Infecção hospitalar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - infecção hospitalar

Luciana Callefi

Luciana Callefi

Infectologista

Garibaldi

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Infectologista

São Paulo

Ruan Fernandes

Ruan Fernandes

Infectologista

São Paulo

Rafaella Mattosinho

Rafaella Mattosinho

Infectologista

Jundiaí

Viviane Barbosa Silva

Viviane Barbosa Silva

Intensivista

Ribeirão Preto

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Perguntas sobre Infecção hospitalar

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Infecção hospitalar

Sim, em qualquer procedimento cirúrgico há o risco de ocorrência de infecção de sítio cirúrgico, classificada como infecção hospitalar.
A infecção cirúrgica é multifatorial, ou seja, depende…

Dependendo do local da infecção esperamos um certo grupo de bactérias.
O que torna as chamadas "bactérias hospitalares" mais perigosas é que, como em ambiente hospitalar se usa…

A principal coisa que o paciente e seus visitantes podem fazer é se informar sobre a forma adequada de higienização das mãos e observar se toda a equipe do hospital, desde a equipe de enfermagem…

Especialistas falam sobre Infecção Hospitalar

Alguns pacientes que ficaram internados em hospital desenvolvem infecções relacionadas a sua estadia, ou a procedimentos/cirurgias realizadas; o inicio do tratamento se faz na própria internação e posteriormente acompanhadas após alta com infectologista.

Infecções hospitalares são aquelas que acontecem durante ou após internação em serviços de saúde ou procedimentos cirúrgicos. Diferenciam-se das infecções comunitárias pois as bactérias envolvidas costumam ser mais resistentes. O infectologista é o profissional indicado para diagnosticar e tratar estas infecções. O Dr. Luiz Jorge Moreira Neto é um dos 15 profissionais em todo o Brasil que tem título de especialista na área de Infectologia Hospitalar.

São aquelas infecções que se iniciam após as 48 hs de internação. O paciente internado possui risco aumentado de se infectar pois está com a imunidade mais baixa, geralmente possui varias portas de entrada para bactérias como acessos venosos, sondas, etc. O hospital é um ambiente com muitas bactérias resistentes a vários antibióticos pois quanto mais antibiótico se usa, maior a seleção de bactérias resistentes, tanto no paciente que recebeu o tratamento quanto em seu entorno. Daí a importância de sempre medir o custo beneficio de cada tratamento antibiótico e sempre que possível, tentar identificar a bactéria culpada a traves de exames de cultura do local infectado.

Keilla Mara Freitas

Infectologista, Intensivista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Infecção hospitalar?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.