Dor nas costas - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Cada vez, mais e mais pessoas vão ao médico devido a dores nas costas que é a parte do corpo mais punida e menos cuidada. Para localizar a dor, temos que dividir as costas em três áreas: cervical (cabeça e pescoço), torácica (meio das costas) e lombar (inferior do tronco). Além disso, a dor pode ser por causas vertebrais, musculares, nervosas ou de outros órgãos tais como rins e ovários. A dor nas costas pode ser dividida em dois graus: aguda (por causa de um gesto ruim, uma queda, rigidez) ou crônica (reumatismo). Os tipos de dor nas costas comum são: hérnia de disco, dor ciática, artrite, artrose , lombalgia, dorsalgia, reumatoide, escoliose.

Especialistas em dor nas costas

Encontre um especialista em Dor Nas Costas na sua cidade:
Cristina Maria Santos

Cristina Maria Santos

Fisioterapeuta

Florianópolis

Regina Mara Lino Dias

Regina Mara Lino Dias

Fisioterapeuta

Fortaleza

Marcos Renato de Assis

Marcos Renato de Assis

Reumatologista

Marília

Katia Flor dos Santos

Katia Flor dos Santos

Fisioterapeuta

Cotia

José Leite Landim Neto

José Leite Landim Neto

Ortopedista - traumatologista

Crato

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Médico clínico geral

Rio Branco

Perguntas sobre Dor nas costas

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Dor nas costas

Apenas mediante a avaliação física podemos determinar o que pode estar ocorrendo
2 respostas

Seria extremamente importante para sua segurança e para o bebê que a Sra fosse avaliada por um médico assim que possível. Com base nas informações fornecidas parece algum tipo de dor muscular,…
4 respostas

Dr. Heli Samuel Pinto Souza
Dr. Heli Samuel Pinto Souza
Pneumologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá!

Dores no tórax tem muitas causas, como dores musculares, ósseas, dor pleural (pleura é a 'pele' que envolve os pulmões), dor no esôfago ou estômago, angina (dor no…
4 respostas

Especialistas falam sobre Dor Nas Costas

A dor nas costas em crianças e adolescentes deve ser investigada e acompanhada pelo ortopedista pois pode sinalizar alterações osteomusculares, deformidades e até um tumor ósseo acometendo a coluna. Quanto mais cedo iniciar a investigação mais rapidamente se inicia o tratamento prevenindo maiores complicações.

Silvia Raquel Fricke Matte

Ortopedista - traumatologista

Campinas


A dor nas costas é algo muito comum de acometer a população. Existem várias estruturas nas costas que podem doer: músculos, discos intervertebrais, óssos, nervos... Em geral as dores nas costas têm múltiplas causas, como problemas posturais, excesso de peso, sedentarismo, falta de descanso adequado, etc. Além de poder haver algum problema que pode aparecer em algum exame. Um médico especialista pode avaliar a presença de todas esses fatores, e indicar o tratamento adequando, dependendo das causas.

Carlos Eduardo Narciso Sakai

Ortopedista - traumatologista

São Bernardo do Campo


Faz parte também da especialidade da neurocirurgia o tratamento da coluna vertebral e da medula espinhal. A maior parte da população que sofre com dores crônicas nas costas apresenta problemas degenerativos na coluna. A maioria das dores crônicas da coluna com problemas degenerativos nascem das suas articulações, sendo que as dores musculares são secundárias a estas, assim os espasmos musculares patológicos são geralmente reflexo do problema articular crônico. Não o contrário. Outro dado que é muito importante saber é que o disco também tem inervação sensitiva e não só seus envoltórios. O terço posterior dos discos intervertebrais são ricamente inervados, sobretudo o anel discal posterior.

Alessandro Blassioli Barbosa

Neurocirurgião

São Paulo


Na grande maioria das vezes a dor nas costas não tem uma origem definida e dificilmente conseguimos atribuir uma única causa. É conhecida como a principal causa de incapacidade em todo mundo. Por isso, reforçamos a necessidade de avaliarmos criteriosamente os sinais e sintomas e ainda investigar através de exames complementares a provável causa e os efeitos adversos que levam a queixa do paciente. Adotamos padrões de excelência no âmbito de investigações avaliativas o qual os processos são revisados e aprimorados constantemente a fim de manter a qualidade no atendimento e garantindo assim bons resultados na evolução do tratamento.

Camila Carneiro

Fisioterapeuta

Salvador

Agendar uma visita

Terapia de Ondas de Choque Mecânicas A Terapia Por Ondas Extracorpóreas de Choque (mecânico), é uma modalidade de tratamento não invasiva que ajuda no tratamento de determinadas dores crônicas e das tendinites. Trata-se de uma opção no tratamento das dores musculares da coluna e tendões. TOC. Realizado no consultório.

Eduardo Piassi

Neurocirurgião, Especialista em dor

Campos Dos Goytacazes

Agendar uma visita

A dor nas costas é um sintoma que está entre as queixas mais comuns do dia a dia da população. Estima-se que todas as pessoas terão pelo menos um episódio de dor nas costas na vida. Esta dor pode ser leve ou intensa, rápida ou constante. Existem várias causas, fatores de risco e formas de prevenção para a dor nas costas. A dor nas costas pode originar na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Ela também pode ter origem em outros órgãos e se irradiar para as costas, como: cólica renal ou ovariana, infecções, infarto do miocárdio e outros problemas.

