Acne - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Acne

Informação sobre Acne

O que é acne?

Acne é uma doença muito comum da pele que costuma aparecer no início da puberdade. Ela é causada pela inflamação das glândulas sebáceas pequenas em torno do cabelo em seu rosto e peito. Ocorre principalmente durante a puberdade e adolescência. Na maioria das pessoas a acne tende a desaparecer cerca de 25 anos, mas há muito sensível na medida em que pode continuar até uma idade mais avançada.

Existe uma cura?

Acne não é completamente curada, mas você pode controlar. Devem ser evitadas:

  • Alta umidade e produtos químicos
  • Espremer a acne
  • Algum remédio
  • Alguns cosméticos com gordura

Alterações hormonais relacionadas com o período menstrual e a gravidez podem contribuir para o desenvolvimento da acne. Da mesma forma, irritantes ambientais como a poluição, calor intenso, umidade e frio também são fatores determinantes.

O que causa a acne?

Durante a puberdade, aumenta a produção de hormônios sexuais masculinos (andrógenos) em ambos os meninos e meninas. Esses hormônios estimulam as glândulas sebáceas, produzindo maior quantidade de gordura. Em algumas pessoas, as glândulas sebáceas são extremamente sensíveis aos andrógenos. Estas pessoas podem desenvolver uma acne grave que exige cuidados médicos.

Porque andrógenos, as glândulas sebáceas produzem mais sebo. Simultaneamente há um estreitamento do canal onde deve sair, evitando a sua expulsão para o exterior.

Quando estas glândulas sebáceas são infectados por bactérias comuns da pele (acnes Propionebacterium) que se alimentam de sebo ou óleo em si, é quando ele provoca o aparecimento de espinhas pequenas, que são característicos desse processo. Estas bactérias remover um número de resíduos de produtos que são irritantes para as glândulas sebáceas, causando inflamação.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas são simples: pequenas manchas vermelhas que se tornam sensíveis, pontos pequenos que contêm ácidos graxos em decomposição. O inchaço desaparece em poucos dias ou semanas, dependendo da gravidade dos casos.

A acne mais grave pode deixar cicatrizes que nunca desaparecer. Acne também pode causar estresse psicológico e problemas de integração social. Nesses casos, é importante estabelecer um tratamento eficaz.

O que pode fazer acne pior?

  • Trabalhando em um ambiente úmido com produtos químicos óleo, graxa e outros
  • Estresse ou tensão emocional
  • O período menstrual
  • Certos medicamentos e produtos químicos
  • Cosméticos graxos
  • Fator hereditário.

O que podemos fazer em nossa casa?

  • Lavar o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro. Certifique-se de lavar o rosto se você estiver suado. Evite esfregar seu rosto, porque você começa a piorar a acne. No entanto, evite lavar muito freqüentes, pois também torna pior.
  • Evite penteados em que o cabelo está constantemente tocando o rosto. Deve manter seu cabelo tão limpo quanto possível, especialmente se é oleoso.
  • Não espremer espinhas. Esta piora a acne e pode causar cicatrizes.
  • Evitar a exposição da pele à luz solar muito quente, muito frio ou muito. A luz solar pode melhorar a acne temporariamente, mas nunca curada. Evite também a exposição ao sol muito, o que pode levar a queimaduras e câncer de pele.
  • Usando não gorduroso hidratantes. Produzido cremes oleosos bloqueiam os poros eo aparecimento de espinhas.
  • Não há nenhuma evidência científica para mostrar que determinados alimentos podem causar acne. No entanto, se percebermos que determinados alimentos aumentam as canelas, devemos evitar ou reduzir a ingestão destes.
  • Ter uma dieta variada e beber muita exercício físico regular. Se a pessoa está bem, a pele também ficará bem.
  • Consultar um bom especialista sobre a melhor maneira de cuidar da pele.
  • Acne leve pode ser tratada. A duração deve ser entre seis e oito semanas para verificar se bem sucedido. Às vezes leva tempo para controlar a acne.

