Níveis de glicose no sangue - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Níveis de glicose no sangue

Informação sobre Níveis de glicose no sangue

Qual é o nível de glicose no sangue ou açúcar no sangue?

O nível de glicose no sangue é a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. O nível de glicose no sangue também conhecida como glicemia e glicose no sangue. A quantidade de glicose no sangue é medido em milimoles por litro (mmol / l) ou miligramas por decilitro (mg / dl)

Normalmente, os níveis de glicose no sangue são mantidos dentro de limites estreitos ao longo do dia (72-145 mg / dl, 4-8 mmol / l). No entanto, levanta-se após as refeições e é mais baixo na parte da manhã antes do desjejum.

Pessoas com diabetes são caracterizadas por altos níveis de glicose, maiores que o normal.

Por que  controlar os níveis de glicose no sangue?

Em pessoas com diabetes é muito importante que o nível de glicose permanece dentro dos níveis normais e este é o objetivo principal do tratamento, você tem que manter a glicose entrar na faixa normal para ambos ascensão e queda também.

Em resumo

Os valores ideais são:

  • 72-110 mg / dl (ou 4 - 7mmol / l) em jejum
  • Menos de 180mg/dl (ou 10mmol / l) quando medido uma hora e meia apos as refeiçoes.

Se o nível de glicose no sangue permanece dentro dos níveis normais reduz significativamente o risco de desenvolver complicações decorrentes da diabetes. Estas complicações podem ocorrer entre 10 e 15 anos após o aparecimento da diabetes tipo 1 e geralmente antes da idade de 10 anos em casos de diabetes tipo 2.

Estas complicações (entre outros) são:

  • Neuropatia (lesões nos nervos dos membros e órgãos)
  • (Danos na retina do olho) retinopatia
  • Nefropatia (lesão renal que pode causar insuficiência renal)
  • Doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto do miocárdio, ou a falta de sangue nas extremidades
  • Doenças cerebrovasculares, como derrames.

Para saber mais?

Veja a nossa "Diabetes" e você vai encontrar informações completas sobre a doença,

  • suas formas
  • suas complicações e
  • sua prevenção

Como posso medir os níveis de glicose no sangue?

Os níveis de glicose no sangue podem ser medidos em casa muito facilmente e rapidamente com um dispositivo fácil de manusear. Ele vêm em várias formas e tamanhos, os quais contêm pelo menos dois elementos: a unidade de análise em si mesmo e uma tira de plástico que é colocada uma gota de sangue que faz a medida.

Coloque uma pequena quantidade de sangue na tira e insira no dispositivo. Depois de um curto período de tempo (geralmente menos de um minuto) mostra o resultado da quantidade de glicose no sangue na tela pequena. O melhor método para obter uma amostra de sangue suficiente, é para picar o dedo com uma agulha especial, chamada lanceta.

Qual é o nível de glicose adequada?

Os valores ideais são:

  • 72-110 mg / dl (4 a 7 mmol / l) em jejum
  • Inferior a 180 mg / dl (10 mmol / l) quando medido uma hora e meia após as refeições.

Quantas vezes se deve medir o nível de glicose no sangue?

Diabetes tipo 1

Pessoas com diabetes tipo 1, ou aquelas que sofrem de diabetes tipo II e estão recebendo tratamento com insulina devem medir sua glicose no sangue pelo menos uma vez ao dia: pela manhã antes do café ou na hora de dormir . Medem os níveis de glicose no sangue antes do almoço para ajustar a quantidade certa de insulina com base nos valores de glicose que pode variar de alguns dias para os outros.

Eles também devem fazer um perfil da glicose durante 24 horas duas vezes por semana. Isso envolve a medição dos níveis de glicose no sangue antes de cada refeição e ao deitar.

Diabetes tipo 2

Pacientes com diabetes tipo 2 tratados somente com dieta ou dieta e comprimidos por via oral, deve medir seus níveis de glicose no sangue uma vez ou duas vezes por semana, antes das refeições ou 1 ½ horas após o mesmo.

Eles devem fazer um perfil de 24 horas, uma ou duas vezes por mês. Em qualquer caso, deve consultar o seu médico. Assim, reduzindo o risco de complicações tardias da diabetes.

Níveis de glicose no sangue na hora de dormir

O nível de glicose no sangue na hora de dormir deve ser entre 126-180 mg / dl (7 e 10 mmol / l).

