Sarna - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é sarna?

A escabiose é uma doença de pele contagiosa causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. É transmitida através das fêmeas que se acasalaram e pelo contato físico íntimo (contato sexual, roupa de cama compartilhada ou). Hoje em dia aceita-se que você podeter a sarna sem a necessidade de privacidade, especialmente se você vive com as pessoas com sarna norueguesa (sarna em pacientes com depressão do sistema imunológico, fazendo com que centenas de Sarcoptes presentes na pele contaminem sua volta, porque são altamente contagiosas). As fêmeas são cerca de 0,3-0,4 mm de comprimento e metade do sexo masculino.

Como é a sarna se espalha?

A escabiose é transmitida quando os ácaros fertilizados femininos cavam um túnel na camada externa da pele (estrato córneo). Na extremidade distal do túnel colocam seus ovos (2 ou 3 por dia) durante várias semanas. Cerca de três semanas depois, os ovos estão desenvolvidos para criar uma nova geração pronta para infectar os ácaros. A partir do momento da infecção até que comece a coceira pode levar cerca de três semanas. Isto pode ser muito intenso, principalmente à noite (e que é acentuado pelo calor da cama), porque o paciente muitas vezes tem feridas.

As áreas mais comuns são os espaços entre os dedos das mãos e pés, punhos, axilas, cintura, umbigo e mamilos em mulheres. A cabeça eo pescoço são afetados somente em crianças e imunocomprometidos. Em recém-nascidos também são afetados palmas e solas, para a apresentação de uma estrato córneo (camada mais externa da pele) mais fina do que em adultos.

Como o médico diagnostica a doença?

É difícil para o médico diagnosticar a doença com uma segurança  cem por cento se não é apresentado o ácaro sob um microscópio. Para fazer isso, você deve examinar as áreas acima mencionadas. O dermatologista vai raspar o sulco (linhas vermelhas na área afetada pela comichão), para encontrar o Sarcoptes, seus ovos ou fezes.

Quais são as perspectivas para o futuro?

A sarna não vai desaparecer por si só, e requer tratamento. Há um risco de desenvolver eczema ou doença crônica se não for tratada a doença.

Qual é o tratamento da sarna?

O tratamento da sarna é simples e eficaz. O seu médico irá dizer uma série de cuidados gerais e tratamento de acordo com seu status (bebês, gravidez, etc) ..

O medicamento mais utilizado para escabiose é o gammahexaclorobenceno, que está disponível em um gel ou emulsão. No entanto, em crianças e mulheres grávidas devem utilizar produtos menos tóxicos, como a permetrina ou crotamiton. O uso dessas drogas em adultos tornou-se mais difundida nos últimos anos.

Quando há um surto de sarna é importante tratar toda a família, ao mesmo tempo para evitar outro surto devido à Sarcoptes que sobreviver em outro membro da família. Note-se que a transmissão pode ocorrer três semanas antes de apresentar os primeiros sintomas.

Deve ser mudada e fervida as roupas e roupa de cama. Se você não pode lavar com água quente, deve ficar quatro dias sem usar a roupa (os ácaros não sobrevivem mais do que dois ou três dias fora da pele).

Estatísticas sobre Coronavírus (COVID-19)