O que é azia?

Azia ocorre quando o conteúdo ácido do esôfago sobe para a garganta. Também conhecida como refluxo ácido do estômago. A maioria das pessoas sofre em algum momento de sua vida como queimadura ou regurgitação ácida.

Quais são as causas da azia?

Azia ocorre geralmente após uma refeição pesada ou beber muito álcool. Algumas pessoas têm quando se encostam ou deitar-se. Sua freqüência varia de uma pessoa para outra. A maioria das pessoas têm muito raramente, mas em outros, episódios de azia ou regurgitação ácida pode ocorrer diariamente ou semanalmente.

É perigoso ter azia?

Azia é irritante e pode ser prejudicial para a saúde do doente. Ocasionalmente, azia persistente pode levar a esofagite ou inflamação do revestimento do esôfago.

No pior dos casos, esofagite pode ser complicada pelo aparecimento de úlceras que podem sangrar ou de anemia crônica. Às vezes, esofagite de refluxo também é complicada por estenose (estreitamento) do esôfago, as cicatrizes aparecem para curar úlceras.

Este estreitamento do esôfago pode impedir a deglutição. Isso é grave e vai exigir um estudo e tratamento imediato.

Como minha garganta recebe o ácido do estômago?

O esôfago tem um esfíncter (anel muscular) no fundo, antes da inserção no estômago. O diafragma é o músculo principal da respiração, que separa os pulmões do estômago e vísceras abdominais, o esfíncter continua em vigor e o sistema funciona como uma válvula unidirecional. Assim, em condições normais permite a entrada de alimentos para o estômago, mas não para fora.

Se a válvula não funcionando corretamente, o ácido do estômago pode escapar do estômago para o esôfago. Esta tendência aumenta quando o estômago contém grandes quantidades de alimentos ou líquidos, especialmente  gordura ou álcool, ou quando algo está pressionando o estômago.

Quais as condições que aumentam a azia?

Muitas vezes não é conhecida por aumentar a azia. Em outros casos, você pode contribuir com qualquer uma das seguintes condições:

Hérnia de hiato

É uma condição na qual a parte superior do estômago é inserido através de um orifício no diafragma (chamado de hiato). Então, as fibras musculares do esfíncter não pode colocar pressão sobre a parte inferior do esôfago. Como resultado, esta parte do esôfago permanece em aberto, quando deveria ser fechado.

Obesidade

Em pessoas que estão acima do peso, a gordura na cavidade abdominal exerce mais pressão sobre o estômago. Isso aumenta a pressão dentro do estômago e seu conteúdo é empurrado para dentro do esôfago. Perda de peso reduz o risco de refluxo do ácido do estômago.

Gravidez

O útero (útero), aumento no tamanho durante a gravidez, ele comprime o estômago. Isso aumenta a pressão interna, como ocorre em pessoas com sobrepeso. Alterações no equilíbrio hormonal que ocorrem durante a gravidez determinar o relaxamento do esfíncter esofágico inferior.

Refeições

O risco de refluxo ácido aumenta quando o estômago está cheio de comida, especialmente se o alimento tem sido abundante (principalmente gordura). Então, o alimento permanece mais tempo no estômago antes de passar para o intestino. Se você evitar comer mais do que o necessário, o risco de refluxo ácido é reduzida.

Alimento

Chocolate, menta, molho de tomate, café e álcool relaxa o esfíncter esofágico inferior.

Cigarro

Difícil e reduz a função do esfíncter.

Prisão de ventre

Aumento do risco de refluxo ácido, e os pacientes constipados têm uma maior pressão abdominal e, portanto, aumento da pressão dentro do estômago.

Deitar

Se você deitar, a possibilidade de refluxo ácido aumenta devido à gravidade. Isto pode ser evitado, em certa medida, usando um travesseiro extra ou colocar um par de livros ou blocos sob os pés da cabeceira do leito.

O que pode ajudar?

Os seguintes fatores aumentam o risco de refluxo ácido:

  • Obesidade. Tente perder o excesso de peso poucos quilos.
  • Evite refeições pesadas e / ou gordura, e tentar não dormir direito depois de comer.
  • Tente beber menos café e alimentos menos problemática.
  • Evite consumir álcool.
  • Parar de fumar.
  • Se você tiver sintomas durante a noite, você pode obter um travesseiro extra ou colocar um par de livros sob os pés na cabeceira da cama, como indicado.
  • Se azia ou a regurgitação ácida são raras (menos de cinco vezes por mês) pode tomar antiácidos, ou similar, disponível em farmácias sem receita médica.

Quando devo consultar um médico?

Se a azia ou a regurgitação de ácido ocorrerem com freqüência ou são sintomas incómodos, consulte o seu médico. O médico deve decidir ou não se receitará  uma droga mais eficaz.