Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide

Definição

O que é uma sigmoidoscopia?

Sigmoidoscopia é chamada de exploração do final do intestino utilizando um dispositivo óptico especial. Embora o exame possa ser indispensável, é um teste considerado desconfortável pelos pacientes. Geralmente não é doloroso, mas  produz algum desconforto semelhante a cólica intestinal. Esta é uma conseqüência da insuflação de ar no intestino, que é feito no sentido de expandi-lo e vê-lo claramente.

O que fazer antes do teste?

  • Um dia antes de ser administrado um enema para amolecer e passar fezes que estão no final do intestino grosso.
  • O paciente deve ficar em uma mesa deitado geralmente em seu lado com os joelhos dobrados em direção ao seu peito e braços assunto. Isso facilita a introdução e operação do endoscópio através do ânus.

O que acontece durante o teste?

Após a inspeção do reto através da introdução de um dedo (toque retal), o médico insere o sigmoidoscópio (metal ou tubo de plástico) para definir uma pequena câmera e sopra ar para dentro para separar as paredes do intestino. O sigmoidoscópio  lentamente se move para cima, movendo-se em alguns centímetros e, em seguida é removido enquanto é inspecionado em detalhes a superfície da mucosa em busca de anormalidades, incluindo inflamação, pólipos ou tumores. Quando há lesões suspeitas são obtidas amostras para exame microscópico. Pólipos são removidos usando fio e eletrocoagulação (polipectomia). Às vezes é difícil inspecionar o reto com um sigmoidoscópio. O sigmoidoscópio é apenas alguns centímetros de comprimento e pode visualizar com mais precisão os estágios finais do intestino grosso (reto).

Preciso de internação hospitalar?

O teste não exige anestesia, excepcionalmente se levar mais de 10-15 minutos e é feito em nível ambulatorial. O paciente pode deixar o hospital imediatamente após a sigmoidoscopia.

      Tem perguntas sobre Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide ?

      • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
      • Os profissionais especialistas em Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide receberão sua pergunta e responderão.

      A sua pergunta se publicará de forma anônima.

      • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
      • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
      • Seja breve e conciso.
      • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
      • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

      Nossos especialistas responderam 6 perguntas sobre Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide . Estas são as mais populares:

      Reduçao de calibre e rigidez parietal na alça sigmóide. O que quer dizer?

      Resposta de Dr. Jefferson Tomofumi Takasaki: Pode significar tanto uma simples contraçao do intestino na hora do exame como pode ser um inicio de um processo inflamatorio local ou tumoraçao (mas neste caso tem alteraçao na mucosa)... Resumindo, acho que vc deve mostrar o exame para um medico para avaliar todo o contexto!!

      Onde é cortado e quanto e tirado do sigmoide na cirurgia hartman?

      Resposta de Dr. Paulo Boarini: Depende do motivo da cirurgia. Quando a causa é doença maligna a ressecçaõ é maior e compreende todo o sigmoide e parte do reto e colon descendente. Quando é doença benigna, normalmente retira-se o sigmoide e parte superior do reto. O importante é que o coto do reto não seja tão...

      o que e neoplasia do sigmoide?

      Resposta de Dra. Milena Liorci: Neoplasia de sigmoide é um tumor na região do intestino grosso chamada de sigmoide.

      Como é feito esse exame?

      Resposta de Dra. Emanuele Lima Villela: Primeiramente, existem dois tipos de ressigmoideoscopia: a rígida e a flexível (realizadas respectivamente com um aparelho rígido ou flexível). Antes de marcar o exame, é importante saber qual dos dois tipos o seu médico está solicitando. O exame pode ser realizado com ou sem...

      Ver as 6 perguntas sobre Sigmoidoscopia: exame do reto e sigmóide