Psicoterapia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Psicoterapia

Informação sobre Psicoterapia

A psicoterapia é o tratamento que tem como objetivo a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. A pessoa que vai a um profissional de saúde mental sente a incapacidade subjetiva de não poder enfrentar qualquer situação ou situações em sua vida. O tratamento consiste em receber uma série de pautas personalizadas para desenvolver ideias e ações que antes eram confusas, ansiedades e tensões, melhorar suas relações sociais e redirecionar os objetivos que lhe dão plenitude vital.

Possui uma dúvida concreta sobre Psicoterapia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Psicoterapia

Psicoterapia é um processo de ajuda e de autoconhecimento. Não é necessário ter um distúrbio ou um problema específico para você se sentir acolhido, aceito, para refletir sobre suas escolhas e aprender como lidar com suas dificuldades, defesas e recursos emocionais. Existem várias abordagens e técnicas e você poderá procurar alguns profissionais até que se identifique mais com alguma delas. A empatia, ou seja, o sentimento de acolhimento entre paciente e terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, assim como outras combinações sobre frequência, horários, etc.
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

O método das constelações familiares ajuda e facilita a identificar o que é preciso vir à luz sobre a dinâmica dos relacionamentos, esclarecendo e aprofundando as relações do cliente com sua família e dessa forma ajudando a pessoa a ficar em harmonia e em paz com sua própria história.
Ricardo Schaly
Ricardo Schaly Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Rio de Janeiro

O psicólogo pode auxiliar no reencontro com suas potencialidades, como um espelho que reflete sua imagem, na busca por um bem-estar integral. A ênfase é no potencial criativo de cada um. A psicoterapia é uma oportunidade de encontro consigo, com sua singularidade, de forma que se torne possível reduzir os sintomas que paralisam a vida, em direção a uma convivência autentica com sua singularidade, ao identificar os conflitos e crises que fazem parte da vida e que, por vezes, provocam e convidam para o desenvolvimento.
Dra. Nara Helena Lopes

Psicóloga

|

São Paulo

Nos sentimos constrangidos para falar sobre nossos sentimentos, porém, as emoções não “se calam” e encontram um saída. É aí que surgem os sentimentos de tristeza, ansiedade, insegurança, baixa auto-estima. Tais sentimentos angustiantes vêm muitas vezes acompanhados de sintomas físicos penosos que se instalam como um pedido de socorro. Com o auxílio do psicoterapeuta o paciente irá aprender a desenvolver habilidades efetivas para enfrentar e saber lidar com as tensões inevitáveis que a vida nos traz de forma a minimizar seu sofrimento. Juntos irão examinar pensamentos, crenças, atitudes, valores a cada experiência vivida e desenvolver planos de ação e estratégia para crescimento e cura.
Cladismari Zambon
Cladismari Zambon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

É a arte de ajudar o paciente a perceber que, às vezes, uma dificuldade pode ter algum sentido, e que um aparente problema pode ser de fato a solução para algumas coisas. A luta contra os nossos males, às vezes, mantêm os nossos males. Assim, há duas dimensões a serem estudadas, sendo uma delas as dificuldades reais (luto, morte, perdas, enfermidades, separações, etc.,) e a outra decorre das nossas posturas exasperadas diante da vida. A psicoterapia ajuda a perceber, a diferenciar e a superar estas dificuldades algumas delas reais, e outras; neuróticas.
Dr. José Carlos Vitor Gomes
Dr. José Carlos Vitor Gomes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Psicoterapia?

Nossos especialistas responderam 43 perguntas sobre Psicoterapia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Términos de relacionamento são momentos de sofrimento. Isso é normal e tende a melhorar com o passar do tempo e das vivências. Já que envolvem um processo de luto, como acontece em outras perdas importantes. Contudo, se esse processo está sendo difícil a ponto de você chegar a pensar em morte o suporte profissional é recomendado. Procure um psicólogo. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.

  • 301
  • 86
  • 66
Clayton dos Santos Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Marcar consulta

Olá, você pode ajudá-la procurando conversar, em um ambiente neutro e em um momento tranquilo para as duas, até porque se ela não reconhece a necessidade de uma ajuda psicológica não há como isso ser feito sem o consentimento dela. Boa sorte.

  • 32
  • 31
  • 14
Maura Laurindo

Psicóloga

Rio de Janeiro

A abordagem psicanalítica pode proporcionar bons resultados. Ao falar sobre sua experiência, você transforma a forma como a percebe, proporcionando efeitos que mudarão a sua maneira/perspectiva de viver e se relacionar com o mundo. Se dê essa oportunidade! Essa é uma abordagem que que percebe cada sujeito, para além dos diagnósticos, levando em consideração toda a sua singularidade. Estou à disposição.

  • 48
  • 49
  • 47
Andrea Ferioli Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Niterói

Marcar consulta

Leve isso para ela que de certa forma lhe causa um incômodo, caso não melhore, sugiro que procure um.outro profissional

  • 19
  • 3
  • 5
Eliane Rocha França Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Santo André

Ver as 43 perguntas sobre Psicoterapia