Nasofibroscopia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Nasofibroscopia

Os especialistas falam sobre a Nasofibroscopia

Exame que visa filmar todo o nariz (fossas nasais) e a Nasofaringe ("fundo do nariz"). Através deste exame podemos identificar desvios no septo nasal, hipertrofia dos cornetos, pólipos, tumores, hipertrofia de adenoides, rinossinusites, e avaliar toda a relação do palato mole com a nasofaringe. É realizado com o auxílio do Nasofibroscópio, um aparelho de fibra ótica, fino e maleável que é introduzido delicadamente através das narinas após anestesia tópica (Lidocaína a 3%). O paciente permanece sentado durante o exame, que dura um máximo de 5 a 10 minutos. As imagens são captadas através de uma câmera acoplada ao aparelho e gravadas em DVD para o paciente. Um laudo é emitido após o exame.
Dr. Édio Cavallaro
Dr. Édio Cavallaro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Rio de Janeiro

Realizo este exame em meu consultório, sem necessidade de sedação. É um exame rápido, geralmente poucos minutos qual será introduzido uma pequena sonda com uma ponta de luz o qual avaliarei na televisão por dentro do nariz do paciente possíveis alterações como rinite, hipertrofia de cornetos, desvio de septo, sinusite, hipertrofia de adenoides,tumorações. Se o paciente quiser ele pode acompanhar na televisão conjuntamente comigo ao mesmo tempo que realizo o exame e assim saber o que esta acontecendo. Posso realizar a pedido de outros médicos ou posso realizar em meus pacientes que julguei necessário após a consulta médica comigo e assim para estes posso indicar um tratamento imediato.
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Curitiba

Tem perguntas sobre Nasofibroscopia?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Nasofibroscopia:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá. Desvio de septo e sinusite crônicas são dois problemas diferentes. Sobre o desvio de septo, a cirurgia tem o objetivo de retirar as partes desviadas da cartilagem/osso do septo nasal, sendo que alguns casos são mais complexos que outros. O objetivo é deixar fornecer melhor passagem de ar, sendo assim, deixar o septo o mais retificado possível. Apesar da descrição, o importante é saber se este desvio residual gera alteração de função respiratória antes de tudo. (desvios pequenos podem não gerar obstrução). Já a Polipose nasal é uma inflamação crônica que mesmo após cirurgia deve manter acompanhamento, possibilidade de tratamento medicamentoso para controle e sempre existe possibilidade de nova cirurgia, pois é uma doença algumas vezes não se controla apenas com medicamento. Ambos problemas não são graves, porém há necessidade de acompanhamento com otorrinolaringologista para melhor definir tratamento de acordo com a intensidade do caso.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 17
  • 5
  • 11
Dr. Carlos Henrique Tolomei Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Bauru