No uso de finasterida p tratamento de queda de cabelo feminina, usa-se...

não é permitido, só pode estar usando finasterida em mulheres com uso de anticoncepcional

Para esclarecer um pouco mais a pergunta, é importante saber que o hormônio testosterona é quem comanda (entre outras ações) o crescimento piloso. Uma enzima , a 5 alfa redutase, atua na transformação de testosterona em Dihidrotestosterona (DHT), que é o responsável pelo afinamento dos cabelos (miniaturização) A finasterina interfere na enzima e, com isso, há menos transformação em DHT. Mulheres e homens produzem testosterona nos testículos, ovários e glândulas suprarrenais. Mulheres tem 20 a 30 vezes menos testosterona que homens, por isso as características externas são diferentes. Mulheres que tomam testosterona para aumentar a força muscular ficam com aspecto masculino. O uso da finasterida nas mulheres é controverso, seu efeito não é tão evidente quanto no homem, além do risco, se engravidar, que ocorra má formação do feto. Por esse motivo, mesmo que a mulher não esteja em atividade sexual, nada impede que isso venha a ocorrer, por isso se for tomar, use anticoncepcional.

Algumas medicações exigem risco redobrado quando são tomadas . Finasterida e isotretinoína são exemplos conhecidos.
Mulher que ainda não entrou na menopausa precisa e deve usar anticoncepcional quando toma alguns medicamentos que podem dar malformações em bebês.
Usar anticoncepcional é prudente .

Ver as 94 perguntas sobre Alopecia

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Alopecia?

Nossos especialistas responderam 94 perguntas sobre Alopecia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.