Acne - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Acne

Informação sobre Acne

O que é acne?

Acne é uma doença muito comum da pele que costuma aparecer no início da puberdade. Ela é causada pela inflamação das glândulas sebáceas pequenas em torno do cabelo em seu rosto e peito. Ocorre principalmente durante a puberdade e adolescência. Na maioria das pessoas a acne tende a desaparecer cerca de 25 anos, mas há muito sensível na medida em que pode continuar até uma idade mais avançada.

Existe uma cura?

Acne não é completamente curada, mas você pode controlar. Devem ser evitadas:

  • Alta umidade e produtos químicos
  • Espremer a acne
  • Algum remédio
  • Alguns cosméticos com gordura

Alterações hormonais relacionadas com o período menstrual e a gravidez podem contribuir para o desenvolvimento da acne. Da mesma forma, irritantes ambientais como a poluição, calor intenso, umidade e frio também são fatores determinantes.

O que causa a acne?

Durante a puberdade, aumenta a produção de hormônios sexuais masculinos (andrógenos) em ambos os meninos e meninas. Esses hormônios estimulam as glândulas sebáceas, produzindo maior quantidade de gordura. Em algumas pessoas, as glândulas sebáceas são extremamente sensíveis aos andrógenos. Estas pessoas podem desenvolver uma acne grave que exige cuidados médicos.

Porque andrógenos, as glândulas sebáceas produzem mais sebo. Simultaneamente há um estreitamento do canal onde deve sair, evitando a sua expulsão para o exterior.

Quando estas glândulas sebáceas são infectados por bactérias comuns da pele (acnes Propionebacterium) que se alimentam de sebo ou óleo em si, é quando ele provoca o aparecimento de espinhas pequenas, que são característicos desse processo. Estas bactérias remover um número de resíduos de produtos que são irritantes para as glândulas sebáceas, causando inflamação.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas são simples: pequenas manchas vermelhas que se tornam sensíveis, pontos pequenos que contêm ácidos graxos em decomposição. O inchaço desaparece em poucos dias ou semanas, dependendo da gravidade dos casos.

A acne mais grave pode deixar cicatrizes que nunca desaparecer. Acne também pode causar estresse psicológico e problemas de integração social. Nesses casos, é importante estabelecer um tratamento eficaz.

O que pode fazer acne pior?

  • Trabalhando em um ambiente úmido com produtos químicos óleo, graxa e outros
  • Estresse ou tensão emocional
  • O período menstrual
  • Certos medicamentos e produtos químicos
  • Cosméticos graxos
  • Fator hereditário.

O que podemos fazer em nossa casa?

  • Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro. Certifique-se de lavar o rosto se você estiver suado. Evite esfregar seu rosto, porque você começa a piorar a acne. No entanto, evite lavar muito freqüentes, pois também torna pior.
  • Evite penteados em que o cabelo está constantemente tocando o rosto. Deve manter seu cabelo tão limpo quanto possível, especialmente se é oleoso.
  • Não espremer espinhas. Esta piora a acne e pode causar cicatrizes.
  • Evitar a exposição da pele à luz solar muito quente, muito frio ou muito. A luz solar pode melhorar a acne temporariamente, mas nunca curada. Evite também a exposição ao sol muito, o que pode levar a queimaduras e câncer de pele.
  • Usando não gorduroso hidratantes. Produzido cremes oleosos bloqueiam os poros eo aparecimento de espinhas.
  • Não há nenhuma evidência científica para mostrar que determinados alimentos podem causar acne. No entanto, se percebermos que determinados alimentos aumentam as canelas, devemos evitar ou reduzir a ingestão destes.
  • Ter uma dieta variada e beber muita exercício físico regular. Se a pessoa está bem, a pele também ficará bem.
  • Consultar um bom especialista sobre a melhor maneira de cuidar da pele.
  • Acne leve pode ser tratada. A duração deve ser entre seis e oito semanas para verificar se bem sucedido. Às vezes leva tempo para controlar a acne.

Quando deve consultar um médico?

  • Quando o tratamento não surtiu efeito depois de seis ou oito semanas de tratamento.
  • Quando a acne causar estresse psicológico.
  • Quando as espinhas são grandes (grãos) e dolorosas.
  • Quando há cicatrizes da acne.
  • Quando surgem manchas escuras.

Que tratamento deve ser feito?

Acne não é completamente curada, mas você pode controlar. Por outro lado, a melhoria nunca é instantânea ou permanente, a pele deve continuar tendo o cuidado de evitar a recaída.

Um dermatologista é quem deve indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa e cada tipo de acne. Tratamentos não deve ser tomado por iniciativa própria ou por "um amigo ter ido bem." Uma adequada para uma pessoa pode não ser para outros.

O tratamento depende da gravidade da acne. Medicamentos podem ser aplicados diretamente na pele (tratamento tópico) ou por ingestão (tratamento sistêmico). O tratamento é direcionado para os fatores que causam a acne:

  • O aumento da produção de sebo ou óleo, o que leva ao estreitamento dos poros das glândulas sebáceas.
  • As bactérias acne (Propionebacterium acnes).

Você pode continuar com o tratamento em casa descrita acima, enquanto sendo tratados pelo médico. O tratamento geralmente é continuado até que o paciente é de 20 anos.

Tratamento local

  • Um tratamento com ácido azeláico ou benzoíla normalmente ser suficiente. Estes medicamentos ajudam a prevenir o estreitamento dos poros das glândulas sebáceas e diminuir o crescimento de bactérias acne.
  • Em casos graves, a clindamicina é adicionado à medicação anterior. Este medicamento é um antibiótico e deve ser usado por um curto período de tempo, para impedir que as bactérias se tornem resistentes a ela.
  • O adapaleno é prescrito para as pessoas que têm manchas pretas na pele e inflamação da acne moderada. As mulheres devem levar apenas adapaleno se eles estão usando um tipo apropriado de anticoncepcionais. As mulheres grávidas não devem tomar adapaleno.

O tratamento sistêmico

  • Mulheres em desenvolvimento com acne severa podem se beneficiar do tratamento com contraceptivos contendo anti-androgénico. Pessoas com doença hepática não devem tomar.
  • Pessoas com acne inflamatória grave pode ser tratada por períodos de tempo, com tetraciclina ou eritromicina combinado com um dos medicamentos mais antigos. Tetraciclina não é dado a mulheres grávidas que estão a amamentar ou crianças com menos de 12 anos.
  • Para pacientes com acne cística severa que não melhora com os tratamentos acima pode ser administrada a isotretinoína. É essencial que as mulheres tomam este tratamento não está grávida. As mulheres devem usar contracepção adequada durante o tratamento e por um mês inteiro após terminá-la. A isotretinoína não é adequado para pessoas com problemas hepáticos ou renais. Esta droga tem vários efeitos colaterais, por isso deve ser administrado pelo seu médico.

Posso remover cicatrizes?

Cicatrizes causadas pela acne podem ser eliminadas por ambos abrasão dermatológicos, ou  um tratamento a laser.

Possui uma dúvida concreta sobre Acne? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Acne

Acne é a queixa dermatológica mais frequente no consultório, juntamente com as manchas. Situação inestética que deixa o indivíduo muitas vezes constrangido com sua aparência, levando-o a um afastamento social desnecessário pois é uma doença que tem tratamento, adequado a cada tipo e gravidade. Durante a consulta avaliamos a necessidade de medicação oral e tópica e quais tratamentos estéticos podem contribuir para cada caso, além de esclarecer sua origem clínica , fundamental na escolha das terapias. Dentre elas, podemos citar uso de antibióticos orais, isotretinoína oral e tópica, peelings, terapia hormonal, microagulhamento , lasers e preenchimentos.
Dra. Veruska da Silva Maciel
Dra. Veruska da Silva Maciel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Oftalmologista

