Psicoterapia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Psicoterapia

Informação sobre Psicoterapia

A psicoterapia é o tratamento que tem como objetivo a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. A pessoa que vai a um profissional de saúde mental sente a incapacidade subjetiva de não poder enfrentar qualquer situação ou situações em sua vida. O tratamento consiste em receber uma série de pautas personalizadas para desenvolver ideias e ações que antes eram confusas, ansiedades e tensões, melhorar suas relações sociais e redirecionar os objetivos que lhe dão plenitude vital.

Possui uma dúvida concreta sobre Psicoterapia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Psicoterapia

O psicólogo pode auxiliar no reencontro com suas potencialidades, como um espelho que reflete sua imagem, na busca por um bem-estar integral. A ênfase é no potencial criativo de cada um. A psicoterapia é uma oportunidade de encontro consigo, com sua singularidade, de forma que se torne possível reduzir os sintomas que paralisam a vida, em direção a uma convivência autentica com sua singularidade, ao identificar os conflitos e crises que fazem parte da vida e que, por vezes, provocam e convidam para o desenvolvimento.
Dra. Nara Helena Lopes
Dra. Nara Helena Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Paulo

Psicoterapia é um processo de ajuda e de autoconhecimento. Não é necessário ter um distúrbio ou um problema específico para você se sentir acolhido, aceito, para refletir sobre suas escolhas e aprender como lidar com suas dificuldades, defesas e recursos emocionais. Existem várias abordagens e técnicas e você poderá procurar alguns profissionais até que se identifique mais com alguma delas. A empatia, ou seja, o sentimento de acolhimento entre paciente e terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, assim como outras combinações sobre frequência, horários, etc.
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

Ajuda a superar e gerenciar problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, orienta a como lidar com filhos e alunos, relacionamento no trabalho, problemas de autoestima, melhora na motivação... entre dezenas de outros, além de colaborar no autoconhecimento, evitando que novos problemas apareçam, ou preparando para enfrentá-los.
Carina Lucion
Carina Lucion Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Palmeira Das Missões

O método das constelações familiares ajuda e facilita a identificar o que é preciso vir à luz sobre a dinâmica dos relacionamentos, esclarecendo e aprofundando as relações do cliente com sua família e dessa forma ajudando a pessoa a ficar em harmonia e em paz com sua própria história.
Ricardo Schaly
Ricardo Schaly Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Rio de Janeiro

É importante percebermos que o atendimento psicológico nada mais é que um investimento na qualidade de vida. E este atendimento, começa antes mesmo do analista. Quando a pessoa percebe que algo deve ser mudado, já faz parte de um processo. Neste momento, a busca por um profissional capaz será primordial para a sua compreensão, evolução e tratamento. "As vezes na vida, queremos dar passos para frente, mas parece que tem alguma coisa que nos puxa para trás. A consciência humana é um dispositivo interessante porque o cérebro aprende o tempo todo. Entender nossos mecanismos conscientes e inconscientes demandam compreender as "entrelinhas", o "não dito", o "implícito", ocasionando - A Mudança.
Dra. Marlene Galdino
Dra. Marlene Galdino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Psicoterapia?

Nossos especialistas responderam 39 perguntas sobre Psicoterapia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, você pode ajudá-la procurando conversar, em um ambiente neutro e em um momento tranquilo para as duas, até porque se ela não reconhece a necessidade de uma ajuda psicológica não há como isso ser feito sem o consentimento dela. Boa sorte.

  • 32
  • 30
  • 13
Maura Laurindo

Psicóloga

Rio de Janeiro

Certamente seu caso necessita do auxilio de um(a) psicólogo(a), não vou te indicar nenhuma abordagem específica porque não exista uma abordagem boa para você, o que existirá é a pessoa profissional com quem você irá conseguir ter um encontro autentico. Procure um profissional de psicologia em que você sinta confiança para embarcar nesta viagem que é rumo a você mesmo, não é uma viagem fácil por isso escolha bem o seu companheiro(a) neste caminho. Procure um(a) terapeuta, podemos ajudar.

  • 24
  • 35
  • 97
Diego Leiras de Araujo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Saber com exatidão apenas se o paciente colocar. entretanto, é possível , a partir de comportamentos ou mesmo elogios ou mudança de foco para saber acerca da vida do terapeuta é possível perceber se há algum apaixonamento. É comum que pacientes se apaixonem por seus terapeutas. Entretanto, o profissional saberá agir com ética e não comprometer o processo terapêutico. Caso o paciente não sustente a relação é compreensível que ele deixe a terapia. Espero ter ajudado.

  • 43
  • 66
  • 34
Carolina Viana Dutra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Fortaleza

Marcar consulta

Olá, tudo bem? Você não precisa fazer nada se não quiser. Mas caso se sinta a vontade, seria bem interessante para o seu processo de tratamento conversar com ele sobre o que está sentindo. Não pense que isto que está sentindo é raro de acontecer. É muito comum no processo de transferência o paciente achar que está apaixonado pelo terapeuta, mas com a evolução da psicoterapia verá que você está identificando nele aspectos e características que considera importante em um parceiro.

  • 2
  • 9
  • 3
Isabele Sartori Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Caetano do Sul

Ver as 39 perguntas sobre Psicoterapia