Tive 4 aborto de repetição , todos de 5 a 9 semanas , em investigação...

Olá. Apesar dos estudos mostrarem que trinta por cento da população feminina pode ter a mutação MTHFR e a mesma não causar qualquer repercussão ao longo de suas vidas . Eu particularmente acredito que quando a paciente tem uma história clinica como a sua e tendo afastado outras causas de abortos é necessário individualizar o caso e compartilhar com o casal estas informações Portanto uma vez que o casal esteja de comum acordo , nestas circunstancias opto por utilizar a enoxaparina em dose profilática para tentar minimizar o risco de um novo aborto . E uma vez tendo o sucesso da gestação reavalio após o primeiro trimestre a necessidade ou não de continuar com a enoxaparina.

Olá. Não existe dúvidas com relação a isso. A mutação do MTHFR não é uma trombofilia e não deve ser solicitada em pacientes com abortamento de repetição. Não é causa do abortamento.
Na prática clínica, o abortamento de repetição é a presença de 3 ou mais abortos consecutivos. Em 3 ou mais abortos a investigação deverá ser feita. Existe uma tendência atual da investigação após o segundo aborto.
As alterações uterinas deverão ser avaliadas. As disfunções hormonais poderão ser pesquisadas. As trombofilias deverão avaliadas. O cariótipo será discutido com o casal.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua investigação e tratamento. Se for tentar engravidar, use o ácido fólico.

Boa tarde!
Essa questão ainda não está bem estabelecida na Medicina. Embora existam muitos estudos consistentes que afastam as mutações dos genes MTHFR como causas de abortos de repetição, há também estudos recentes e bem desenhados mostrando o contrário.
Enquanto não houver um consenso e definição exata sobre o papel do MTHFR nos abortos de repetição, não podemos afirmar com certeza que ele causa ou não causa o problema.
Dessa forma, seu médico deve avaliar com você a necessidade de se usar anticoagulantes como forma de prevenir novos abortos.
Também não deixe de analisar todas as outras causas de abortos, pois pode ser que sejam encontrados mais de um motivo.

Ver as 21 perguntas sobre Abortamento Habitual

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Abortamento Habitual?

Nossos especialistas responderam 21 perguntas sobre Abortamento Habitual.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.