Abortamento espontâneo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é um aborto?

Um aborto é definido como a perda de uma gravidez antes de 22 semanas de gestação (calculado a partir da data do último período menstrual) ou antes de o feto ter até 500 gramas.

A freqüência exata de abortos é difícil de estabelecer. A mulher pode abortar sem saber que estava grávida, pode não ter sintomas de gravidez e interpretar o aborto como uma regra simples mais intensa ou atrasada.

Aproximadamente 15% de todas as gestações 4-20 semanas de gravidez terminam em aborto espontâneo clinicamente reconhecido, mas a verdadeira taxa de perda de gravidez precoce é de cerca de 50%, porque nos primeiros 2-4 semanas após a concepção existe uma alta taxa de abortos espontâneos não reconhecidos, a maioria deles como perdas precoces causadas por anormalidades nos cromossomos do óvulo ou espermatozóide.

Abortos espontâneos a maioria (cerca de 80%) ocorrem nas primeiras 12 semanas de gravidez.

Por que um aborto?

70% dos abortos são causados ??por anormalidades nos cromossomos do embrião. A idade da mãe também está relacionada à freqüência do aborto pois ela aumenta à medida que a idade da mãe avança, uma mulher de 20 anos  tem um risco de  aborto de aproximadamente 12%, enquanto que uma mulher 40 anos o risco é de 26%.

Infecções maternas

Infecções maternas que ocorrem durante o primeiro trimestre da gravidez podem causar aborto. Sabe-se que muitos vírus, tais como rubéola ou citomegalovírus podem causar abortos ou malformações congênitas por infectar o feto em desenvolvimento. Também têm sido implicados outros agentes infecciosos, tais como uma bactéria chamada Listeria ou Toxoplasma.

Doenças crônicas da mãe

Algumas doenças crônicas estão associadas com a perda da gravidez materna: por exemplo, as mulheres com diabetes que tomam insulina estão em risco aumentado de aborto. A taxa de aborto também é maior em mulheres que fumam, em proporção ao número de cigarros fumados.

Substâncias nocivas

Álcool, drogas, radiação, determinados produtos químicos, como as utilizadas na limpeza a seco e gases anestésicos também têm sido associados com o aborto.

Anormalidades na forma matricial

Algumas anomalias na forma de matriz, o chamado útero septado (útero que tem uma parede central que divide a cavidade uterina em duas metades) pode causar abortos tardios e partos prematuros, o que provoca uma distorção da cavidade útero, por um lado, impede o crescimento fetal adequado e, em segundo lugar, ele cria um problema de espaço para o feto em desenvolvimento.

Incompetência do colo do útero

A incompetência do colo do útero, é a fragilidade do colo do útero, a incapacidade de permanecer fechada até o final da gravidez e reter o feto, também pode levar a repetir abortos tardios. Alguns tipos de miomas ou fibromas do útero também podem predispor ao aborto.

Déficits nutricionais

Algumas deficiências nutricionais, como proteína diminuídas no sangue ou falta de vitaminasA, C, E e ácido fólico também têm sido associados com o aborto, embora não haja nenhuma prova absoluta no presente.

Fatores psicossomáticos

O efeito é controverso pode ter fatores psicossomáticos no desenvolvimento da gravidez. Falha ao garantir que as mulheres submetidas a estresse emocional grave são mais propensas ao aborto, mas não se sabe qual o papel que pode a rejeição da gravidez ou outros distúrbios emocionais que têm mulheres no desenvolvimento posterior da gravidez.

Exercício físico e viajar de avião, carro ou trem não estão associados a um aumento da freqüência de aborto.

Quesintomas ocorrem no aborto?

O sintoma mais comum é o sangramento vaginal. Inicialmente, o sangue  pode ser escuro e vai até um sangramento vermelho com coágulos, que podem até mesmo causar perda de consciência das mulheres. Sangramento vaginal ocorre em aproximadamente 20% de todas as mulheres grávidas, das quais metade tem abortos e metade não.

A dor é um sintoma igualmente freqüente. Ela está localizado na parte inferior do abdômen, tipo cólica (ie, que vai e vem), semelhante à dor das contrações menstruação ou do parto.

No entanto, os sintomas serão diferentes dependendo da evolução que terá a gravidez. Assim, distinguem-se:

  • Ameaça de aborto
  • Aborto inevitável
  • O aborto retido.

Ameaça de aborto

Diz-se que uma mulher grávida tem uma ameaça de aborto quando tem sangramento vaginal antes de 22 semanas de gravidez. Em geral, este sangramento geralmente é pequeno, menor do que uma regra, e não acompanha outros sintomas, exceto  um leve desconforto no abdome inferior ou altura lombar, semelhante à menstruação. No caso em que as mulheres têm esse tipo de sangramento você deve consultar seu ginecologista.

No exame clínico, o ginecologista irá verificar se o colo do útero está fechado. Mas o teste que vai nos dar informações sobre se a gravidez continua ou não é chamado de ultra-som transvaginal (que é feito com um tubo inserido na vagina): Se você ver um embrião cujo coração bate é um sinal de bom prognóstico. Caso contrário, se o coração não está batendo, o feto está morto.

Enquanto a mulher está sangrando  é recomendado, para ficar em casa para descansar e evitar o trabalho pesado e sexo.

Aborto inevitável

A mulher geralmente tem um sangramento vaginal franco, o que pode causar até mesmo um choque, e que é acompanhado de dor, similar às contrações de trabalho que causam dilatação do colo do útero com a expulsão completa do saco gestacional ou não. Neste caso, a mulher deve ir para a sala de emergência de um hospital.

