Septoplastia (Desvio Do Septo) - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)

Informação sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)

O que é?

A septoplastia é uma cirurgia feita no nariz. Seu objetivo é corrigir o setpo nasal melhorando as condições de respiração. O septo nasal é a estrutura que divide as fossas nasais. Ele é formado por ossos, em sua parte superior, e cartilagem, na parte inferior. O septo deveria ser reto, porém, eventualmente entorta. É o que os médicos chamam de desvio do septo. Ele fica mais estreito e dificulta a respiração. A obstrução dessas fossas é bastante comum. Na maioria dos casos, elas permanecem dessa forma a vida inteira sem causar qualquer problema. Todavia, algumas vezes essa obstrução causa problemas respiratórios mais graves exigindo a realização do procedimento. O objetivo da septoplastia é reposicionar os septos tentando deixá-los retos. Isso é feito com a ajuda de estruturas, na maioria dos casos de silicone, chamadas splints. Elas são colocadas paralelamente ao septo e visam ajudar em sua sustentação. Ficam no nariz por até cinco dias e depois são retiradas. A septoplastia dura aproximadamente uma hora e normalmente é realizada com cirurgia geral. Alguns médicos sequer internam o paciente permitindo que ele volte para casa horas após a cirurgia. Outros preferem deixá-lo no hospital por um dia. Em poucos dias o paciente é liberado para as tarefas do dia a dia. Porém, pode ser impedido de realizar atividades físicas por até um mês. A cirurgia, entretanto, apresenta algumas contraindicações. Não é incomum o paciente apresentar quadro de infecção, sangramento nasal, perfuração do septo, diminuição do olfato ou até mesmo apresentar o retorno do desvio algum tempo após o procedimento.

Qual é a causa?

São duas as causas do desvio no septo nasal. Na maioria das vezes ele é congênito. Acompanha a pessoa desde o nascimento ou o paciente apresenta uma predisposição para essa condição. Por vezes o desvio acontece devido a traumas.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da obstrução dos septos nasais é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: sinusite, cansaço, dificuldade para dormir, roncos, nariz entupido e dificuldade para sentir odores e sabores.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar o desvio de septo.

Qual o tratamento?

O único tratamento para o desvio de septo é a cirurgia. Medicamentos podem ser utilizados para controlar os sintomas como a sinusite, por exemplo.

Possui uma dúvida concreta sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Septoplastia (Desvio Do Septo)

O septo nasal é a parede interna do nariz, que o divide em 2 cavidades(as fossas nasais). Em algumas pessoas ele não é retilínio, desviando para um dos lados das fossas nasais estreitando a passagem de ar daquele lado. Quando o desvio é leve geralmente causa poucos sintomas. Quando ele é moderado ou severo pode ocasionar diversos problemas como: -Obstrução nasal frequente -Redução do olfato -Sinusites de repetição -Aumento dos roncos -Dificulta o uso de medicamentos tópicos A cirurgia do septo nasal (Septoplastia) é indicada quando a obstrução nasal não melhora pós tratamento clínico. Geralmente melhora a qualidade de vida e pode ajudar no controle da rinite alérgica severa.
Dr. Paulo Sergio Trabuco Dorea
Dr. Paulo Sergio Trabuco Dorea Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Salvador

A Septoplastia, ou correção dos desvios de septo, é uma cirurgia realizada para melhorar a respiração e para, quando feita no mesmo tempo que a rinoplastia, remover cartilagem para estruturação do nariz em seu novo formato.
Dr. Renato Alves de Sousa
Dr. Renato Alves de Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Belo Horizonte

A Septoplastia é a cirurgia indicada quando o desvio de septo causa obstrução nasal (=nariz entupido) importante, sinusites de repetição e dor de cabeça. A associação de nariz torto e desvio de septo torna mais frequente a opção por uma Rinosseptoplastia funcional, cirurgia que corrige a obstrução nasal através do uso de enxertos (geralmente da própria cartilagem do septo nasal).
Dra. Juliana Gama Mascarenhas
Dra. Juliana Gama Mascarenhas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Goiânia

Cirurgia cujo objetivo é corrigir os desvios obstrutivos do septo nasal, melhorando sobremaneira a qualidade de vida destes indivíduos. Está indicada sempre que o indivíduo apresentar obstrução nasal ("nariz entupido") por conta de desvio do septo nasal. Técnica: Utilizando os orifícios naturais do nariz (narinas) fazemos uma pequena incisão no septo nasal e, após sua correta dissecção, corrigimos suas áreas desviadas. Após o procedimento a incisão é suturada, não deixando cicatrizes. O uso de splints nasais ventilados (placa de silicone maleável) pode ser necessário. Tampões nasais NÃO são rotina e muito raramente são necessários. Geralmente o retorno ao trabalho é possível em 10-14 dias.
Dr. Édio Cavallaro
Dr. Édio Cavallaro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Rio de Janeiro

Desvio de septo é uma das causas mais comuns de obstrução nasal em adultos. Septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia geral que visa corrigir a porção do septo nasal que está desviada. A cirurgia é endoscópica, ou seja, é realizada toda por dentro do nariz; então, não há cortes ou cicatrizes externas. Não há necessidade de tampão pós-operatório e em torno de 10 dias o paciente está apto a voltar às atividades laborais.
Daniel de Sousa Michels
Daniel de Sousa Michels Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Brasilia

Ver mais

Tem perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)?

Nossos especialistas responderam 174 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sugiro que realize os dois procedimentos ao mesmo tempo com um otorrinolaringologista que realize a cirurgia estética e funcional em conjunto. O otorrinolaringologista conhece como ninguém a anatomia nasal e é o profissional mais capacitado para realizar estes procedimentos. Consulte o site da academia brasileira de cirurgia plástica da face e escolha o profissional adequado.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 29
  • 23
  • 43
Dr. Frederico Santos David Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Uberlândia

Marcar consulta

Se você ainda não operou o septo, o ideal mesmo seria realizar os dois procedimentos juntos, pois a cartilagem retirada do septo desviado é muito útil para realizar a rinoplastia. Caso já tenha realizado a cirurgia para desvio de septo, aguarde pelo menos 6 meses para reduzir a inflamação que ocorre após a cirurgia.

  • Obrigado 5
  • 1 especialista está de acordo
  • 20
  • 13
  • 36
Dr. Josinaldo Martins

Cirurgião plástico

Jaragua Do Sul

Meu prezado após a cirurgia de septoplastia e turbinectomia sempre fica saindo secreção e umas crostas do nariz por vários dias. Mas, é importante você fazer os retornos regulares ao seu médico para as avaliações.

  • 13
  • 1
  • 8
Dr. Waldyr Cavalcanti Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Recife

Marcar consulta

Concordo com a resposta da Dra Letícia. É possível corrigir. O cirurgião mais indicado é o que fez a primeira cirurgia.

  • 2
  • 0
  • 1
Dr. Edson Carlos Mota Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico

Brasilia

Ver as 174 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)