Se, nesse momento a glicose no sangue está muito baixa ou muito alta várias vezes, você pode precisar alterar a sua dieta ou a dose que produz insulina. Não se esqueça de verificar com o seu médico.

Quando você deve medir sua glicose no sangue?

Glicose no sangue deve ser medida, se não se sentir bem ou quando você acha que pode ser muito alta ou baixa. Também durante a doença que envolve uma febre superior a 37,8 ° C.

Pacientes diabéticos cujo sangue nível de glicose está alta (acima de 360 ??mg / dl, 20 mmol / l) e mostrando evidências de açúcar na urina deve verificar se ele não tem acetona. Esta faixa pode ser utilizada para a determinação de acetona na urina.

Se houver acetona na urina, é um sinal de alerta que você está começando uma acidose diabética. Nesse caso deve consultar um médico imediatamente.

O que é a hemoglobina glicosilada?

Os níveis de hemoglobina glicosilada (HbA1c) indica a quantidade de hemoglobina no sangue que está ligado à glicose. Isto significa que uma molécula de hemoglobina no organismo está associado a uma molécula de glicose.

É um indicador de tempo que permaneceu açúcar no sangue demasiadamente elevado e reflete o efeito dos níveis de glicose presentes durante os últimos 6-8 semanas.

Esta análise deve ser realizada com o sangue do braço do paciente.

A taxa normal é entre 6% e 7%. Não há números idênticos em valores normais de hemoglobina glicosilada em vários hospitais, mas em termos gerais, podemos dizer que para um diabético, um nível de:

  • 7% -8% é geralmente adequada.
  • 8% -10% é um pouco alto.
  • Um valor maior que 10% é muito alto.

Possui uma dúvida concreta sobre Níveis de glicose no sangue? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Níveis de glicose no sangue?

Nossos especialistas responderam 252 perguntas sobre Níveis de glicose no sangue.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A Alimentação do diabético ou para controlar os níveis de glicose do sangue deve ser uma alimentação saudável e equilibrada em todos os nutrientes, conforme deve ser a alimentação de todos, sendo diabético ou não, e com algumas observações como por exemplo maior oferta de carboidratos de menor índice glicêmico. O Índice glicêmico (IG) é um valor que permite classificar os alimentos segundo a avaliação da glicemia após o seu consumo. É importante o fracionamento e a oferta de alimentos estar em consonância com os medicamentos utilizados e os horários, principalmente se houver uso de insulina. E a alimentação deve estar em quantidades que ofertem calorias e nutrientes de acordo com as necessidades da cada paciente. O ideal é que procure por um nutricionista para que as adequações sejam realizadas de acordo com sua necessidade e rotina.

  • 31
  • 37
  • 47
Gisele Vieira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Está mal controlada precisa ser avaliado manuseio da insulina, técnica de aplicação, local de aplicação, validade da insulina, controle alimentar, pratica de atividade física, se tudo isso estiver ok é necessário um ajuste de dose

  • 4
  • 0
  • 3
Dra. Otavia Laura Martins e Silva Ricardo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Bernardo do Campo

O diagnóstico de diabetes se dá quando, num exame de sangue em jejum, se constata glicemia posteriormente confirmada maior do que 126mg/dL. Ou no teste de tolerância à glicose com valores maiores que 200mg/dL após 120 minutos, ou então em glicemia maior do que 200mg/dL na presença de sintomas de descompensação diabética. Hemoglobina glicada maior do que 6,5% também é diagnóstica. Converse com seu médico, peça que explique se tiver dúvidas.

  • 24
  • 7
  • 45
Dr. Thiago Fraga Napoli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Paulo

Uma porcentagem pequena dos pacientes com Diabetes tipo 1, em que não se consegue estabelecer causa auto-imune ( presença de anticorpos) é classificada como diabetes tipo 1 idiopático. Em outros casos, os anticorpos podem não estar mais presentes no sangue no momento do diagnóstico( mesmo sendo os causadores da doença), pois eles podem desaparecer com o tempo. O anticorpo que fica presente por mais tempo é o anti-GAD. A história do início dos sintomas e desenvolvimento da doença são fundamentais para o diagnóstico. A medida do peptídeo C ( que infere a produção de insulina pelo pâncreas) é de grande ajuda.

  • 48
  • 15
  • 32
Dra. Anna Theresa Alencastro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Ver as 252 perguntas sobre Níveis de glicose no sangue