Terapia de Casal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Terapia de Casal

Informação sobre Terapia de Casal

Conselhos profissionais para lidar com os conflitos que deterioram o relacionamento do casal e convivência (comunicação, sexo, obrigações, peculiaridades do casal, desinteresse, falta de motivação). A terapia tenta mudar o comportamento de ambos para conseguir uma melhoria na satisfação conjugal.

Possui uma dúvida concreta sobre Terapia de Casal? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Terapia de Casal

Muitos conflitos são causados por haver ruídos na comunicação, principalmente porque nos relacionamos com o outro a partir de interpretações que fazemos sobre o que vemos e ouvimos. Se minha interpretação estiver com falhas, com distorções, isso vai impactar nos meus sentimentos e consequentemente na resposta nem sempre assertiva que será emitida. Por isso, é muito importante o alinhamento do casal e, muitas vezes, o terapeuta funciona como mediador para alinhar essa relação que, por vezes, se encontra desgastada.
Creuza M Salvaterra
Creuza M Salvaterra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Ipatinga

Muitos casais se amam, porém enfrentam problemas no relacionamento conjugal sem que consigam reverter a situação. As discussões e brigas frequentes levam a uma insatisfação constante e esta propicia mais discussões, levando a um ciclo sem fim. A terapia de casal é um acompanhamento profissional, onde se reflete sobre a interação entre os cônjuges, de forma a propiciar mudanças comportamentais que levem a um relacionamento satisfatório. É um ambiente onde, de forma mediada pelo psicólogo e através de atividades lúdicas, os cônjuges poderão expressar suas opiniões, pensamentos e sentimentos, e assim, permitir uma maior compreensão um do outro.
Dra. Valéria Cardoso Truchlaeff
Dra. Valéria Cardoso Truchlaeff Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Fortaleza

Quando os casais discutem, normalmente jogam a culpa no outro, se ausentam de sua participação na discussão, seja por se calar, não tentar resolver ou se alterar buscando ter razão, ao invés de escutar o parceiro e tentar resolver o problema. Tudo que fica são mágoas de palavras usadas, das reações, do sentimento de impotência pela busca de algo dentro do relacionamento que, muitas vezes nem sabemos ao certo de que se trata. O problema é que ficamos remoendo tudo e isso fica como uma cicatriz que não cura. Até pelo próprio medo de se doar novamente e tudo voltar a se desestruturar, isso nos desmotiva a nos empenharmos em fazer dar certo, nos priva de doar e receber amor.
Cleunice Paez Borges

Psicóloga

|

São Paulo

A dinâmica das relações conjugais é influenciada pelos fatores culturais, sociais, econômicos. A consciência sobre a existência de conflitos conjugais é indispensável para a indicação da terapia de casal. As problemáticas mais comuns nos casais os conflitos relacionais e de comunicação, desentendimentos sexuais, a decisão de um divórcio, a violência doméstica e tipos diversos de relações perversas. O casal precisa fazer pactos ao longo da sua trajetória, construir um projeto conjugal, compartilhar a cotidianidade, desfrutar de uma sexualidade e ter tendência a exclusividade na vida do companheiro. Mediar, elaborar, se vincular adequadamente são aspectos trabalhados na terapia de casal.
Dra. Betânia Tassis
Dra. Betânia Tassis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

A terapia de casal é uma terapia em que ambos parceiros participam, e que tem como maior foco a relação, a interação entre eles e com principal objetivo de melhorar a comunicação. A terapia de casal vai auxiliar aos casais identificarem os pontos de conflito dentro da relação e quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, sejam mudanças individuais.
Virgínia Uchôa do Vale
Virgínia Uchôa do Vale Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Fortaleza

Ver mais

Tem perguntas sobre Terapia de Casal?

Nossos especialistas responderam 72 perguntas sobre Terapia de Casal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, não existe fórmulas para apagar experiências ruins. A terapia te ajudará a elaborar e compreender melhor oque aconteceu e assim você se sentirá melhor. Todas as experiências sejam elas boas ou ruins são a base da nossa construção de vida.

  • 16
  • 19
  • 101
Dra. Adriana Marestoni

Psicóloga

Campinas

Olá! Fora o que já foi respondido, diria ser interessante avaliar o que gostaria com o tratamento, se é algo que quer que seu par mude, se é algo que você individualmente quer trabalhar, se sente que os dois precisam trabalhar questões. Isso pode direcionar o tratamento. Uma psicoterapia individual pode, por exemplo, permitir maior liberdade de falar sobre às queixas que o par da relação parece fazer existir, na relação consigo mesmo, uma vez que às vezes não queremos que o outro saiba toda nossa história. É importante avaliar qual é a queixa e quem se benificaria com o atendimento.

  • 67
  • 96
  • 62
Leandro Winter Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Marcar consulta

Caro paciente, Muitos colegas aqui, sob um argumento ou outro, recomendarão uma terapia de casal. Eu mesmo o faria, dado o foco que você colocou nos conflitos conjugais, mas acontece que vocês já estão separados, e há pouco tempo, e pode ser que a sua esposa não esteja disposta, ao menos por enquanto, a participar de um processo terapêutico a dois (caso ela esteja, vão em frente). Se eu estiver correto, sugiro que você procure uma terapia individual, pois nela você poderá (1) ter o suporte emocional que este momento difícil exige, (2) entender melhor a si mesmo e o lugar que seu relacionamento ocupa na sua vida, (3) entender melhor o que você busca nessa mulher que se mostra indiferente a você, (4) entender do que se tratava o "projeto do casal", bem como até quando deu certo e quando deixou de funcionar, entre muitas outras coisas que eu poderia citar aqui. Me coloco à disposição para tirar qualquer dúvida. Fique bem!

  • 5
  • 5
  • 13
Rodrigo Nunes de Souza Trindade Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá! Um terapeuta que tenha conhecimentos teóricos e experiência prática na área de terapia de casal poderá ajudá-lo. Caso esse atendimento seja individual, ele poderá ajudá-lo a se relacionar melhor consigo mesmo e com sua parceria. Caso esse atendimento seja de casal, ele poderá fazer terapia de casal, concentrando-se mais nas questões do casal. Espero ter ajudado. Boa sorte!

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 58
  • 92
  • 31
Alexandro Paiva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 72 perguntas sobre Terapia de Casal