Infecção hospitalar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em infecção hospitalar

Encontre um especialista em Infecção Hospitalar na sua cidade:
Rodrigo Juliano Molina

Rodrigo Juliano Molina

Infectologista

Uberaba

Otilia Lupi

Otilia Lupi

Infectologista

Niterói

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Infectologista

Colatina

Augusto Anibal Nunes

Augusto Anibal Nunes

Infectologista

Vitória da Conquista

Adriana Coutinho Nogueira

Adriana Coutinho Nogueira

Infectologista

César Omar Carranza Tamayo

César Omar Carranza Tamayo

Infectologista

Taguatinga

Perguntas sobre Infecção hospitalar

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Infecção hospitalar

Dependendo do local da infecção esperamos um certo grupo de bactérias.
O que torna as chamadas "bactérias hospitalares" mais perigosas é que, como em ambiente hospitalar se usa…
1 respostas

A principal coisa que o paciente e seus visitantes podem fazer é se informar sobre a forma adequada de higienização das mãos e observar se toda a equipe do hospital, desde a equipe de enfermagem…
1 respostas

São realizados culturas de vigilância epidemiológica nos pacientes de acordo ao protocolo de cada instituição para saber quais bactérias estão colonizando os pacientes em determinadas áreas do…
1 respostas

Especialistas falam sobre Infecção Hospitalar

Alguns pacientes que ficaram internados em hospital desenvolvem infecções relacionadas a sua estadia, ou a procedimentos/cirurgias realizadas; o inicio do tratamento se faz na própria internação e posteriormente acompanhadas após alta com infectologista.

Infecções hospitalares são aquelas que acontecem durante ou após internação em serviços de saúde ou procedimentos cirúrgicos. Diferenciam-se das infecções comunitárias pois as bactérias envolvidas costumam ser mais resistentes. O infectologista é o profissional indicado para diagnosticar e tratar estas infecções. O Dr. Luiz Jorge Moreira Neto é um dos 15 profissionais em todo o Brasil que tem título de especialista na área de Infectologia Hospitalar.

São aquelas infecções que se iniciam após as 48 hs de internação. O paciente internado possui risco aumentado de se infectar pois está com a imunidade mais baixa, geralmente possui varias portas de entrada para bactérias como acessos venosos, sondas, etc. O hospital é um ambiente com muitas bactérias resistentes a vários antibióticos pois quanto mais antibiótico se usa, maior a seleção de bactérias resistentes, tanto no paciente que recebeu o tratamento quanto em seu entorno. Daí a importância de sempre medir o custo beneficio de cada tratamento antibiótico e sempre que possível, tentar identificar a bactéria culpada a traves de exames de cultura do local infectado.

Quais profissionais tratam Infecção hospitalar?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.