Transtornos de ansiedade generalizados - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em transtornos de ansiedade generalizados

Encontre um especialista em Transtornos de Ansiedade Generalizados na sua cidade:
Raissa Miranda de Alexandria Fonseca

Raissa Miranda de Alexandria Fonseca

Psiquiatra

João Pessoa

Thiago Barcellos

Thiago Barcellos

Psiquiatra

Santo André

Luciana Staut

Luciana Staut

Psiquiatra

Cuiabá

Gisele Teixeira Bellinello

Gisele Teixeira Bellinello

Psiquiatra

Londrina

Guilherme Lozi Abdo

Guilherme Lozi Abdo

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados

Nossos especialistas responderam a 165 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados

Não são esperados esses efeitos colaterais relatados. Entretanto, atualmente a buspirona é mais recomendada como tratamento adjuvante, isto é, associado a algum antidepressivo, na maioria dos…
1 respostas

Sim, é eficaz. Geralmente, na bula consta a aprovação FDA, que, na maioria dos casos, os laboratórios conseguem para Depressão Maior. Posteriormente, outros estudos demonstram a eficácia em outros…
1 respostas

Dra. Ajurymar Santos
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Olá! Antes de buscar um diagnóstico realize uma consulta com seu clínico e realize uma psicoterapia. A ansiedade pode estar vinculada com emoções as quais vc não consegue lidar e compreender.…
6 respostas

Especialistas falam sobre Transtornos de Ansiedade Generalizados

Preocupação ou ansiedade excessivas, com motivos injustificáveis ou desproporcionais ao nível de ansiedade observado. O estado de ansiedade perturba a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma e a respeito do que acontece no ambiente. Prejudica o funcionamento pessoal e provoca marcante sofrimento. Os sintomas físicos são diversos e constantes ao quadro. Técnicas de respiração ajudam em momentos de crise aguda.

Betânia Tassis

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego etc.Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida. O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva . Hoje no Brasil temos aproximadamente 2 milhões de casos registrados, pode ocorrer em qualquer idade. O tratamento pode incluir terapia e medicamentos, como antidepressivos.

A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Mas quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia, a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação. Esse, na verdade, é o principal sintoma do Transtorno da ansiedade generalizada (TAG), um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva”, de acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Outros sintomas: Irritabilidade, fadiga, dificuldade de concentração... Se não tratada, pode durar anos ou a vida inteira. Tratamento: Psicoterapia

Renata Toribio Nunes

Psicólogo

Porto Alegre


É normal que um humano sinta ansiedade, ela tende a surgir quandosentimos medo, dúvida ou expectativa em relação a algo em nossas vidas. Porém quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo, o mesmo pode interferir significativamente no dia a dia do paciente. É nesse ponto que podemos dizer que estamos falando do que chamamos de um Transtorno da ansiedade generalizada (TAG), uma preocupação que vai além, uma preocupação excessiva no que diz respeito as expectativas de vida.

Daniel Rodrigues Da Silva

Psicanalista, Psicólogo

Araraquara

Agendar uma visita

A ameaça não vem de nenhum lugar, mas você a sente o tempo todo e em toda parte. Você não sabe o que pode acontecer, mas sente que será algo terrível e que não será capaz de suportar. Para estar preparado, você busca constantemente identificar ameaças e perigos. Mas não os encontrar não é suficiente para você, pois logo pensa: "Mas e se" algo acontecer? A ansiedade é uma emoção normal. Mas quando muito intensa, ela interfere gravemente em sua vida, tornando a preocupação e medo tão constantes e esmagadores que podem incapacitar. Com o tratamento, você poderá falar sobre como tudo isso é para você e encontrar novas maneiras de viver esses sentimentos para voltar a ter uma vida mais leve.

Rogério Cogo

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

O Transtorno de Ansiedade Generalizada ou simplesmente TAG, caracteriza-se, como o próprio nome já define, em episódios de ansiedade exacerbada na qual o indivíduo não é capaz de nomear o motivo pela qual essa tenha sido gerada. Normalmente, as crises são acompanhadas de sintomas físicos que facilmente podem ser confundidos com alguma patologia pré-existente. Sensações de sufocamento, taquicardia e sudorese são algumas sintomatologias relatadas pelos pacientes. Com uma avaliação criteriosa, que inclui o exame clínico de um médico capacitado e, posteriormente, de um profissional da saúde mental, é possível fechar o diagnóstico.

Laisa Trein Barbieri

Psicólogo

Barueri


O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um estado persistente de ansiedade no qual ha preocupações excessiva e invasiva sobre possiveis situações que poderão acontecer, acompanhada por sintomas físicos como contração muscular, taquicardia, sufocação. O sofrimento mental também é significativo, prejudicial e diário. Se não tratado podera desenvolver outros transtornos prjudicando ainda mais a qualidade de vida e a autonomia do indivíduo.

