Amenorréia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - amenorréia

Riad Maicá Qader

Riad Maicá Qader

Ginecologista

Chopinzinho

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Maria Mariana Abreu

Maria Mariana Abreu

Ginecologista

São Paulo

Joao Vitor Torres

Joao Vitor Torres

Ginecologista

Serra Talhada

Henrique M Abrão

Henrique M Abrão

Ginecologista

São Paulo

Givago Furtado

Givago Furtado

Ginecologista

Castanhal

Perguntas sobre Amenorréia

Nossos especialistas responderam a 228 perguntas sobre Amenorréia

Bom dia. Com certeza não é esperado um período tão longo sem menstruar após a interrupção de um método anticoncepcional. Serão necessários exames clínicos, complementares de imagem e laboratório.

Quando o anticoncepcional é interrompido, normalmente o ciclo menstrual volta ao padrão habitual que era antes de fazer uso da medicação. Se está ocorrendo atrasos e já foi afastada a possibilidade…

Especialistas falam sobre Amenorréia

Esse problema acomete muitas mulheres e pode ter diversas causas, entre elas de fundo emocional por stress contínuo e/ou físico, exercícios extenuantes, alterações anatômicas, alterações hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos, entre outros. A notícia boa se tratada e acompanhada pode ser revertida, mas sempre procure um ginecologista de confiança pois é um tratamento contínuo.

Alexandre Kim Sangalan Sasaoka

Ginecologista, Especialista em ultrassonografia

São Paulo

Agendar uma visita

Amenorreia é a ausência de menstruação em uma adolescente ou mulher em idade considerada fértil. Pode ser primária se a adolescente não menstruar até os 14-16 anos (a idade muda de acordo com a presença ou não do desenvolvimento das mamas e pelos pubianos) ou então ser do tipo secundária na paciente que apresentava ciclos regulares e estes se tornam ausentes após três ciclos consecutivos (ou seis meses). As causas possíveis são muitas e a investigação deve ser direcionada ao caso de cada paciente. Frequentemente na amenorreia secundária os ciclos podem ser restabelecidos após o tratamento do fator causal.

Alberto Tavares De Araujo Freitas

Ginecologista

Rio de Janeiro


Amenorréia significa a falta de menstruação em mulheres no período reprodutivo. Pode ser primária, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando a mulher que menstruava regularmente apresenta um atraso de até 3 meses. Dentre as causas de amenórreia secundária temos: gravidez, hiperprolactinemia, problemas na tireoide, uso de medicamentos como anticoncepcionais e outros que podem aumentar a produção de um hormônio chamado prolactina e. A amenorréia primária pode estar associada a malformações do trato genital feminino e disfunções endócrinas. A investigação deve ser feita com exames de sangue e imagem: teste de gravidez, ultrassom transvaginal e dosagens hormonais.

Roseli Silveira Boava Souza

Ginecologista

Campinas


É a ausência da menstruação e pode ter diversas causas. Dependendo da idade e de associação ou não com outros sintomas, são realizados exames específicos para o diagnóstico da causa.

Sabrine Vilán

Especialista em reprodução humana, Ginecologista

Salvador

Agendar uma visita

A amenorreia 1 é a ausência da primeira menstruação aos 15 anos numa menina com caracteres sexuais secundários normais(mama e pelos pubianos), sendo as principais causas a disgenesia gonadal e agenesia mulleriana.A amenorreia 2 refere-se ausência de menstruação por pelo menos 3 meses, em mulheres que menstruavam previamente,sendo as causas mais frequentes a síndrome dos ovários policisticos e aamenorreia hipotalâmica funcional. A investigação das causas da amenorreia envolve a história clínica e exame físico direcionados para as principais causas de amenorreia, alem de exames hormonais como BHCG para descartar gravidez, FSH, TSH, PRL, teste da progesterona, ultrassonografia pélvica, etc...

Graziella Nogueira Mendonça Monteiro De Barros

Endocrinologista

Rio de Janeiro


Amenorréia é a falta de menstruação, a principal causa é a gravidez, mas pode decorrer também por problemas uterinos e hormonais. As causas devem sempre ser investigadas por um ginecologista para que o tratamento adequado seja realizado.

Adriana Martins Boareto

Ginecologista

Uberlândia


A amenorreia é o nome técnico para a ausência de menstruação. É uma condição que acomete diversas mulheres em idade fértil, e que pode ser o resultado de alguma alteração hormonal. Sua consequência mais temida é a infertilidade. A síndrome dos ovários policísticos, condição extremamente prevalente, é uma das principais causas de amenorréia e irregularidade menstrual, além de relação com sobrepeso/obesidade e elevação dos níveis de testosterona e resistência à insulina. Outra causa de amenorreia é o excesso na produção de prolactina, que também provoca dores de cabeça e saída de secreção leitosa pelas mamas.

Ana Clara Ribeiro Réche

Endocrinologista

Ouro Branco


Amenorréia é definida por ausência de menstruação por período de 3 meses ou mais, e pode ter diversas causas. É classificada em amenorréia primária, quando aquela pessoa nunca apresentou menstruação ou secundária, quando a mulher deixa de menstruar depois de já ter seus ciclos menstruais instituídos. A avaliação clínica e laboratorial são essenciais para o diagnóstico.

Roberta Arilla Bocchi

Ginecologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Amenorréia?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.