Terapia de Casal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Terapia de Casal

Informação sobre Terapia de Casal

Conselhos profissionais para lidar com os conflitos que deterioram o relacionamento do casal e convivência (comunicação, sexo, obrigações, peculiaridades do casal, desinteresse, falta de motivação). A terapia tenta mudar o comportamento de ambos para conseguir uma melhoria na satisfação conjugal.

Possui uma dúvida concreta sobre Terapia de Casal? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Terapia de Casal

Muitos conflitos são causados por haver ruídos na comunicação, principalmente porque nos relacionamos com o outro a partir de interpretações que fazemos sobre o que vemos e ouvimos. Se minha interpretação estiver com falhas, com distorções, isso vai impactar nos meus sentimentos e consequentemente na resposta nem sempre assertiva que será emitida. Por isso, é muito importante o alinhamento do casal e, muitas vezes, o terapeuta funciona como mediador para alinhar essa relação que, por vezes, se encontra desgastada.
Creuza M Salvaterra
Creuza M Salvaterra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Ipatinga

Muitos casais se amam, porém enfrentam problemas no relacionamento conjugal sem que consigam reverter a situação. As discussões e brigas frequentes levam a uma insatisfação constante e esta propicia mais discussões, levando a um ciclo sem fim. A terapia de casal é um acompanhamento profissional, onde se reflete sobre a interação entre os cônjuges, de forma a propiciar mudanças comportamentais que levem a um relacionamento satisfatório. É um ambiente onde, de forma mediada pelo psicólogo e através de atividades lúdicas, os cônjuges poderão expressar suas opiniões, pensamentos e sentimentos, e assim, permitir uma maior compreensão um do outro.
Dra. Valéria Cardoso Truchlaeff
Dra. Valéria Cardoso Truchlaeff Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Fortaleza

Quando os casais discutem, normalmente jogam a culpa no outro, se ausentam de sua participação na discussão, seja por se calar, não tentar resolver ou se alterar buscando ter razão, ao invés de escutar o parceiro e tentar resolver o problema. Tudo que fica são mágoas de palavras usadas, das reações, do sentimento de impotência pela busca de algo dentro do relacionamento que, muitas vezes nem sabemos ao certo de que se trata. O problema é que ficamos remoendo tudo e isso fica como uma cicatriz que não cura. Até pelo próprio medo de se doar novamente e tudo voltar a se desestruturar, isso nos desmotiva a nos empenharmos em fazer dar certo, nos priva de doar e receber amor.
Cleunice Paez Borges
Cleunice Paez Borges Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Paulo

A Terapia de Casal é uma modalidade de atendimento clínico, que oferece apoio terapêutico aos casais que buscam diminuir os conflitos, superarem os desafios da vida conjugal, aperfeiçoarem a comunicação e desenvolverem comportamentos mais saudáveis. As sessões podem ser semanais ou quinzenais, com duração mínima de 60min. Benefícios: Resolução e prevenção de conflitos; Melhora na comunicação, tornando-a mais clara e assertiva; Equilíbrio das diferenças individuais dentro da relação; Melhora na qualidade da vida sexual; Facilita a divisão equilibrada das responsabilidades; Promove a compreensão das necessidades de cada parceiro; Melhora a qualidade geral do relacionamento.
Jonathan Mazetti Lopes da Silva
Jonathan Mazetti Lopes da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Uberaba

Os casais entram em conflito por dificuldades de comunicação, por nos conhecer o funcionamento do outro. Um pode ser mais auditivo, o outro mais visual e ou mais cinestésico, mas o fato é que não nos conhecemos em profundidade e a psicoterapia cria atalhos para ensinar como os cônjuges devem se comunicar entre si. Cada um fala uma língua diferente. Todo relacionamento é composto de três coisas sem as quais eles deixam de existir como casais. Todo casal precisa dormir juntos e TER SEXO, todo casal precisa se gostar e TER AMOR (no sentido ético do termo), e finalmente, todo casal precisa se comunicar bem pois eles vivem fazendo NEGOCIAÇÕES e RENEGOCIAÇÕES o tempo todo.
Dr. José Carlos Vitor Gomes
Dr. José Carlos Vitor Gomes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Terapia de Casal?

Nossos especialistas responderam 74 perguntas sobre Terapia de Casal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, não existe fórmulas para apagar experiências ruins. A terapia te ajudará a elaborar e compreender melhor oque aconteceu e assim você se sentirá melhor. Todas as experiências sejam elas boas ou ruins são a base da nossa construção de vida.

  • 16
  • 19
  • 101
Dra. Adriana Marestoni

Psicóloga

Campinas

Olá! Fora o que já foi respondido, diria ser interessante avaliar o que gostaria com o tratamento, se é algo que quer que seu par mude, se é algo que você individualmente quer trabalhar, se sente que os dois precisam trabalhar questões. Isso pode direcionar o tratamento. Uma psicoterapia individual pode, por exemplo, permitir maior liberdade de falar sobre às queixas que o par da relação parece fazer existir, na relação consigo mesmo, uma vez que às vezes não queremos que o outro saiba toda nossa história. É importante avaliar qual é a queixa e quem se benificaria com o atendimento.

  • 70
  • 104
  • 73
Leandro Winter

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Olá, tem algumas questões que você precisa resolver individualmente e depois as questões enquanto casal. O seu marido concorda em fazer terapia de casal? Com certeza a terapia de casal vai auxiliar neste processo, e ajudar a perceber quais são os aprendizados enquanto casal e as mudanças necessárias. Abraço.

  • 48
  • 30
  • 20
Kênia Marjori Cunha Dickow Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Certamente é de grande necessidade tratamento psicológico para os dois! Um psicólogo irá ajudá_lo a enfrentar os sintomas depressivos da sua esposa e a se fortalecer! Fiquem bem!

  • 28
  • 13
  • 13
Maria do Carmo Prado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Recife

Marcar consulta

Ver as 74 perguntas sobre Terapia de Casal