Especialistas em Garganta inflamada

O que é uma dor de garganta?

Uma dor de garganta é causada geralmente por faringite ou amigdalite. A faringo-amigdalite é uma doença localizados principalmente na área das amígdalas. Ela pode ser causada por um vírus ou bactérias. A dor de garganta de inflamação nesta área pode ser também uma consequência de outras doenças como a gripe ou mononucleose infecciosa (doença do beijo).

A doença ocorre geralmente em crianças e jovens, mas pode acontecer em qualquer idade. As características da doença são dor de garganta que aumenta com a deglutição. Se a doença for causada por uma bactéria pode ser tratada com antibióticos. Normalmente não há complicações.

Como você começa uma dor de garganta?

A dor ocorre após a infecção com um vírus ou bactérias que causam faringo-tonsilar inflamação. A infecção pelo vírus pode ser devida ao mesmo vírus que causa frio ou vírus Epstein-Barr (mononucleose infecciosa que produz ou doença do beijo). A infecção se espalha em gotículas no ar e nas mãos, que transmitem a infecção de pessoa para pessoa.

Entre as bactérias que causam dor de garganta, o estreptococo do grupo A é o mais comum. Esta bactéria causa  faringo amigdalite aguda, mais típico, e quase todos sofreram em algum momento. O período de incubação desde o contato com o agente infeccioso, até que a doença se desenvolva é de dois a quatro dias, e às vezes menos.

Quais são os sinais de infecção?

  • Dor de garganta e dificuldade para engolir.
  • A dor pode se espalhar para os ouvidos.
  • A garganta é avermelhada, as amígdalas estão inchadas e podem ser cobertas com uma descarga de substâncias (muco) ou pus esbranquiçado.
  • Possivelmente uma febre e aumento dos gânglios linfáticos sob a mandíbula ou no pescoço
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção viral, os sintomas são geralmente mais leves e geralmente se manifesta como um resfriado comum.
  • Se a dor de garganta é devido ao vírus coxsackie, podem apresentar pequenas bolhas nas amígdalas e palato mole. As bolhas explodem em poucos dias e são seguidos por uma ferida (úlcera) que podem ser muito dolorosas.
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção por estreptococos, as amígdalas, muitas vezes incham e as placas da garganta inflamada  são cobertas com pus. O paciente desenvolve febre, tem mau hálito e pode se sentir muito doente.

É importante notar que, se os sinais de uma dor de garganta ficarem por mais de alguns dias ou o paciente tem significativa dificuldade em engolir, febre alta ou vômitos, você deve consultar um médico. Bebidas quentes e alimentos moles podem atenuar os problemas de deglutição. Você deve beber líquidos em abundância.

Como o médico faz o diagnóstico?

O seu médico irá geralmente ver os sintomas da doença, mas ocasionalmente podem ser coletadas com um cotonete amostras das secreções da garganta e pode exigir uma amostra de sangue para identificar a causa.

Que complicações podem ocorrer?

Uma dor de garganta geralmente não causa problemas e só dura uma semana, mas pode causar as seguintes complicações:

  • A infecção secundária do ouvido médio ou seios.
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção por estreptococos, pode haver uma erupção cutânea generalizada (febre escarlate).
  • Uma complicação rara é um abscesso na garganta, o que geralmente ocorre apenas em um lado.
  • Em casos raros, pode desenvolver doenças como a febre reumática ou doença renal (glomerulonefrite).

Como você pode tratar uma dor de garganta e que a medicação pode ajudar?

Na maioria dos casos, uma dor de garganta causada por uma infecção por vírus só precisa ser tratada com paracetamol para baixar a febre.

Em uma pequena minoria de pacientes, uma dor de garganta causada por bactérias é tratada com penicilina ou eritromicina (este último em casos de alergia à penicilina).

Encontre um especialista em Garganta inflamada na sua cidade: