que a catarata piora com o envelhecimento e ficando mais avançada o risco da cirurgia também aumenta. Certamente, os riscos podem ser controlados através de uma boa avaliação pré operatória. Você e seu médico poderão fazer uma boa análise do risco x benefício juntos com uma boa conversa franca.

  • 5
  • 0
  • 4
Dr. Keller Henry Pena de Azevedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

As lentes intraoculares são uma alternativa para pacientes que não podem ser submetidos à correção cirúrgica a laser. Podem corrigir até altos graus de miopia. Essas lentes podem ser implantadas no lugar do cristalino, se houver presença de catarata. Ou, no caso do cristalino ainda estar transparente, elas podem ser implantadas sobre ele, essas últimas são as lentes fácicas. É necessário realizar uma consulta para avaliar a sua condição clínica para melhor escolher a opção de tratamento que se adeque a seu caso.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 20
  • 28
  • 9
Dr. Bernardo Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 76 perguntas sobre Facectomia Para Implante De Lente Intraocular