Agitação Psicomotora - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Agitação Psicomotora

Os especialistas falam sobre a Agitação Psicomotora

Agitação psicomotora é uma condição de grave alteração do estado psíquico que acomete pacientes com alguma doença psiquiátrica de base, seja um transtorno psicótico, intoxicação por drogas ou mesmo demência. Está condição traz grande sofrimento para os pacientes e seus familiares, devendo ser prontamente controlada e sua causa de base tratada. Nestes casos, a avaliação médica é imprescindível, porque a agitação pode ser sinal de uma condição mais grave oculta, especialmente em casos de demência.
Dr. Guilherme Liausu Cherpak
Dr. Guilherme Liausu Cherpak Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra, Médico clínico geral

|

São Paulo

O tratamento da agitação psicomotora depende muito da causa da agitação. Para tanto, é necessária uma detalhada consulta, afim de descobrir o motivo da agitação e trata-la especificamente. Diversas medicações podem ser utilizadas no tratamento da agitação, e cada um deles é indicado para um fim específico, seja no controle direto da agitação, como os sedativos, benzodiazepínicos, e também fármacos que vão atuar na doença que gera a agitação, por exemplo, os antipsicóticos nos transtornos com sintomas psicóticos.
Dra. Adriana Rabelo
Dra. Adriana Rabelo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Goiânia

Muitas vezes confundida com ansiedade ou hiperatividade, a agitação motora é sim um sintoma presente em ambos os transtornos, porem tambem pode estar associada a situações traumaticas, onde o corpo busca extravassar a energia congelada durante um evento com potencial traumatico atraves desta agitação. A experiencia somatica é uma tecnica que pode auxiliar o cliente a extravassar essa energia de forma curativa e diminuir visivelmente os sintomas. As sessoes de SE podem durar ate 50 minutos, podem ser semanais ou exporadicas.
Samara Lopes Ninahuaman

Psicóloga

|

São Paulo

A agitação é definida como uma elevação na atividade motora (dos movimentos) e da cognição (dos pensamentos) com presença de comportamentos verbais e/ou físicos exacerbados. A agitação é mais encontrada em pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos da personalidade. Entretanto, pacientes deprimidos, ansiosos, com retardo mental também podem apresentar grande irritabilidade e ficarem agressivos (podem agredir verbalmente, quebrar objetos em casa). O comportamento agitado faz sofrer tanto o paciente quanto os seus familiares próximos e amigos e pode melhorar consideravelmente com a ajuda de tratamento especializado.
Geraldo Moreira
Geraldo Moreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Recife

Ver mais

Tem perguntas sobre Agitação Psicomotora?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Agitação Psicomotora.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, isso pode acontecer, especialmente quando a quetiapina estava sendo usada em dosagens altas.

  • 91
  • 63
  • 112
Dr. Caio Bonadio

Medico do Sono

São Paulo

Você deve procurar um profissional e fazer um acompanhamento para ver o que sucede. Mas você ainda está novo e não deve pensar que irá ficar sozinho. Tudo tem um tempo determinado.

  • 21
  • 13
  • 15
Jonathan Mazetti Lopes da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Uberaba

Marcar consulta

Ver as 2 perguntas sobre Agitação Psicomotora