Especialistas em Endometriose

O que é?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.

Qual é a causa?

No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.

Quais os sintomas?

A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.

Qual o tratamento?

O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.
Encontre um especialista em Endometriose na sua cidade:

  • Lorena Borges De Lima

    Lorena Borges de Lima

    Ginecologista
    • Avenida Princesa Izabel, 1212, Uberlândia

      La Derme

    Dra. Lorena é ótima! A consulta foi muito eficiente, confortável e pontual. Não houve atraso algum, e seu consultório é de faço acesso.
  • Walter Pereira Borges

    Walter Pereira Borges

    Ginecologista
    • Alameda Coronel Joaquim Bastos, 121 - Setor Marista, Goiânia

      Mater Clinica

    Excelente profissional, sou suspeita sou paciente a 13 anos, fiz duas cesariana com ele, sempre muito antecioso, educado e prestativo, todas as minhas...
    Disponível em: seg 6 mai
    Marcar uma consulta
  • Anibal Eumann Mesas

    Anibal Eumann Mesas

    Ginecologista
    • Rua Mato Grosso, 923 , Londrina

      Consultório particular

    Atendimento no horario marcado, atencioso e comportamento profissional. Foi a primeira consulta com ele, gostei! Só esperava que me avisassem sobre o...
    Disponível hoje
    Marcar uma consulta
  • Mariana Lacerda Fava

    Mariana Lacerda Fava

    Ginecologista
    • Rua Oscar Freire, 2250, São Paulo

      Consultório particular

    Primeira consulta com a Dra Mariana, super atenciosa e inteligente, me senti super confortável e satisfeita com o atendimento!
    Disponível em: ter 30 abr
    Marcar uma consulta
  • Bruno Franco

    Bruno Franco

    Ginecologista
    • Rua Conde de Bonfim, 255 - Sala 518, Rio de Janeiro

      Ginecentro - Centro Integrado de Saúde Da Mulher

    Nunca me consultei com um ginecologista homem, por vergonha, mas o doutor Bruno me deixou super à vontade! Super paciente, profissional e deixa a deci...
    Disponível em: qui 2 mai
    Marcar uma consulta
  • Fernanda Pedroni Lajner

    Fernanda Pedroni Lajner

    Ginecologista,Mastologista
    • Av. Copacabana, 112, CJ - 715, Barueri

      Dra Fernanda Pedroni Lajner