Quando deve consultar um médico?

  • Quando o tratamento não surtiu efeito depois de seis ou oito semanas de tratamento.
  • Quando a acne causar estresse psicológico.
  • Quando as espinhas são grandes (grãos) e dolorosas.
  • Quando há cicatrizes da acne.
  • Quando surgem manchas escuras.

Que tratamento deve ser feito?

Acne não é completamente curada, mas você pode controlar. Por outro lado, a melhoria nunca é instantânea ou permanente, a pele deve continuar tendo o cuidado de evitar a recaída.

Um dermatologista é quem deve indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa e cada tipo de acne. Tratamentos não deve ser tomado por iniciativa própria ou por "um amigo ter ido bem." Uma adequada para uma pessoa pode não ser para outros.

O tratamento depende da gravidade da acne. Medicamentos podem ser aplicados diretamente na pele (tratamento tópico) ou por ingestão (tratamento sistêmico). O tratamento é direcionado para os fatores que causam a acne:

  • O aumento da produção de sebo ou óleo, o que leva ao estreitamento dos poros das glândulas sebáceas.
  • As bactérias acne (Propionebacterium acnes).

Você pode continuar com o tratamento em casa descrita acima, enquanto sendo tratados pelo médico. O tratamento geralmente é continuado até que o paciente é de 20 anos.

Tratamento local

  • Um tratamento com ácido azeláico ou benzoíla normalmente ser suficiente. Estes medicamentos ajudam a prevenir o estreitamento dos poros das glândulas sebáceas e diminuir o crescimento de bactérias acne.
  • Em casos graves, a clindamicina é adicionado à medicação anterior. Este medicamento é um antibiótico e deve ser usado por um curto período de tempo, para impedir que as bactérias se tornem resistentes a ela.
  • O adapaleno é prescrito para as pessoas que têm manchas pretas na pele e inflamação da acne moderada. As mulheres devem levar apenas adapaleno se eles estão usando um tipo apropriado de anticoncepcionais. As mulheres grávidas não devem tomar adapaleno.

O tratamento sistêmico

  • Mulheres em desenvolvimento com acne severa podem se beneficiar do tratamento com contraceptivos contendo anti-androgénico. Pessoas com doença hepática não devem tomar.
  • Pessoas com acne inflamatória grave pode ser tratada por períodos de tempo, com tetraciclina ou eritromicina combinado com um dos medicamentos mais antigos. Tetraciclina não é dado a mulheres grávidas que estão a amamentar ou crianças com menos de 12 anos.
  • Para pacientes com acne cística severa que não melhora com os tratamentos acima pode ser administrada a isotretinoína. É essencial que as mulheres tomam este tratamento não está grávida. As mulheres devem usar contracepção adequada durante o tratamento e por um mês inteiro após terminá-la. A isotretinoína não é adequado para pessoas com problemas hepáticos ou renais. Esta droga tem vários efeitos colaterais, por isso deve ser administrado pelo seu médico.

Posso remover cicatrizes?

Cicatrizes causadas pela acne podem ser eliminadas por ambos abrasão dermatológicos, ou  um tratamento a laser.

Possui uma dúvida concreta sobre Acne? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Acne

Acne é uma doença de pele que causa o aparecimento de espinhas e cravos, principalmente no rosto, pescoço, braços e costas e que na maioria dos casos ocorre devido a alterações hormonais, como adolescência ou gravidez, estresse ou alimentação rica em gordura, por exemplo.A acne ocorre porque se verifica uma obstrução na abertura do folículo dando origem aos comedões e aos cravos, aumentando as chances das bactérias se alojam e provocam espinhas. Existem vários tipos de acne sendo que o tratamento varia com o grau da acne e, pode ser feito com aplicação de pomadas, uso de comprimidos quando predominam as cicatrizes, os cravos e cistos. O tratamento, deve ser iniciado rapidamente.
Dra. Luciane Pesqueira
Dra. Luciane Pesqueira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

|

São Paulo

Muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres. Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.
Dr. Israel Leitão Maia
Dr. Israel Leitão Maia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Fortaleza