Francisca Araujo Martins Resende

Fisioterapeuta

Sete Lagoas


90 % da população em algum momento da vida terá dor na coluna sendo que a maioria sem uma causa especifica Para nós é importante separar as dores agudas das crônicas pois terão acompanhamento totalmente diferenciados A maioria das dores de coluna dura um tempo determinado curto de dias ou semanas caracterizamos este tipo de dor como aguda e 90% dos pacientes com dor aguda terão espontaneamente resolução da dor, caso dure mais de 3 meses classificamos como dor crônica e uma avaliaçãode um especialista médico é necessáriaApesar da alta tecnologia o mais importante e obter uma boa historia e um bom exame físico.

A dor nas costas é uma queixa extremamente comum na população em geral. Cerca de 80% dos indivíduos adultos terão dor nas costas durante a vida. Atualmente essa incidência tem aumentado em decorrência de má postura, excesso de peso e até o envelhecimento da população. A região da coluna onde a dor é mais frequente é a lombar. A dor lombar, ou lombalgia, na maioria das vezes é causada por contraturas ou distensões musculares que nem chegamos a perceber. Às vezes um simples movimento de levantar um peso de forma errada ou um movimento súbito de flexão e torção do tronco pode provocar esse tipo de dor. Esses são apenas alguns exemplos de inúmeras causas.

Andre Luiz Pagotto Vieira

Ortopedista - traumatologista

Imperatriz


A Dor lombar, conhecida também como dor nas costas, é a segunda maior causa de procura ao médico. No Brasil, estima-se que 90% das pessoas, apresentarão em algum momento de suas vidas, dor lombar (dor nas costas) importante a ponto de afastá-las de suas atividades por alguns dias. A imensa maioria dos paciente com dor lombar (dor nas costas) melhoram totalmente dentro de 2 semanas. Poucos permanecem com dor por mais de 6 semanas. A cirurgia da coluna lombar tem um papel importante em algumas afecções, principalmente quando ocorre a compressão de estruturas nervosas acarretando déficits neurológicos.

Thiago Rodrigues

Especialista em dor, Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita

A dor nas costas é uma condição dolorosa na coluna, cervical, torácica, lombar ou sacroilíaca, comum hoje em dia que afeta mais de 80% da população em algum momento da vida. Pode aparecer de forma aguda, como um trauma, sobrecarga mecânica, alteração postural, e permanecer de forma crônica por mais de três meses se não investigada. A fisioterapia oferece um diagnóstico funcional que avalia as disfunções do movimento, bloqueios articulares, e corrige com técnicas de mobilização articular, exercícios e educação terapêutica. É imprescindível uma avaliação da Fisioterapia para entender o mecanismo de dor e corrigir a causa do problema com a melhor técnica e raciocínio clínico.

Marcel Bello

Fisioterapeuta

São Paulo


Atendo há 10 anos pacientes com dor nas costas no setor de Reumatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ . Esta minha experiência utilizo para o cuidado especial dos pacientes com bons resultados de resolução dos quadros dolorosos. Na consulta individual iremos fazer uma diagnóstico clínico e radiológico, programar e efetuar um plano teratêutico e também esclarecer dúvidas. Canal aberto para comunicação após consultas ( via telefone ou mensagens).

Leonardo Romeiro

Médico clínico geral, Reumatologista

Rio de Janeiro


Dor nas costas deve ser avaliado com cautela e pela idade do paciente já temos que diferenciar as prováveis causas. Crianças: processos infecciosos(discite), tumor(osteoma osteóide), 20-60 anos: prolapsos discais( hérnia de disco) Mais de 60 anos: câncer(metástases), fraturas( por osteoporose) Na grande maioria das vezes o tratamento é conservador( não necessita de cirurgia), más é preciso uma boa avaliação com histórico do paciente, exame físico e exames complementares em alguns casos. Má postura, tabagismo, ficar longos períodos sentado e pegar peso, são fatores que podem aumentar a chance de sofrer com essas dores.Boa alimentação e exercícios físicos regulares são fundamentais.

Italo Dias Espinola

Ortopedista - traumatologista

Vitória da Conquista

Agendar uma visita

Ajuste biomecânico das vértebras eliminando as dores. Tratamento personalizado de extrema qualidade e eficiência.

Marcelo Vianna

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro


Dor nas costas é um sintoma muito comum que atinge milhões de pessoas. É necessário uma avaliação cuidadosa com um especialista em coluna para que doenças mais graves não passem desapercebidas. Não é correto iniciar fisioterapia, atividade física ou qualquer tratamento sem sabermos a causa da dor.

Vinicio Nunes Nascimento

Ortopedista - traumatologista

Goiânia


Dor na coluna cervical, dorsal ou lombar sacra ou cóccix, são muito comuns e necessitam de um apurado exame ortopédico para esclarecer a necessidade da escolha dos exames a serem pedidos RX ou Ressonância Magnética e depois decidir pelo tratamento ortopédico e fisioterápico, as vezes necessitando de RPG ou de Acupuntura

Romulo Scelza

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A queixa de dor nas costas é uma das mais comuns no consultório do neurocirurgião. Por ser um componente ósseo multiarticulado do sistema nervoso que suporta tensões ao longo de toda a vida, frequentemente provoca dores intensas devido a desgastes e compressões nervosas. O sobrepeso, tabagismo, sedentarismo, má postura e excesso de levantamento de peso são as causas mais frequentes desses desgastes. Os métodos investigativos incluem um bom exame físico e exames de imagem, como Raio X, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética O tratamento depende diretamente da causa da dor, indo desde o tratamento com remédios, fisioterapia, a cirurgias convencionais ou minimamente invasivas.

Quais profissionais tratam Dor nas costas?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.