O ginecologista realiza uma ultra-sonografia transvaginal para verificar se a mulher expulsou todo o saco gestacional. No caso de quaisquer resíduos no útero é necessário curetagem ou raspagem do útero para dispor dos restos mortais desse tipo.

Abortamento retido

Esta é uma situação em que a mulher não tem qualquer sintoma e vai para a consulta para um ultra-som de rotina na gravidez. Neste teste, o médico vê que o embrião não tem atividade cardíaca ou não tem  desenvolvimento (o que é chamado de ovo cego ou gravidez anembriônica).

O que fazer após um aborto?

Em todas as mulheres com sangue Rh negativo, que tiveram um aborto será dada à chamada imunoglobulina anti-D dentro de 72 horas decorridas da perda de seu bebê.

Após sofrer um aborto é normal para uma mulher experimentar tristeza e até mesmo culpa. Essas são reações naturais, por isso é recomendado que as mulheres reiniciem suas atividades diárias normais dentro de alguns dias de ter sofrido este problema. Também quero falar sobre seus sentimentos com seu parceiro e com os amigos ou parentes que tiveram experiências semelhantes.

Para tentar ter um novo filho é aconselhável que a mulher  recupere os ciclos menstruais normais, antes de considerar uma outra gravidez. Em princípio, se é um aborto simples, o risco de ter um aborto em uma futura gravidez não aumenta. Se você tem ingressado com várias abortos de repetição deve consultar seu ginecologista para uma série de testes antes de considerar uma outra gravidez.

Finalmente, lembre-se de continuar a tomar ácido fólico para prevenir defeitos do tubo neural no feto.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - abortamento espontâneo

Roberto Buenfil de Faria

Roberto Buenfil de Faria

Ginecologista

São Paulo

Silvia Helena Caires de Oliveira

Silvia Helena Caires de Oliveira

Ginecologista

Uberlândia

Alexandre Zabeu Rossi

Alexandre Zabeu Rossi

Ginecologista

São Paulo

Roberta Arilla Bocchi

Roberta Arilla Bocchi

Ginecologista

São Paulo

Fernanda Kehrle de Miranda

Fernanda Kehrle de Miranda

Ginecologista

Brasília

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas sobre Abortamento espontâneo

Nossos especialistas responderam a 562 perguntas sobre Abortamento espontâneo

Boa tarde! com um mês dá para voltar à vida normal. Para tentar uma nova gravidez, recomendo um mínimo de seis meses e de preferência fazer uma consulta pré-concepcional antes de engravidar,…

pode ter enjoos por anemia, bom fazxer uns exames no pronto socorro...

olá. normalmente a situação se resolve espontaneamente em ate 30 dias. Apos esse prazo, recomenda-se avaliação.

Especialistas falam sobre Abortamento Espontâneo

O Abortamento espontâneo ocorre em aproximadamente 10-15% de todas gestações sendo ainda mais frequente com a idade materna acima dos 35 anos. A maior e principal causa de Abortamento precoce, antes dos 3 meses, são as anomalias cromossômicas e portanto, estes abortamentos serão inevitáveis, por ação da natureza que impedirá o nascimento de Bebês Sindromicos malformados e doentes. Após o diagnóstico de gravidez procure seu médico para que solicite a primeira Ultra-sonografia obstétrica transvaginal avaliando assim a normalidade da gestação. O risco (ameaça) de Abortamento ocorre quando há um quadro de sangramento geralmente, com cólicas mais fortes. Procure auxílio médico imediato.

Roberto Buenfil De Faria

Ginecologista

São Paulo


Abortamentos são definidos por perdas fetais abaixo de 20 semanas, ou perda de fetos que não atinjam 500 gramas. Apesar de se tratar de fato bastante comum nas primeiras semanas de gestação, pode ter bastante repercussão na vida reprodutiva do casal e merece tratamento médico adequado, e por vezes também tratamento psicológico. É uma patologia de causas variadas: alterações cromossômicas e genéticas fetais, alterações anatômicas maternas, causas imunológicas, trombofilias, alterações metabólicas, fator masculino, infecções, entre outras. A avaliação médica é imprescindível para investigação e para adoção de medidas preventivas e para tratamento adequado.

Daniela Vilariço Alves De Oliveira

Ginecologista

São Paulo


O aborto espontâneo acontece em cerca de 15% das gestações. Algumas vezes a mulher pode iniciar o quadro com um pequeno sangramento vaginal e quando feito a ultrassonografia é visto que não há mais batimento cardíaco no embrião; outras vezes não há sintoma e simplesmente o embrião para de se desenvolver. Em cerca de 60% das vezes o embrião tinha alguma alteração genética e por isso a gestação não evoluiu, é importante saber que não é culpa da mulher que tenha acontecido o aborto. O tratamento pode ser através da curetagem uterina ou da AMIU (Aspiração Manual Intra Uterina), procedimentos cirúrgicos, ou quando possível, expectar a eliminação do produto gestacional, evitando a cirurgia.

Yzabel Basílio

Ginecologista

São Paulo


Consideramos abortamento espontâneo aquele que ocorre subitamente, sem causa aparente e o próprio corpo da mulher elimina o embrião, não sendo necessária a curetagem. Ele ocorre em 1 a cada 4 mulheres e consideramos "normal" até o terceiro. Isso mesmo! Na teoria, deveríamos investigar a mulher a partir do 3º aborto, porém, as angústias são grandes e por isso investigo suas causas já logo na primeira vez que uma gestante minha perde um bebê.

Isabel Botelho

Ginecologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Abortamento espontâneo?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.