Nevile Luiz Turatti

Psicólogo, Sexólogo

Sinop

Agendar uma visita

O transtorno de ansiedade generalizada envolve ansiedade direcionada para várias situações de vida. A pessoa apresenta preocupações, dificuldade para relaxar, ansiedade antecipatória, insônia, sintomas físicos como dor de estômago ou diarreia, dificuldade de lidar com a incerteza ou dúvida, entre outros. Traz grande impacto sobre a vida das pessoas pois tudo se torna envolvido em estresse constante. O tratamento envolve uso de medicação, em especial, antidepressivos e terapia cognitivo comportamental.

Ansiedade é a disfunção do "viver no futuro". A mudança de perspectiva orientada ao "fazer" e ao "momento presente" são os caminhos para a cura deste transtorno, que afeta tanto os pacientes quanto os que estão à sua volta. A psicoterapia ajuda a reconhecer e a mudar os padrões de pensamento e de comportamento que são tanto causa como consequência do sofrimento desta doença estimulada pelo nosso mundo moderno.

Elaine Viola

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O Transtorno de ansiedade Generalizada CID 10 F41.1 é um estado de ansiedade excessiva e persistente, trazendo um sofrimento ao individuo. Acompanhado dos sintomas: tremores, tensão muscular, suor frio, sessação de vazio na cabeça, a presença de palpitação e tonturas.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada apresenta sintomas como: ansiedade e preocupação excessivas, inquietação, fatigabilidade, dificuldade em se concentrar ou sensações de "branco" na mente, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono. Os objetivos do tratamento são: normalizar a preocupação, corrigir crenças e interpretações de ameaça tendenciosas de questões preocupantes, modificar estratégias disfuncionais de controle da preocupação, melhorar a confiança na capacidade de solucionar problemas, aumentar o controle percebido sobre a preocupação, intensificar o senso de segurança e autoconfiança para lidar com desafios futuros, aumentar a tolerância para resultados incertos.

É aquela preocupação excessiva com as questões do cotidiano, como por exemplo, desempenho no trabalho, entrega de um projeto, relacionamentos, horários, atividades, compromissos em geral e, esperar sempre o pior, mesmo sem ter uma ameaça real. É a necessidade de ter controle sobre tudo, uma tendência ao perfeccionismo que leva à procrastinação (pelo simples fato de acreditar que ainda não está bom o suficiente), é ausentar-se do presente, dificuldade de concentração, angústia constante, medo irracional, insegurança, sensação de que algo ruim acontecerá. Isso tudo pode vir acompanhado de reações fisiológicas, tais como, tensão muscular, dor no estômago, dor nas costas, tontura, taquicardia.

Emanuelle Araújo

Psicólogo

Curitiba


O indivíduo ansioso é uma pessoa que está, frequentemente, sofrendo com uma situação que ainda não surgiu (ou que aconteceu e que ele não consegue compreender o porquê). A psicanálise é capaz de ajudar essa pessoa a compreender melhor seu medo e como lidar com ele para que não se torne um quadro crônico de ansiedade. Pessoas menos ansiosas conseguem se planejar melhor, raciocinar melhor, fazer escolhas melhores e lidar melhor com situações de um futuro próximo ou distante, tomando atitudes menos drásticas e com menor risco de consequências graves.

Hudson Augusto Rodrigues Bonomo

Psicanalista

Rio de Janeiro


O atendimento direcionado a TAG (transtorno de Ansiedade Generalizada) consiste em oferecer estrategias de enfrentamento ao paciente, visando a minimização dos sintomas e pensamentos disfuncionais. Para tanto ocorre o uso de material lúdico, baralhos específicos e interação com o terapeuta onde juntos constroem a sessão e toda a análise realizada.

Realizo infusões de Cetamina para o tratamento dos Transtornos de Ansiedade que não teve resolução com o tratamento convencional. Faço infusões por veia da medicação Cetamina dentro de ambiente hospitalar com doses ajustadas à resposta da pessoa.

Tiago Gil

Anestesiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Ansiedade todos nos sentimos, porém precisamos saber lidar de maneira equilibrada para não alterar nosso comportamento ou estado físico. Isso podemos fazer utilizando várias técnicas como: Mindfulness, Técnicas de Relaxamento, PNL e demais indicadas para restabelecer o equilíbrio corpo/mente. Cabe Lembrar " Depressão é excesso de passado em nossa mente .Ansiedade, excesso de futuro"(Junia Bretas)

Quais profissionais tratam Transtornos de ansiedade generalizados?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.