O TRATAMENTO DA ACNE É UM GRANDE DESAFIO, DEVEMOS FAZER SEMPRE UMA BOA ANAMNESE, EM ALGUNS CASOS EXAMES DE SANGUE PARA AVALIAR DISTURBIOS HORMONAIS OU MESMO PARA AVALIAR SE O PACIENTE É CANDIDATO AO TRATAMENTO ORAL COM ISOTRETINOINA. O USO DE MEDICAMENTOS ORAIS COMO ANTIBIOPTICOS PODE SER NECESSÁRIO PARA ACNE INFLAMATORIA. O USO TOPICO DO ACIDO RETINOICO É FUNDAMENTAL, ASSIM COMO CONTROLE DA OLEOSIDADE. PEELINGS QUIMICOS AJUDAM NO CONTROLE DA OLEOSIDADE, DA INFLAMAÇÃO E DAS MANCHAS. POR ULTIMO O USO DE ANTICONCEPCIONAIS, BLOQUEADORES HORMON AIS OU ISOTRETINOINA ORAL PODEM SER FUNDAMENTAL PARA CONTROLE DA DOENCA.
Dra. Danielle Souza Espinel
Dra. Danielle Souza Espinel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Natal

A acne pode ocorrer na adolescência e também na vida adulta, principalmente em mulheres. Alterações hormonais contribuem para a acne da mulher adulta e seu tratamento necessita ser diferenciado. O tratamento deve ser realizado o quanto antes a fim de não gerar cicatrizes, que são mais difíceis de reverter quando instaladas. Realizo tratamento tópico e/ou oral para meus pacientes a depender da indicação e grau da acne.
Marcia Horowitz
Marcia Horowitz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Recife

Acne é uma condição da pele que acontece quando os folículos pilosos da pele são obstruídos, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. As áreas mais afetadas são rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Entre as causas mais comuns estão a superprodução de sebo e concentração de células mortas, porém, existem fatores que podem piorar seu aparecimento: hormônios, o uso de certos medicamentos como os corticoides, além de fatores dietéticos. O tratamento da acne é feito a fim de reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação.
Dra. Ana Carulina Moreno

Dermatologista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Acne?

Nossos especialistas responderam 327 perguntas sobre Acne.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O tratamento da acne é conforme a gravidade do quadro. A isotretinoína é recomendado para casos severos e resistentes a terapêutica otimizada e adequada. E, infelizmente, a isotretinoína não é usada visando a cura e sim redução importante do quadro acneico; por isso algum grau pode persistir após. Por isso que escutamos que houve retratamento com isotretinoína anos depois. Sempre converse com sua médica e exponha suas expectativas e aflições.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 9
  • 2
  • 9
Solange Emanuelle Volpato

Dermatologista

Florianópolis

O uso de Whey protein pode sim ter aumentado seu acne, mas com uma dieta adequada e a suplementação de proteína correta dificilmente vc teria tido aumento de acne... Você está fazendo acompanhamento com nutricionista? Indico que busque alguém qualificado que possa te orientar d eu forma individualiza. Att, Roberta Santiago

  • 11
  • 1
  • 19
Roberta Santiago Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Oi. Não vejo nenhum problema. Pode aplicar com um dermatologista tranquilamente. Um abraço

  • 29
  • 11
  • 29
Dra. Ana Carolina Lage Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

São Paulo

Marcar consulta

O melhor tratamento será avaliado após sua consulta com dermatologista a acne pode ter várias causas; desde alterações hormonais até causas por medicamentos .

  • 207
  • 50
  • 149
Dra. Eleonora Dantas Dias Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Manaus

Marcar consulta

Ver as 327 perguntas sobre Acne