Especialistas em Acidente vascular cerebral (avc)

O que é um AVC?

Acidente vascular cerebral ocorre quando de alguma forma se altera o fornecimento de sangue para o cérebro. Como resultado, as células do cérebro são privadas de oxigênio, o que faz com que  algumas morram e outras sejam danificadas.

Tipos de acidente vascular cerebral

A maioria ocorre quando um coágulo obstrui uma artéria (vasos sangüíneos) que transporta o sangue para o cérebro. Este tipo de acidente vascular cerebral é chamado acidente vascular cerebral isquêmico.

Ataque isquêmico transitório (TIA):

É um curso curto, que dura menos de 24 horas. O fornecimento de oxigênio para o cérebro é restaurado rapidamente e os sintomas do derrame desaparecem completamente. Um acidente transitório requer avaliação médica inicial e é um aviso de que há um sério risco de um acidente grave.

Trombose cerebral:

Aparece quando forma um coágulo sanguíneo (trombo) em uma artéria (vaso sanguíneo), que fornece  irrigação para o cérebro. Vasos sanguíneos com placas ateroscleróticas graxos em sua parede (arterosclerose) são mais propensas a formar coágulos. As células do cérebro são privadas de oxigênio.

AVC:

É um coágulo que se forma em outras partes do corpo e, em seguida, viaja através dos vasos sanguíneos para se alojar no cérebro. Isto interrompe o fornecimento de oxigênio para as células do cérebro. A formação de êmbolos é mais comum se você tem batimentos cardíacos irregulares, ou, recentemente, sofreu um ataque cardíaco.

Hemorragia cerebral:

Aparece quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro e causa hemorragia. O sangramento não danifica ainda mais porque o sangue passa através do tecido cerebral.

Qual o efeito que um acidente vascular cerebral?

Não existem dois iguais, e cada pessoa é afetada de forma diferente. Depende em parte da área onde houve o dano cerebral, já que cada parte do cérebro controla determinada função como a fala, a memória, deglutição e movimento.

O ataque pode aparecer de repente sendo os sinais mais comuns a perda de força, paralisia ou dormência do braço e perna. Também pode ser difícil entender o que o paciente diz.

Ela pode afetar a deglutição e, neste caso, até o paciente melhorar, terá que ser alimentado através de um tubo que vai do nariz até o estômago (sonda nasogástrica).

Pacientes que tiveram derrames graves podem perder a consciência e, infelizmente, a possibilidade de recuperação, nesses casos, é baixa.

Como é curso?

Nos primeiros dias após o AVC, o tratamento deve garantir uma boa hidratação e nutrição do paciente. A próxima fase do tratamento, recuperação, através da reabilitação, está a cargo de uma equipe de profissionais de saúde entre os quais incluem fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e médicos. Se a causa de acidente vascular cerebral é um coágulo de sangue, metade de uma aspirina por dia torna o sangue menos viscoso e menos propenso a coagular. Em qualquer caso, o médico deve ser consultado antes de tomar qualquer medicamento.

Quais são os fatores de risco?

  • Pressão arterial elevada (hipertensão), que não produz sintomas, por isso é recomendado que pessoas acima de 40 anos verifiquem a pressão arterial uma vez por ano.
  • Nos fumantes, o risco é o dobro dos não fumantes.
  • O batimento cardíaco irregular (fibrilação atrial) é bastante comum em pessoas mais velhas, e aumenta o risco de acidente vascular cerebral, porque forma coágulos sanguíneos no coração. Esta pode ser tratada com a varfarina, um medicamento que faz a coagulação do sangue. Varfarina requer uma monitorização cuidadosa com exames de sangue regular, e é um meio muito eficaz para reduzir o risco de acidente vascular cerebral.
  • Diabetes afecta um em cada vinte pessoas mais velhas, e também aumenta o risco de ter um derrame. Um bom controle do diabetes é importante e requer exames de urina ou exames de sangue regulares e, provavelmente, alguma medicação.
  • Beber álcool em excesso. Os limites de consumo de álcool "seguro" recomendados por semana são 21 unidades para as mulheres e 28 para os homens. Uma unidade de álcool equivale a metade de um copo de bebida, um copo de vinho ou uma garrafa de cerveja. Pessoas que bebem mais do que esta quantidade correm maios risco de desenvolver doença hepática e um acidente vascular cerebral e demência.
Encontre um especialista em Acidente vascular cerebral (AVC) na sua cidade:

  • Roberta Braga Campos De Araujo

    Roberta Braga Campos de Araujo

    Neurologista
    • Rua Pinto de Figueiredo 55 sala 601, Rio de Janeiro

      Consultório particular

    Pontos positivos Tenho muito orgulho de ser paciente dessa profissional tão competente, carismática, humana e dedicada! Tenho extrema confiança na min...
    Disponível em: seg 1 abr
    Marcar uma consulta
  • José Moreira

    José Moreira

    Neurologista
    • SGAS610- Centro Médico Lúcio Costa Bl 01 Sala T48 - L2sul, Brasília

      Clinica Endoderma

    Pontos positivos Dr José Moreira é um exemplo de médico a ser seguido por outros profissionais. Atencioso, pontual, cuidadoso e competente. Estou ten...
    Disponível em: ter 26 mar
    Marcar uma consulta
  • Dimitrius Stamoulis

    Dimitrius Stamoulis

    Radiologista
    • Rua Padre Caldeira, 386, Patos de Minas

      HNSF - Hospital Nossa Senhora de Fátima

    Disponível em: sáb 30 mar
    Marcar uma consulta
  • Roberta Karen Manhães

    Roberta Karen Manhães

    Neurologista
    • Centro Médico Richet - Av das Américas, 4.801 Sala 222, Rio de Janeiro

      Consultório particular

    Pontos positivos Muito atenciosa e parecia conhecer bastante a doença Pontos de melhoria Não sei, achei tudo perfeito
    Disponível em: sex 5 abr
    Marcar uma consulta
  • Ana Luiza S. Goes

    Ana Luiza S. Goes

    Especialista em Medicina Física e Reabilitação,Neurologista
    • AVENIDA DAS AMERICAS 19.005 SALA 321 TORRE 1 - ABSOLUTTO TOWERS, Rio de Janeiro

      Consultório particular

    Pontos positivos Atenciosa, comprometida, extremamente clara. Excelente médica !
    Disponível em: seg 25 mar
    Marcar uma consulta
  • Henrique Diegoli

    Henrique Diegoli

    Neurologista
    • Rua João Planincheck, 1990 (ed. Blue Chip, sala 502), Jaraguá Do Sul

      Clínica Centrum

    Pontos positivos Dr Henrique é um excelente profissional. Além de todo conhecimento técnico, mostrou-se atencioso em toda consulta. Obtive resultado c...
    Disponível em: seg 25 mar
    Marcar uma consulta