Amenorréia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Amenorréia

Os especialistas falam sobre a Amenorréia

Esse problema acomete muitas mulheres e pode ter diversas causas, entre elas de fundo emocional por stress contínuo e/ou físico, exercícios extenuantes, alterações anatômicas, alterações hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos, entre outros. A notícia boa se tratada e acompanhada pode ser revertida, mas sempre procure um ginecologista de confiança pois é um tratamento contínuo.
Dr. Alexandre Kim Sangalan Sasaoka
Dr. Alexandre Kim Sangalan Sasaoka Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Amenorreia é a ausência de menstruação em uma adolescente ou mulher em idade considerada fértil. Pode ser primária se a adolescente não menstruar até os 14-16 anos (a idade muda de acordo com a presença ou não do desenvolvimento das mamas e pelos pubianos) ou então ser do tipo secundária na paciente que apresentava ciclos regulares e estes se tornam ausentes após três ciclos consecutivos (ou seis meses). As causas possíveis são muitas e a investigação deve ser direcionada ao caso de cada paciente. Frequentemente na amenorreia secundária os ciclos podem ser restabelecidos após o tratamento do fator causal.
Dr. Alberto Tavares de Araujo Freitas
Dr. Alberto Tavares de Araujo Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Rio de Janeiro

Amenorréia significa a falta de menstruação em mulheres no período reprodutivo. Pode ser primária, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando a mulher que menstruava regularmente apresenta um atraso de até 3 meses. Dentre as causas de amenórreia secundária temos: gravidez, hiperprolactinemia, problemas na tireoide, uso de medicamentos como anticoncepcionais e outros que podem aumentar a produção de um hormônio chamado prolactina e. A amenorréia primária pode estar associada a malformações do trato genital feminino e disfunções endócrinas. A investigação deve ser feita com exames de sangue e imagem: teste de gravidez, ultrassom transvaginal e dosagens hormonais.
Dra. Roseli Silveira Boava Souza
Dra. Roseli Silveira Boava Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Barueri

É a ausência da menstruação e pode ter diversas causas. Dependendo da idade e de associação ou não com outros sintomas, são realizados exames específicos para o diagnóstico da causa.
Dra. Sabrine Vilán Leão Barretto
Dra. Sabrine Vilán Leão Barretto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Salvador

A amenorreia 1 é a ausência da primeira menstruação aos 15 anos numa menina com caracteres sexuais secundários normais(mama e pelos pubianos), sendo as principais causas a disgenesia gonadal e agenesia mulleriana.A amenorreia 2 refere-se ausência de menstruação por pelo menos 3 meses, em mulheres que menstruavam previamente,sendo as causas mais frequentes a síndrome dos ovários policisticos e aamenorreia hipotalâmica funcional. A investigação das causas da amenorreia envolve a história clínica e exame físico direcionados para as principais causas de amenorreia, alem de exames hormonais como BHCG para descartar gravidez, FSH, TSH, PRL, teste da progesterona, ultrassonografia pélvica, etc...
Dra. Graziella Nogueira Mendonça Monteiro de Barros
Dra. Graziella Nogueira Mendonça Monteiro de Barros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Amenorréia?

Nossos especialistas responderam 27 perguntas sobre Amenorréia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, são muitas as causas de amenorréia secundária e todas devem ser minuciosamente investigadas. Não apenas com dosagens hormonais mas exames de imagem também. Muito importante o exame físico e história familiar. À disposição.

  • 14
  • 2
  • 14
Dra. Anne Karine Zampieri Rebuglio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Generalista, Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Olá. A ausência de menstruação é chamada de amenorreia primária. A amenorreia primária aos 18 anos não é normal. Os problemas uterinos, hormonais, ovarianos e até alterações vaginais deverão ser pesquisados. Quem não menstrua pode ter grandes dificuldades ou mesmo impossibilidade de engravidar. As mulheres que não menstruam podem ter problemas associados como alterações renais e osteoporose. Procure o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta de investigação.

  • 8211
  • 3053
  • 8219
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Olá, acredito que você deve ir nas 2 especialidades. Pelo sintomas que você descreve, talvez primeiro no endocrinologista para realizar uma avaliação hormonal (incluindo prolactina), já que não parece haver uma alteração anatômica, já que você menstruava até há alguns meses.

  • 42
  • 16
  • 78
Dra. Thais H. Inoue Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Paulo

Marcar consulta

Sim, a amenorreia hipotalâmica é uma das principais causas de amenorreia que durante uma investigação sempre e importante questionar quanto à perda de peso e distúrbios alimentares / excesso de atividade física. Sendo assim, é fundamental saber o peso inicial para avaliar a porcentagem de perda. Torna-se necessário avaliar a causa da perda de peso, caso tenha sido intencional devido por exemplo à obesidade, avaliar a recuperação de parte deste peso o que geralmente há o retorno do fluxo menstrual. Como é um diagnóstico de exclusão é necessário excluir distúrbio tireoidiano, gestação, aumento da prolactina e menopausa precoce. Att, Amanda Laudier

  • 109
  • 47
  • 63
Amanda de Araujo Laudier Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 27 perguntas sobre Amenorréia