Septoplastia (Desvio Do Septo) - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)

Informação sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)

O que é?

A septoplastia é uma cirurgia feita no nariz. Seu objetivo é corrigir o setpo nasal melhorando as condições de respiração. O septo nasal é a estrutura que divide as fossas nasais. Ele é formado por ossos, em sua parte superior, e cartilagem, na parte inferior. O septo deveria ser reto, porém, eventualmente entorta. É o que os médicos chamam de desvio do septo. Ele fica mais estreito e dificulta a respiração. A obstrução dessas fossas é bastante comum. Na maioria dos casos, elas permanecem dessa forma a vida inteira sem causar qualquer problema. Todavia, algumas vezes essa obstrução causa problemas respiratórios mais graves exigindo a realização do procedimento. O objetivo da septoplastia é reposicionar os septos tentando deixá-los retos. Isso é feito com a ajuda de estruturas, na maioria dos casos de silicone, chamadas splints. Elas são colocadas paralelamente ao septo e visam ajudar em sua sustentação. Ficam no nariz por até cinco dias e depois são retiradas. A septoplastia dura aproximadamente uma hora e normalmente é realizada com cirurgia geral. Alguns médicos sequer internam o paciente permitindo que ele volte para casa horas após a cirurgia. Outros preferem deixá-lo no hospital por um dia. Em poucos dias o paciente é liberado para as tarefas do dia a dia. Porém, pode ser impedido de realizar atividades físicas por até um mês. A cirurgia, entretanto, apresenta algumas contraindicações. Não é incomum o paciente apresentar quadro de infecção, sangramento nasal, perfuração do septo, diminuição do olfato ou até mesmo apresentar o retorno do desvio algum tempo após o procedimento.

Qual é a causa?

São duas as causas do desvio no septo nasal. Na maioria das vezes ele é congênito. Acompanha a pessoa desde o nascimento ou o paciente apresenta uma predisposição para essa condição. Por vezes o desvio acontece devido a traumas.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da obstrução dos septos nasais é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: sinusite, cansaço, dificuldade para dormir, roncos, nariz entupido e dificuldade para sentir odores e sabores.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar o desvio de septo.

Qual o tratamento?

O único tratamento para o desvio de septo é a cirurgia. Medicamentos podem ser utilizados para controlar os sintomas como a sinusite, por exemplo.

Possui uma dúvida concreta sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Septoplastia (Desvio Do Septo)

O septo nasal é a parede interna do nariz, que o divide em 2 cavidades(as fossas nasais). Em algumas pessoas ele não é retilínio, desviando para um dos lados das fossas nasais estreitando a passagem de ar daquele lado. Quando o desvio é leve geralmente causa poucos sintomas. Quando ele é moderado ou severo pode ocasionar diversos problemas como: -Obstrução nasal frequente -Redução do olfato -Sinusites de repetição -Aumento dos roncos -Dificulta o uso de medicamentos tópicos A cirurgia do septo nasal (Septoplastia) é indicada quando a obstrução nasal não melhora pós tratamento clínico. Geralmente melhora a qualidade de vida e pode ajudar no controle da rinite alérgica severa.
Dr. Paulo Sergio Trabuco Dorea
Dr. Paulo Sergio Trabuco Dorea Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Salvador

A Septoplastia, ou correção dos desvios de septo, é uma cirurgia realizada para melhorar a respiração e para, quando feita no mesmo tempo que a rinoplastia, remover cartilagem para estruturação do nariz em seu novo formato.
Dr. Renato Alves de Sousa
Dr. Renato Alves de Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Belo Horizonte

A Septoplastia é a cirurgia indicada quando o desvio de septo causa obstrução nasal (=nariz entupido) importante, sinusites de repetição e dor de cabeça. A associação de nariz torto e desvio de septo torna mais frequente a opção por uma Rinosseptoplastia funcional, cirurgia que corrige a obstrução nasal através do uso de enxertos (geralmente da própria cartilagem do septo nasal).
Dra. Juliana Gama Mascarenhas
Dra. Juliana Gama Mascarenhas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Goiânia

Cirurgia cujo objetivo é corrigir os desvios obstrutivos do septo nasal, melhorando sobremaneira a qualidade de vida destes indivíduos. Está indicada sempre que o indivíduo apresentar obstrução nasal ("nariz entupido") por conta de desvio do septo nasal. Técnica: Utilizando os orifícios naturais do nariz (narinas) fazemos uma pequena incisão no septo nasal e, após sua correta dissecção, corrigimos suas áreas desviadas. Após o procedimento a incisão é suturada, não deixando cicatrizes. O uso de splints nasais ventilados (placa de silicone maleável) pode ser necessário. Tampões nasais NÃO são rotina e muito raramente são necessários. Geralmente o retorno ao trabalho é possível em 10-14 dias.
Dr. Édio Cavallaro
Dr. Édio Cavallaro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Rio de Janeiro

Desvio de septo é uma das causas mais comuns de obstrução nasal em adultos. Septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia geral que visa corrigir a porção do septo nasal que está desviada. A cirurgia é endoscópica, ou seja, é realizada toda por dentro do nariz; então, não há cortes ou cicatrizes externas. Não há necessidade de tampão pós-operatório e em torno de 10 dias o paciente está apto a voltar às atividades laborais.
Daniel de Sousa Michels
Daniel de Sousa Michels Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Brasilia

Ver mais

Tem perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)?

Nossos especialistas responderam 159 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sugiro que realize os dois procedimentos ao mesmo tempo com um otorrinolaringologista que realize a cirurgia estética e funcional em conjunto. O otorrinolaringologista conhece como ninguém a anatomia nasal e é o profissional mais capacitado para realizar estes procedimentos. Consulte o site da academia brasileira de cirurgia plástica da face e escolha o profissional adequado.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 29
  • 23
  • 39
Dr. Frederico Santos David Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Uberlândia

Marcar consulta

Há possibilidade sim de fazer novas cirurgias, porém recomenda-se que aguarde pelo menos 6 meses entre uma cirurgia e outra, que é o tempo necessário mínimo para devida cicatrização e conformidade de resultados.

  • 30
  • 25
  • 90
Dr. Daniel Bacco Vilela

Cirurgião plástico

São Paulo

Prezado paciente-internauta. É fato que após transcorridos 25 dias do ato operatório, já é de se esperar um quadro relativamente assintomático, quando muito, algum desconforto leve em determinadas regiões. "Determinadas regiões" vai depender muito das particularidades da cirurgia de cada paciente. Assim, se eventualmente, foi feita uma abordagem maior a esta topografia (malar / maxilar), pode ser que ela apresente o descrito por mais tempo. Procure seu otorrino e fale com ele.

  • 924
  • 350
  • 695
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Prezado, na maioria dos casos se faz juntamente com a septoplastia, a turbinectomia, que consiste na ressecção parcial da concha nasal inferior, que encontra-se inchada em pacientes com rinite crônica. Essa sim pode voltar após algum tempo. Agende uma consulta com seu otorrino para detalhar os sintomas. Boa sorte!

  • 102
  • 38
  • 89
Henrique Penatti

Otorrino

São Paulo

Ver as 159 perguntas sobre Septoplastia (Desvio Do Septo)