Especialistas em Varizes

O que é?

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele. Com o volume aumentado, tornam-se tortuosas e alongadas com o passar do tempo. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser consideradas pequenas, médias ou de grande calibre. As veias mais atingidas por esse problemas ficam nos pés, pernas e coxas com a possibilidade de apresentar coloração vermelhada ou arroxeada. Algumas levam a problemas mais graves, mas a maioria causa apenas preocupações estéticas a seus portadores.

Qual é a causa?

Hereditariedade, envelhecimento e obesidade são as principais causas apontadas para formação de varizes. Nas mulheres, onde o problema é mais comum, a gravidez e a menopausa também são apontadas como fator desencadeador das varizes. Alguns outros fatores são apontados como contribuidores para o aparecimento das varizes: traumatismo nas pernas, temperatura (exposição ao calor por tempo prolongado), tabagismo e uso de pílulas anticoncepcionais. As varizes são formadas por desgaste no sistema circulatório. O coração envia o sangue, através das artérias, para todo o corpo. Cabe às veias mandar o sangue de volta ao coração para manter o sistema funcionando. Essa função é executada pelas válvulas venosas, que direcionam o sangue para cima. Quando funcionam normalmente, essas válvulas se abrem para o sangue descer. Quando ele segue em direção ao coração, elas se fecham para evitar o refluxo. Com o passar do tempo, essas válvulas podem apresentar problemas em algumas pessoas levando as veias a perder elasticidade. Com isso, as válvulas se dilatam e não se fecham mais de forma eficiente. Por isso, o sangue passa a refluir e fica parado nas veias. Isso provoca mais dilatação e refluxo levando à formação das varizes.

Quais os sintomas?

Na grande maioria das vezes, a maior queixa das pessoas é em relação à estética. As manchas roxas ou avermelhadas formadas as incomodam. Porém, alguns outros sintomas são relatados: - queimação nas pernas e planta dos pés- inchaço, especialmente nos tornozelos - coceira-sensação de cansaço nas pernas- sensação de peso nas pernas - pernas inquietas (que não param de se mover)- câimbras

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as varizes. Para fazer uma avaliação do refluxo venoso, pode ser realizado um exame chamado ecodopller venoso.

Qual o tratamento?

Há várias maneiras de tratamento das varizes. A escleroterapia química é um deles. É mais utilizada para as varizes de pequeno calibre. Ela consiste na aplicação de injeções com substâncias esclerosantes. Essas substâncias entopem as veias com problemas e mandam o sangue para as veias que funcionam perfeitamente. Como as varizes podem trazer complicações futuras como a formação de edemas, dermatites, pigmentações, endurecimento da pele, úlceras varicosas e tromboflebites (inflamação na parede da veia com formação de coágulo), a cirurgia é a outra opção. Normalmente a cirurgia de varizes é realizada sem internação hospitalar. Uma terceira opção seria a utilização de aparelhos de raio laser. Porém, a técnica ainda está em desenvolvimento e não substitui a escleroterapia.
Encontre um especialista em Varizes na sua cidade:

  • Leandro Pablos Rossetti

    Leandro Pablos Rossetti

    Cirurgião vascular
    • Rua Frei Antônio de Pádua 1263, Campinas

      Clínica Medeiros

    Pontos positivos O médico é excelente!! Recomendamos, explicou tudo com paciência e conhecimento. A sala de espera com espaço para crianças é ótima!!...
  • Russian Soares Uchôa

    Russian Soares Uchôa

    Angiologista,Cirurgião vascular
    • Avenida Antonio Sales 990, Fortaleza

      Hospital Otoclinica

    Pontos positivos Atendimento excelente. Médico atencioso. Já realizei a cirurgia e o resultado foi excelente. Pontos de melhoria Foi tudo ótimo
    Disponível em: qua 8 mai
    Marcar uma consulta
  • David Apolonio Rodrigues

    David Apolonio Rodrigues

    Angiologista,Cirurgião vascular
    • Instituto Saúde Vascular - Anexo São Mateus - Mesanino, Fortaleza

      Consultório particular

      Rua Coronel Linhares, 950 (Sala 1105), Fortaleza

      Consultório particular

    Pontos positivos Atenção e conhecimento.de fácil comunicação .Shouw!!
    Disponível em: ter 7 mai
    Marcar uma consulta
  • Maira Souza

    Maira Souza

    Angiologista,Cirurgião vascular
    • Rua Eng. Hernan Centurion, 644 - Jardins/Garcia., Aracaju

      Clínica Vasculares

    Foi a minha primeira consulta e fiquei bastante satisfeito. A médica inspira confiança e segurança, excelente no diagnóstico. Parabéns.
    Disponível em: ter 30 abr
    Marcar uma consulta
  • Marcelo Fortunato Macioca

    Marcelo Fortunato Macioca

    Angiologista
    • R, T- 49 - 35 Clinica Maioridade, Goiânia

      Consultório particular

    Disponível em: seg 29 abr
    Marcar uma consulta
  • Thiago Rocha Campos

    Thiago Rocha Campos

    Angiologista,Cirurgião vascular
    • ANGIOCLINICA - Centro Médico Júlio Adnet, SEPS EQ 709/909, Bloco A Salas 419-422, Brasília

      Consultório particular

    Amei o atendimento. Médico calmo e seguro. Me explicou sobre o linfoedema, me indicou exames. Local com estacionamento.
    Disponível em: seg 29 abr
    Marcar uma consulta