Demência vascular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

É a demencia causada por lesoes vascularesdo tecido cerebral. Frequentemente inumeros pequeno infartos cerebrais ( "derrames"). Cabe destacar que demencias sao uma "familia" de doenças com causas diversas. Entre elas ha a vascular e outras, como as doenças de Alzheimer, Lewy e as fronto-temporais, para citar algumas.
O importante é saber que levam a prejuizo da cogniçao (bem a grosso modo "funções intelectuais") e dos mais diversos tipos de comportamento, com significativo impacto na funçao do individuo para as tarefas do cotidiano. Por esse motivo os pacientes com demencia sempre precisarao, com o avançar da doença, de graus variados de cuidado.
Apenas cerca de 5% das demencias sao potencialmente curaveis e só o são se diagnosticadas no inicio do quadro. Dica pratica: pessoas (principalmente idosos) com queixa de memoria e/ou outras alteracoes cognitivas devem ser prontamente avaliados por especiaisfa. Ate porque, quanto mais precoce o diagnostico, melhor o resultado do tratamento.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - demência vascular

Encontre um especialista na sua cidade:
Jonas Gordilho

Jonas Gordilho

Geriatra

Salvador

Paulo Henrique Migliari de Carvalho

Paulo Henrique Migliari de Carvalho

Médico clínico geral, Geriatra

Ourinhos

Juliana Vigiani

Juliana Vigiani

Médico clínico geral

Barbacena

Viviane Biar

Viviane Biar

Geriatra

Rio de Janeiro

Maíra Borges

Maíra Borges

Geriatra

São Paulo

Aline Botechia

Aline Botechia

Geriatra

Piracicaba

Perguntas sobre Demência vascular

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Demência vascular

Essa região do cerebelo geralmente não causa alterações na memória recente, que está em outra área cerebral. Pode ser apenas coincidência a questão da memória. E mesmo se tiver relação com seu…
2 respostas


Bom dia!
A galantamina (Coglive) está indicada em bula para demência por Doença de Alzheimer na fase leve a moderada. É possível apresentar alucinações como reação adversa levando a piora…
3 respostas


Eis um exemplo de caso para ser avaliado por neurologista clínico, especialmente se for algum com área de atuação em neurologia cognitiva. A avaliação pode mostrar caminhos e recursos para otimizar…
2 respostas

Especialistas falam sobre Demência Vascular

Demência é uma síndrome clínica definida com alteração do campo cognitivo (alteração da memória, função executiva, nomeação, atenção, linguagem, abstração, orientação e evocação tardia) de forma progressiva onde altera a capacidade do indivíduo em tomar decisões em sua vida. O diagnóstico precoce é importante para identificar a causa e tratar o paciente de forma adequada. Ela pode ser a demência vascular, demência de Alzheimer, demência de Lewi, demência fronto-temporal e outras mais raras. O início do quadro se dá normalmente com esquecimento de fatos recentes, nomes de pessoas, faz a mesma pergunta várias vezes. Deve procurar o geriatra para o diagnóstico e tratamento adequado.

A demência vascular é associada à demência de Alzheimer em muitos pacientes, caracterizando a demência mista. Existem tratamentos disponíveis que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores.

Marcelle Xavier Bastos

Médico clínico geral, Geriatra

Niterói

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Demência vascular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.