Transexualidade - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Nomes alternativos: Transexualismo.

Especialistas em transexualidade

Encontre um especialista em Transexualidade na sua cidade:
Luana Senatore

Luana Senatore

Psicólogo

Vitória

Luciano Gonzaga Vanderley

Luciano Gonzaga Vanderley

Psicanalista, Psicólogo

Fortaleza

Fabio Kamamoto

Fabio Kamamoto

Cirurgião plástico

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas sobre Transexualidade

Nossos especialistas responderam a 52 perguntas sobre Transexualidade

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Você já tem idade suficiente para iniciar processo. Sugiro fazer simultaneamente uma Psicoterapia, pois te ajudará a decidir até onde ir nesse processo de transição, evitando a possibilidade,…
6 respostas

Bom dia! O endocrinologista é um dos principais profissionais que te orienta nesta transição, porém o acompanhamento deve ser feito em conjunto com psiquiatra e psicológo.
Estou à disposição
6 respostas

Olá se em sua cidade não tiver um Projeto similar ao Transexualismo (TX) do Hospital das Clínicas da UFG em Goiânia, onde é realizado todo o acompanhamento necessário, você deve se consultar…
7 respostas

Especialistas falam sobre Transexualidade

A identidade de gênero está relacionada à auto-imagem e como cada pessoa se identifica como homem ou mulher. O desequilíbrio entre a identidade individual e as características físicas com que a pessoa nasceu recebe o nome de distúrbio de identidade de gênero. Essa condição é fonte de grande sofrimento e angústia, impedindo que essa pessoa viva de maneira plena. Os procedimentos cirúrgicos são importantes e podem ajudar no processo de transição, equilibrando o corpo e a mente. Em mulheres trans pode-se realizar volumizações faciais com ác. retinóico, a cirurgia de redesignação/readequação genital e o aumento mamário. Já em homens trans, a principal cirurgia é a mamoplastia masculinizadora.

Matheus Manica

Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética

São Paulo


Nos dias de hoje a Transexualidade é um tema que está em alta e a cada dia um numero maior de pessoas são identificadas com incompatibilidade de gênero e buscam o cirurgião para realizar a adequação. Tratamos esse assunto com bastante naturalidade e seriedade. É fundamental uma profunda avaliação psicológica do paciente uma vez que se trata de cirurgias definitivas. Com as técnicas atuais é possível a adequação tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. Esses pacientes também podem ser acompanhados por um endocrinologista para realização de reposição hormonal a fim de estimular os caracteres desejados.

Thiago Marra Netto

Especialista em medicina estética

Fortaleza


Não nascemos com uma Identidade de gênero e nem com uma orientação sexual definidas, prontas e acabadas. Pelo contrário, ao longo da vida vamos aprendendo e nos identificando com diferentes formas de vivenciar nossos desejos de uma forma mais fixa ou mais flexível, conforme as experiências vividas por cada um. É importante apropriar-se de sua identidade e viver de forma autêntica. A psicoterapia é fundamental nesse processo, podendo estender-se aos familiares para o entendimento e aceitação.

Talita Quintanilha

Psicólogo

Rio de Janeiro


A incongruência entre o sexo anatômico e a identidade de gênero é visto de diferentes maneiras, tanto como um patologia geradora de sofrimento importante quanto como uma condição do ser humano. A prevalência de pessoas transexuais vem aumentando ao longo dos anos, além da progressiva busca por hormônios e realização de procedimentos cirúrgicos relacionados à transexualidade. Apesar de o processo cirúrgico e a hormonização não definirem a transexualidade, para muitos é um passo importante na redução de sintomas disfóricos. Portanto compreender os perfis de saúde dos transexuais é desafiador e fundamental, uma vez que o acesso aos serviços de saúde muitas vezes é difícil.

Não existe cirurgia de mudança de sexo e este termo deve ser abandonado. Existem diversas cirurgias de adequação corporal e adequação genital (esta, chamada também de trangenitalização). A cirurgia de transgenitalização consiste na adequação genital ao sexo oposto, sendo classificada como MTF (male to female, ou, de masculino para feminino) ou FTM (female to male, ou, de feminino para masculino) de acordo com a alteração apropriada ao caso. Existem diversas formas de se fazer cada uma dessas cirurgias, e a decisão da melhor técnica deve ser individualizada a expectativa e desejo de cada indivíduo.

Miguel Osta

Urologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Transexualidade?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.