Especialistas em Lesões dentárias

Quais são os traumatismos dentários?

Quando  recebemoso um golpe ou impacto externo em qualquer um dos dentes (resultante por exemplo de um soco, bater com objeto contundente, etc.) ou interno (súbito fechamento da boca, por exemplo, batendo o queixo fortemente), os dentes podem  quebrar ou se soltar, aumentando a mobilidade, ou fissuras (ruptura dos fragmentos dos dentes restantes juntos).

Tratamento imediato claramente aumenta as chances de salvar o dente.

O que devemos fazer diante de um caso de ferimento dental?

Quando sofremos um acidente que afeta a face ou perto da boca, devemos:

  • Verificar o estado dos dentes olhando em um espelho, ou passar o dedo tocando suavemente a coroa dentária (parte visível do dente).
  • Pesquisar os dentes ou fragmentos dos mesmos que nos falta, e falar com o dentista.
  • Pode-se salvar o dente ou fragmento em um recipiente limpo com um dos seguintes fluidos: sangue, saliva, soro ou leite, sendo de melhor qualidade do transporte de sangue é derramado como resultado da perda do dente.
  • Se você não tem recipientes para a transferência, e o paciente é um adulto, e é consciente, pode guardá-lo debaixo da língua.
  • Consulte um dentista com urgência. As chances de sucesso de re-implante de um dente que foi perdido por um acidente aumentam (de preferência, fazê-lo antes da primeira meia hora após o trauma).
  • Se ocorrer um acidente como resultado de uma lesão significativa dos lábios, gengiva ou osso de suporte dos dentes (fratura dental-alveolar), você pode precisar de ser examinado e tratado por um cirurgião maxilo-facial, bem como excluir graves lesões faciais no tratamento de emergência que necessite (mandíbula quebrada, costurando os ferimentos complexos ou que afetem áreas importantes, etc.)

Como você pode ajudar o dentista?

Às vezes você pode realizar o reimplante do dente, se você seguir estes passos:

  • Ir a um dentista com urgência
  • O osso ao redor dos dentes (alveolar) não está muito danificado
  • Se o paciente está em boa condição geral.

Dentes de leite não são reimplantados porque podem danificar o dente permanente por baixo, no caso e uma peça que acabará por ser substituído por um dente permanente (temos rotatividade natural).

Se a gengiva ao redor do dente é danificada (lesionado), pode ser necessário para o dentista ou cirurgião-dentista tem que dar pontos.

Quando o que ocorreu é um colapso do dente, o dentista pode reconstruí-lo usando o fragmento destacado, ou preenchendo uma cor semelhante ao dente danificado.

Você precisa colocar um dispositivo que ajuda a imobilizar os dentes replantadas ou em movimento depois do impacto de testá-lo com o dentista coloca uma tala que mantém os dentes móveis replantadas, os dentes cercam a permanecer firme para uma variável de tempo.

Se não houver feridas na cavidade oral ou em outros locais, você pode precisar de antibióticos, e em casos selecionados de reforço da vacina ou tétano.

O dentista deverá avaliar periodicamente o estado de dente reconstruído ou replantado pelo exame clínico e radiografias, no caso de feridas suturadas ter retirados os pontos dentro de aproximadamente 7-10 dias.

O que pode acontecer se eu não procurar o dentista?

Quando um dente é perdido a cavidade  alveolar é exposta , ou no caso de fratura de-fenda a polpa canal (cavidade interna dental) é conectada à boca. Essas situações favorecem a passagem de germes da cavidade oral para os alvéolos, o que pode causar outras infecções que pode se tornar muito séria.

No caso de perda do dente  acompanhada de feridas na boca, lábios, face, ou qualquer outra área vizinha (um fato que é frequentemente o caso) deve ser visto por um especialista no tratamento de tais lesões (cirurgião maxilo-facial).

Qual é o prognóstico de dentes reimplantados?

Um fator muito importante quando se avalia o prognóstico do reimplante dental é o grau de maturidade do dente  perdido, por isso um dente de uma criança que não está com as raízes completamente formadas têm prognóstico muito melhor do que um dente completamente desenvolvido um adulto.

  • Se o reimplante é realizado antes da primeira hora após a perda do dente há chances de  o dente voltar a ser alimentado por novos vasos sanguíneos, e sobreviver por muito tempo.
  • Se, no entanto, o reimplante é realizado depois de uma hora, podemos firmá-lo na arcada dentária, mas ao longo do tempo (período variável de meses a 5 anos ou assim) vai acabar perdendo devido à maior mobilidade ou inflamação local .
Encontre um especialista em Lesões dentárias na sua cidade: