Terapia existencial - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Terapia existencial

Os especialistas falam sobre a Terapia existencial

Ao tecer sua historia em terapia o cliente tem a oportunidade de resignificar-la, ampliar seu olhar sobre a vida, e entender seu modo de ser no mundo. A terapia existencial tem como finalidade ajudar o cliente a ampliar as possibilidades de seu existir, para que este possa ganhar mais liberdade ao transitar no mundo. Nesta perspectiva a restrição de liberdade no olhar é o que caracteriza o adoecimento e restringe tal movimento. Pergunte-se quem é você? E perceba que você só pode ser sendo.
Dra. Patricia Micheli dos Santos de Brito

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Ao chegarmos ao mundo encontramos tudo pronto e temos que nos adaptar aos lugares, às pessoas enfim, ficamos à mercê dos possíveis. Às vezes temos que assumir costumes que não nos agradam e formamos um modo de ser não muito próprio que nos traz angústia, ansiedade, medos.... É desse modo que adquirimos doenças. A escuta terapêutica nos fará ressignificar, encontrar um modo de ser mais próprio.
Maria do Carmo Prado
Maria do Carmo Prado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Recife

A psicoterapia existencial acredita que cada individuo é singular e livre; trabalha na compreensão das escolhas e vivencias de cada um, buscando um ser mais autentico e pleno.
Beatriz Nicolo
Beatriz Nicolo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Itatiba

É a psicoterapia que se preocupa fundamentalmente com O SENTIDO DA VIDA e a nossa razão de viver, de ser de estrarmos no mundo. Tenho publicações a este respeito que poderia ajudar na compreensão do tema. www.amazon.com.br, Youtube e etc. Resumidamente, a falta de um sentido para a vida pode gerar um imenso vazio existencial, tema este que foi profundamente estudado pelo Dr. Viktor Frankl, sobre quem temos vasta literatura.
Dr. José Carlos Vitor Gomes
Dr. José Carlos Vitor Gomes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Terapia existencial?

Nossos especialistas responderam 5 perguntas sobre Terapia existencial.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá Leandro, Tenho visto com certa freqüência situações como as que você relata. Não sei se antigamente isso era comum, mas percebo que isso tem acontecido com certa freqüência e me impressiona o fato de acontecer com pessoas cada vez mais jovens. Entendo a vida como três grandes fases, sendo que as duas primeiras acabam nos levando a um automatismo para atender demandas sociais. A terceira, e para mim a mais importante, é quando o ser humano se dá conta de sua finitude e busca um maior sentido para a vida, momento em que também pode começar a se encontrar como um ser na criação (e isso independe de religião). Acredito que uma terapia com base existencial poderá lhe ajudar em sua busca. Forte abraço e siga sua busca conforme indicado pelo colega acima, com um profissional de sua confiança.

  • 61
  • 85
  • 47
José Luiz Nauiack Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Curitiba

Marcar consulta

Sutilmente a sociedade nos define metas desde que nascemos, elas nos vem através de perguntas inocentes tipo: O que você vai ser quando crescer? Já tem namorada? Não? Ou frases soltas tipo " no meu tempo... sempre foi mais difícil... agora vocês tem tudo na mão... Claro que isso não é ruim, isso expressa um desejo de progresso social essencial para o desenvolvimento da humanidade. É sempre a visão do coletivo. Mas onde fica o indivíduo? Algumas pessoas nunca se incomodam com isso, mas para outro estas questões não formuladas, lhes atormentam a vida toda e a sociedade, a cultura lhes impõem seu padrão. Talvez seja hora de procurar respostas dentro, sem no entanto desconhecer o mundo que te cerca. Leituras, mudança de hábitos, orientação de profissionais (como psicólogos) poderão lhe ajudar. Forte abraço e boa jornada.

  • 61
  • 85
  • 47
José Luiz Nauiack Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Curitiba

Marcar consulta

Todas as correntes psicoterapeuticas apoiam o desenvolvimento existencial. Escolha um profissional pelo qual sinta empatia, e um processo no qual você acredite. A terapia cognitivo comportamental se baseia na crença de que não são as coisas em si que nos fazem mal, mas sim a forma de sentir, pensar e agir sobre elas. Esta terapia visa aumentar seu auto conhecimento sobre as próprias emoções e pensamentos, visando a tomada consciente de decisões

  • 44
  • 31
  • 19
Elaine Viola Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

ola... seria interessante você procurar um psicólogo que possa ajuda-lo (a) a pensar sua situação, suas escolhas, ver a causa de sua falta de motivação, fazer orientação profissional, se for o caso, mas principalmente é preciso entender um pouco melhor sua questão. Parece haver pensamentos distorcidos (termo da Terapia Cognitiva Comportamental*) e o psicólogo pode auxilia-lo (a) a confrontá-los e checar as crenças (idem*) que podem estar veladas ai.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 79
  • 19
  • 46
Creuza M Salvaterra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Ipatinga

Marcar consulta

Ver as 5 perguntas sobre Terapia existencial