Transtorno cognitivo leve (tcl) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtorno cognitivo leve (tcl)

Lane Lucena Figueiredo

Lane Lucena Figueiredo

Psicanalista

Salgueiro

Ana Lúcia Jarandilha Vedeschi

Ana Lúcia Jarandilha Vedeschi

Psicopedagogo

Barueri

Dra. Angela Mathylde Soares

Dra. Angela Mathylde Soares

Psicanalista, Psicopedagogo

Belo Horizonte

Kátia Ferreira

Kátia Ferreira

Psicólogo

São Paulo

Renata Generoso

Renata Generoso

Psicopedagogo

Araçatuba

Graciane Barreto

Graciane Barreto

Psicopedagogo

Ipatinga

Perguntas sobre Transtorno cognitivo leve (tcl)

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Transtorno cognitivo leve (tcl)

Contribuições da Neuropsicologia: por meio da avaliação neuropsicológica realiza-se a mensuração de comprometimentos cognitivos que são essências para formulação plano de intervenção adequado…
9 respostas


Olá sei como isto é chato ,para ambos os lados !
O Importante é sair deste circulo de acusações e tomar decisões assertivas .
A primeira coisa a fazer é procurar intender o que…
9 respostas

Especialistas falam sobre Transtorno Cognitivo Leve (TCL)

No transtorno cognitivo leve há um discreto déficit de memória e outras áreas da cognição. Pode, ocorrer, associados, sintomas de depressão, ansiedade, insônia, dentre outras alterações do comportamento. Muitas vezes o indivíduo acometido não percebe os déficits de memória e cognitivos, por serem tão discretos. Contudo, só o tratamento combinado para os problemas de memória e cognição e das alterações comportamentais e gerais de saúde é possível um tratamento eficaz, que leva à redução das alterações do comportamento e do manejo dos déficits cognitivos. O tratamento rápido e o acompanhamento do transtorno cognitivo leve é considerado a prevenção dos quadros demenciais.

Marcelo Paoli

Psiquiatra

São José dos Campos


O Transtorno Cognitivo Leve ou Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é uma condição em que o indivíduo pode apresentar comprometimento em uma ou mais funções cognitivas em relação ao esperado para a idade, porém, sem atender critérios para demência. Um diagnóstico de CCL pode indicar que o indivíduo acometido pode apresentar chances de conversão para demência ou pode ter uma forma benigna do quadro não tendo evolução. Por isso, é importante a estimulação das funções cognitivas e mudanças de hábitos por meio de uma reabilitação neuropsicológica, de acordo com o caso.

Está associado ao comprometimento cognitivo - perda da memória. Importante investigar e tratar, pois pode causar outros transtornos.

Quais profissionais tratam Transtorno cognitivo leve (tcl)?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.