Que são as cólicas menstruais?

Muitas mulheres experimentam dor ou desconforto com as suas regras. Na maioria, a dor ou desconforto não é grave o suficiente para interferir com as atividades diárias ou requerem atenção especial. No entanto, para algumas mulheres as regras são muito incapacitantes e problemáticas devido à dor e desconforto que causam. Essas mulheres muitas vezes não freqüentam a escola ou trabalho até se recuperarem, geralmente em um ou dois dias.

Apesar de chato, as regras são raramente dolorosas um sinal de doença real. Se a dor causada pela regra é mais do que um desconforto, você deve consultar o seu médico ou ginecologista.

O que causa cãibras?

As dores são causadas por contrações da parte muscular do útero durante a menstruação. As contrações são desencadeados pela liberação de substâncias chamadas prostaglandinas, que são na verdade um hormônio produzido pela camada mais interna do útero (endométrio).

Como podemos evitar as cólicas?

A melhor coisa que você pode fazer além de acreditar que não está doente, é  manter a forma. Isto pode ser conseguido através de um estilo de vida saudável, exercício físico regular, descanso adequado e, se possível, evitar o stress. Às vezes é útil algumas medicações para alívio da dor, como analgésicos anti-inflamatórios ou o médico ou farmacêutico pode aconselhá-lo.

O que pode o médico fazer?

Primeiro, o médico pode prescrever um tratamento que inclui anti-inflamatórios e contraceptivos orais. Contraceptivos orais eliminam a ovulação, o que reduz a produção de prostaglandinas e, portanto, a dor.

Se a dor da regra não é aliviada por medicação fornecida pelo médico, parece apropriado para fazer uma visita ao ginecologista para investigar as possíveis causas da dismenorréia. Como parte do estudo, o especialista irá realizar um exame ginecológico e pode solicitar alguns exames, como ultra-som, e até, em casos especiais, uma laparoscopia (uma técnica que envolve uma pequena incisão abaixo do umbigo através do qual um tubo é inserido para visualizar a genitália interna).

Se for descoberto que a causa da dor é uma doença como a doença inflamatória pélvica, endometriose ou miomas ou fibromas, o tratamento é específico para este problema.