Carine Cruz Ferreira

Fonoaudiólogo mais

Número de registro: Crefono2 18676

1 opinião

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Serviços

Sem informação sobre serviços e preços

Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços

Experiência

Sobre mim

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Guarulhos
Sou fonoaudióloga especialista em linguagem e fala pela Universidade Federal de São Paul...

Mostrar a descrição completa

Experiência em:

  • Linguagem
  • Motricidade Orofacial
  • Desenvolvimento da Comunicação
Veja mais

Artigos

Treinamento auditivo

O treinamento auditivo em indivíduos com alterações nas habilidades auditivas centrais visa à estimulação auditiva de modo a maximizar os efeitos da plasticidade do sistema nervoso central. O objetivo do treinamento auditivo é melhorar o acesso à informação auditiva para que o paciente possa comunicar-se melhor em ambiente desfavorável, utilizando menor esforço e consequentemente melhorando seu desempenho em tarefas de grande demanda auditiva.


Audiometria

A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso. O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva pode ter afetado o paciente. A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre.


Troca de letras

O transtorno fonológico, antigamente chamado de distúrbio fonético ou distúrbio articulatório, se caracteriza por trocas de sons na fala (ex: para falar bola, a criança fala pola; para falar vaca, a criança fala faca). Essas dificuldades na produção dos sons da fala podem interferir na comunicação social, como também crianças com este transtorno são fortes candidatas a apresentarem dificuldade de leitura e/ou escrita, ou seja, ter o rendimento escolar comprometido. O diagnóstico do Transtorno Fonológico é realizado pelo fonoaudiólogo.


Déficit do Processamento Auditivo Central

O transtorno do processamento auditivo central caracteriza-se por uma dificuldade em analisar o sinal acústico recebido, mesmo que o indivíduo tenha sensibilidade auditiva preservada. Na fase adulta, o impacto deste distúrbio é mais evidente nos ambientes social e profissional. Na maioria das vezes, a reabilitação convencional de linguagem não contempla as expectativas do paciente. Sendo assim, o treinamento auditivo formal pode ser oferecido como uma abordagem terapêutica para estes indivíduos.


Distúrbios Da Voz

Existem relações entre a saúde vocal, os distúrbios da voz (disfonias) e as condições de trabalho. Uma disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz. Essa dificuldade pode se manifestar por meio de uma série de alterações: esforço à emissão da voz:dificuldade em manter a voz; cansaço ao falar; variações na frequência habitual; rouquidão; falta de volume e perda da eficiência vocal. A disfonia é, na verdade, apenas um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios, ora se manifestando como sintoma secundário, ora como principal.


Transtorno do Espectro Autista

A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA. O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá.

Veja todos os artigos

1 opinião de paciente

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
E
Perfil verificado
Distúrbios Da Voz

Pontos positivos
Profissional excelente.
Simpática e atenciosa

Pontos de melhoria
Não tenho reclamações!

Carine Cruz Ferreira

Obrigada por confiar em meu trabalho!

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

9 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Audiometria

Fui aprovado em um concurso e é exigido na audiometria limiares até 25dB. Possuo queda de audição com valores médios de 50dB entre as frequências de 500 a 3kHZ no ouvido esquerdo. O ouvido direito é normal, com limiar médio dentro da faixa. Isso é inaptidão? Um laudo médico complementar pode ajudar?

Também estou de acordo com o Dr.Gustavo.
Nesse caso, a alteração no seu exame é justamente onde verificamos a média de fala.
Infelizmente, se assim estiver escrito no Edital, pode ser um fator de impedimento.
Para você se encaixar nas cotas de deficiência auditiva, você deve ter limiares alterados em nas duas orelhas.
Siga as orientações dadas e comece desde já a cuidar de sua audição e acompanhar a há piora!
Estou à disposição.

 Carine Cruz Ferreira

Pergunta sobre Transtornos Da Audição

Estou em busca de uma compreensão melhor do meu problema, já realizei audiometria tonal algumas vezes e sempre tive ótimos resultados mas tenho dificuldade de compreensão da fala com ruídos. Que outros exames ou especialidade de otorrino preciso procurar para investigar melhor meu caso?

Olá!
É importante que vc procure um médico Otorrinolaringologista para que ele tenha uma conduta e peça os exames necessários para investigar suas queixas.
Se sua audição está ok, pode ser, pela sua queixa, que vc tenha alguma alteração no Processamento Auditivo Central. Caracteriza-se por uma dificuldade em analisar o sinal acústico recebido, mesmo que o indivíduo tenha sensibilidade auditiva preservada.

Algumas características podem ser observadas nas crianças e/ou adolescentes com TPAC pelos professores:
Está sempre no mundo da lua;
Tem pouca atenção;
Solicita repetição por várias vezes sobre o que acabou de ser dito;
Apresenta dificuldade de entendimento na leitura dos problemas e na compreensão das instruções lidas;
Produções de textos não apresentam coordenação de ideias.

Na fase adulta, o impacto deste distúrbio é mais evidente nos ambientes social e profissional. Na maioria das vezes, a reabilitação convencional de linguagem não contempla as expectativas do paciente.

 Carine Cruz Ferreira

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.