|

Lauro de Freitas

A acne é uma das patologias dermatológicas mais comuns, afetando a maioria das pessoas em algum momento da vida. Sua causa é atribuída a fatores hormonais, genéticos e à presença de uma bactéria denominada P. acnes na pele. Tais fatores combinados em maior ou menor grau, promovem o aumento da produção de sebo, surgimento de "rolhas" que obstruem os poros e inflamação. A acne é classificada em graus de I a V de acordo com suas características e gravidade. Para cada um deles há um tratamento disponível que só o seu dermatologista é capaz de definir. Hoje em dia a acne e suas sequelas podem ser controladas ou curadas através de medicamentos e/ou tecnologias já disponíveis no mercado.
Dra. Virginia Lucia Brandão de Sales
Dra. Virginia Lucia Brandão de Sales Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Salvador

A acne ocorre frequentemente na adolescência, pela maior produção de hormônios, quando o óleo que lubrifica a pele passa a ser produzido em excesso pelas glândulas sebáceas. O sebo se torna mais espesso e se acumula dentro dos poros surgindo o “cravo”. Este sofre a ação de bactérias, inflama-se, e desenvolve-se "espinhas”. As áreas mais acometidas são a face, o pescoço, o dorso e a região anterior do tórax. Para complementar o tratamento da acne podemos realizar limpeza de pele e peeling químico (ácido retinóico) e de cristal. Para tratar as cicatrizes de acne pode se fazer, além do Dermaroller, 3 lasers: pixel, 1340 pro deep ou CO2 fracionado.
Dra. Renata Rodrigues Orofino
Dra. Renata Rodrigues Orofino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Rio de Janeiro

É uma doença inflamatória que acomete mais de 90% dos adolescentes e envolve as glandulas sebáceas quando estão se desenvolvendo. Devemos cuidar e tratar dos pacientes acometidos pois as lesões causam grande desconforto e comprometem a auto-estima dos pacientes, podendo deixar marcas para toda vida. Temos hoje um grande arsenal de tratamentos e procedimentos para cuidar da doença e de suas sequelas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Dr. Flavio Antonio de B Figueiredo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Belo Horizonte

Condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele.
Fabricio Oliveira Almeida
Fabricio Oliveira Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Salvador

Ver mais

Tem perguntas sobre Acne?

Nossos especialistas responderam 254 perguntas sobre Acne.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O tratamento da acne é conforme a gravidade do quadro. A isotretinoína é recomendado para casos severos e resistentes a terapêutica otimizada e adequada. E, infelizmente, a isotretinoína não é usada visando a cura e sim redução importante do quadro acneico; por isso algum grau pode persistir após. Por isso que escutamos que houve retratamento com isotretinoína anos depois. Sempre converse com sua médica e exponha suas expectativas e aflições.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 9
  • 2
  • 5
Solange Emanuelle Volpato Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Florianópolis

Suspenda o Whey e veja como sua acne vai evoluir. Caso melhore tente trocar a marca do Whey Protein e observe. Ja tive pacientes que apenas com a mudança da marca melhoraram o quadro de acne. Ainda não podemos afirmar com certeza que certos alimentos causem acne mas cada pessoa responde de uma maneira a determinados alimentos. Sobre o Clindoxyl ele é um excelente medicamento quando indicado para o grau de acne correto. Mantenha o acompanhamento com seu dermatologista.

  • 37
  • 10
  • 19
Dr. Pedro da Costa Bencardino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Ola! Sim, o tratamento pode ser feito com essa marca de remédio.

  • 10
  • 0
  • 10
Dra. Giselle Sanches Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

São Paulo

Marcar consulta

As recomendações são para aguardar 60 dias. Contudo, por precaução, sempre solicito que a paciente aguarde 90 dias após a suspensão da medicação para começar a tentar engravidar.

  • 4
  • 0
  • 5
Dra. Marta Machado Mascarenhas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Salvador

Ver as 254 perguntas sobre Acne