Transplante de córnea - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transplante de córnea

Informação sobre Transplante de córnea

O transplante de córnea (TC) ou queratoplastia é a intervenção cirúrgica para substituir a córnea do paciente por um outra de um doador. A córnea é a camada exterior transparente do olho que a protege. Quando a córnea não é mais transparente, tornando difícil a visualização e não podem ser corrigidas por óculos ou lentes de contato, a cirurgia é primordial para restaurar a visão. Desvantagens comuns são a dificuldade e conservação das córneas de doadores bem como a complexidade da operação e aceitação do novo membro pelo organismo.

Possui uma dúvida concreta sobre Transplante de córnea? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Transplante de córnea

Todas tem em comum o fato de afetarem a transparência ou a capacidade da córnea de convergir os raios luminosos uniformemente para formar uma imagem nítida. Vale lembrar que apenas quando a córnea esta afetada é que o transplante proporciona o retorno da visão. A cirurgia pode ser feita hoje em camadas: apenas a parte interna da córnea ( endotélio ) ou apenas as partes mais externas ( estroma e epitélio ) . Caso necessário o transplante total ou penetrante também pode ser aplicado. Cada patologia tem uma técnica de escolha. A recuperação da visão depende da técnica aplicada e da doença que resultou no transplante. É até possivel aplicar laser para corrigir graus residuais apos o transplante.
Dr. Jose Henrique Casemiro
Dr. Jose Henrique Casemiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Cascavel

Tem perguntas sobre Transplante de córnea?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Transplante de córnea.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Os pontos do transplante de cornea são retirados conforme se soltam sozinhos, conforme ficam frouxos ou conforme atraiam vasos sanguineos, o que pode levar a rejeicao do transplante. Fora essas situacoes, após avaliacao de que os pontos nao sao mais necessarios para sustentar o transplante, o oftalmologista vai retira-los gradativamente conforme o grau de astigmatismo residual do transplante. Se foram retirados tres pontos do seu transplante, voce deve manter o acompanhamento periodico com seu ofalmologista para revisoes e soltura dos outros pontos se necessario.Fique atento a sintomas como dor, vermelhidao, sensibilidade a luz ou sensação de cisco que nao melhora com colirios e retornar a consulta assim se preciso!

  • 5
  • 6
  • 4
Dr. Jose Henrique Casemiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Cascavel

Marcar consulta

A cirurgia lamelar profunda mantem ainda o endotelio corneano, assim diminui risco de rejeição e diminui risco de extrusão( saída) do conteúdo intraocular com um possivel trauma Entretanto as vezes , durante a cirurgia, é percebida alguma alteração endotelial e é necessária conversão para o transplante penetrante

  • 151
  • 102
  • 92
Dr. Bernardo Kaplan Moscovici Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

São Paulo

Marcar consulta

Olá... Calma Em primeiro lugar, o transplante de córnea é um tratamento usado quando a pessoa tem uma baixa de visão por algum problema na córnea exclusivamente, e que não tenha melhorado com outros tratamentos mais simples... Ter neuropatia glaucomatosa e/ou retinopatia diabética não são contra-indicações para realizar o transplante de córnea. Mas também o transplante de córnea não é um tratamento para nenhuma das duas condições, entendeu? E ainda é importante frisar que dependendo da gravidade do glaucoma e/ou da retinopatia diabética, pode não haver mais indicação de fazer transplante devido pouca chance de recuperação visual. Já que não adianta "trocar o "vidro do relógio" quando o "motor" dele não funciona mais" (e no caso do olho, não temos como trocar o motor). Para maiores esclarecimentos, converse melhor com um oftalmologista especialista em córnea.

  • 151
  • 77
  • 81
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Bem, hemorragia expulsiva é uma complicação muito grave, que pode ocorrer em cirurgias intra-oculares... será bem difícil a recuperação visual, mas somente seu cirurgião conseguirá lhe dar mais detalhes, por saber a gravidade e exatamente o que houve...

  • 151
  • 77
  • 81
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Ver as 13 perguntas sobre Transplante de córnea