Especialistas em Câncer de testículo

O que é o câncer de testículo?

O câncer de testículo é um tumor raro de contabilidade por 1-2% do total de adultos, mas de grande importância, pois afeta homens jovens, de preferência entre 15 e 35.

Embora as causas que surgem não são bem definidos, sabe-se que a doença acomete mais freqüentemente os pacientes cujos testículos, por qualquer motivo, não desceram para o escroto bem desde que eram bebês (esta circunstância é chamada criptorquidia).

Tumores testiculares são classificados de acordo com o tipo de células que os formam. De todos os tumores testicular 90-95% são tumores de células germinativas, termo que engloba os tumores, como seminoma (35%), carcinoma embrionário (20%), teratoma (5%), coriocarcinoma (1%) e combinações dos citados anteriormente (40%). O resto são chamados de não-germinal tumores (gonadoblastoma, tumor de células tumorais de Leydig e células de Sertoli).

Estes tumores podem ser tratados e completamente curada com cirurgia e quimioterapia ou radioterapia, que devem operar no tipo de tumor em questão e do estágio da doença é.

Quais são os sintomas de câncer de testículo?

O câncer de testículo é geralmente detectado por acaso. O mais comum é o aumento indolor do testículo, que é progressiva e pode estar associada com peso, embora possa aparecer dor severa devido à hemorragia dentro do tumor. Também pode ser detectado por acaso após um trauma ou por um parceiro durante o sexo.

Como um conselho devemos observar que se notar alterações em um ou, menos freqüentemente, em ambos os testículos, não hesite em preencher um exame médico adequado.

Como é diagnosticado o cancro testicular?

O auto-exame tem um papel fundamental no diagnóstico precoce, porque o diagnóstico normalmente é geralmente leva entre 3 e 6 meses. Identificação de uma massa testicular ou aumento deve ser avaliada por ultra-sonografia escrotal. Uma proporção significativa de tumores testiculares produzem substâncias chamadas marcadores tumorais (alfa-fetoproteína e gonadotrofina coriônica humana), cuja importância reside não só no ponto de vista diagnóstico, mas você pode controlar a eficácia do tratamento e diagnóstico precoce de possíveis recaídas da doença do tumor. Estas substâncias são produzidas e liberadas no sangue pelas células tumorais malignas.

O estudo destes tumores se completa com a realização de um scanner (TC tomografia computadorizada) para confirmar ou não a extensão do tumor para os linfonodos.

Como é o câncer de testículo?

O primeiro passo é identificar o tumor testicular para selecionar o melhor tratamento. Se não há outra escolha senão retirar o testículo afetado, isso é feito através de uma incisão na virilha, um procedimento conhecido como orquiectomia radical.

Dependendo do tipo de tumor e extensão do tumor, o tratamento cirúrgico pode ser concluído com a quimioterapia ou radioterapia. A eficácia do tratamento e monitoramento de recidiva é feito medindo marcadores e exames radiológicos.

Previsão

O sucesso do tratamento está no diagnóstico precoce quanto possível e na determinação da extensão do tumor, o que permitirá escolher o tratamento ideal. O tratamento é eficaz na maioria dos casos. De fato, a porcentagem de sobrevivência de cinco anos na maioria das formas de câncer de testículo é maior do que 90% se detectados precocemente. Há exemplos de figuras públicas (ciclistas, jogadores de futebol, etc) que contribuem para o otimismo e convidam todos aqueles que são afetados por este problema.

Encontre um especialista na sua cidade:

  • Pedro Gabrich

    Pedro Gabrich

    Urologista
    • Avenida Jorge Curi 550 blocoA salas 265/266, Rio de Janeiro

      Consultório particular

      Rua Voluntario da Patria 45 sala 305, Rio de Janeiro

      Consultório particular

      Telemedicina

    O Doutor Pedro Gabrich foi muito pontual e atencioso. Explicou com detalhes tudo, tirou duvidas. Indico.
    Disponível em: ter 22 set
    Agendar consulta
  • Juliana Haruho Hatano Morinaka

    Juliana Haruho Hatano Morinaka

    Oncologista
    • R Governador Valadares, 596, Uberaba

      Sou Servico de Oncologia de Uberaba Ltda

    Ela é uma exelente profissional muito humana trato o paciente dando a ele uma melhor qualidade de vida.
    Disponível em: seg 21 set
    Agendar consulta
  • Breno Ferreira Zwetkoff

    Breno Ferreira Zwetkoff

    Urologista
    • Al Ezequiel Dias, 389, Belo Horizonte

      Hospital Semper

    Excelente médico tirou todas minhas dúvidas atendeu no horário marcado Explicou sobre detalhes dos exames
    Disponível em: qui 24 set
    Agendar consulta
  • Gustavo Moreira Lima

    Gustavo Moreira Lima

    Urologista, Cirurgião geral
    • AV LINEU DE PAULA MACHADO, 916 CIDADE JARDIM, São Paulo

      Centro de Especialidades Medicas Cidade Jardim

      Consulta online - Telemedicina

    Excelente atendimento!! Avaliou exames antigos e me alertou sobre coisas que eu desconhecia. Indico a quem precisar.
    Disponível em: seg 21 set
    Agendar consulta
  • Marcelo Cartapatti Da Silva

    Marcelo Cartapatti da Silva

    Urologista, Cirurgião geral
    • Rua Antonio de Godoy, 4079, São José do Rio Preto

      Instituto do Fígado

    Quer atenção sobre seu caso? Quer explicações detalhadas? Quer carinho com seus parentes e conhecidos? Tudo encontramos em um medico que é Dr. Marcelo...
    Disponível em: qui 24 set
    Agendar consulta
  • Eduardo De Alencar Carvalho

    Eduardo de Alencar Carvalho

    Urologista
    • Av. Generalíssimo Deodoro, 248, Belém

      Imed Medicos Associados

      Telemedicina

    Um excelente Profissional, meu filho fez tratamento com ele durante 7 meses e ele sempre muito atencioso em um momento delicado em nossas vidas. Muito...
    Disponível amanhã
    Agendar consulta