Amenorréia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Amenorréia

Os especialistas falam sobre a Amenorréia

Esse problema acomete muitas mulheres e pode ter diversas causas, entre elas de fundo emocional por stress contínuo e/ou físico, exercícios extenuantes, alterações anatômicas, alterações hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos, entre outros. A notícia boa se tratada e acompanhada pode ser revertida, mas sempre procure um ginecologista de confiança pois é um tratamento contínuo.
Dr. Alexandre Kim Sangalan Sasaoka
Dr. Alexandre Kim Sangalan Sasaoka Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Ginecologista

|

São Paulo

Amenorreia é a ausência de menstruação em uma adolescente ou mulher em idade considerada fértil. Pode ser primária se a adolescente não menstruar até os 14-16 anos (a idade muda de acordo com a presença ou não do desenvolvimento das mamas e pelos pubianos) ou então ser do tipo secundária na paciente que apresentava ciclos regulares e estes se tornam ausentes após três ciclos consecutivos (ou seis meses). As causas possíveis são muitas e a investigação deve ser direcionada ao caso de cada paciente. Frequentemente na amenorreia secundária os ciclos podem ser restabelecidos após o tratamento do fator causal.
Dr. Alberto Tavares de Araujo Freitas
Dr. Alberto Tavares de Araujo Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Rio de Janeiro

É a ausência da menstruação e pode ter diversas causas. Dependendo da idade e de associação ou não com outros sintomas, são realizados exames específicos para o diagnóstico da causa.
Dra. Sabrine Vilán Leão Barretto
Dra. Sabrine Vilán Leão Barretto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Salvador

Amenorréia é a falta de menstruação, a principal causa é a gravidez, mas pode decorrer também por problemas uterinos e hormonais. As causas devem sempre ser investigadas por um ginecologista para que o tratamento adequado seja realizado.
Dra. Adriana Martins Boareto
Dra. Adriana Martins Boareto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Uberlândia

A amenorreia é o nome técnico para a ausência de menstruação. É uma condição que acomete diversas mulheres em idade fértil, e que pode ser o resultado de alguma alteração hormonal. Sua consequência mais temida é a infertilidade. A síndrome dos ovários policísticos, condição extremamente prevalente, é uma das principais causas de amenorréia e irregularidade menstrual, além de relação com sobrepeso/obesidade e elevação dos níveis de testosterona e resistência à insulina. Outra causa de amenorreia é o excesso na produção de prolactina, que também provoca dores de cabeça e saída de secreção leitosa pelas mamas.
Dra. Ana Clara Ribeiro Réche
Dra. Ana Clara Ribeiro Réche Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Ouro Branco

Ver mais

Tem perguntas sobre Amenorréia?

Nossos especialistas responderam 18 perguntas sobre Amenorréia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá. A sua avaliação clínica através da história clínica, das suas queixas e do exame físico é fundamental para o diagnóstico. Se você está há mais de 3 meses sem menstruar, você tem uma amenorreia secundária. As principais causas são disfunções hormonais: hiperprolactinemia, disfunções da tireoide e adrenal, menopausa, síndrome do ovário policístico, obesidade, etc. Entre as causas mais comuns para a sua idade está a síndrome do ovário policístico. A sua médica passou o acetato de medroxiprogesterona por via oral? Esse teste de progesterona poderá fazer a sua menstruação descer a depender da causa da sua amenorreia secundária. Esse teste não faz o diagnóstico da causa da amenorreia. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.

  • 5182
  • 2248
  • 3812
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Temos diversas patologias do sistema endócrino que interfere na regularidade do ciclo menstrual. A lista é grande. Para o seu caso, você deve se consultar com ginecologista ou endocrinologista para que seja feita a pesquisa clínica, ecográfica e radiológica a fim de se chegar ao diagnóstico e facilitar o tratamento

  • 445
  • 57
  • 4215
Dr. Dr.José Marcos

Ginecologista

Curitiba

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Será que a irregularidade menstrual é somente deve ao uso errrado do anticoncepcional? Os miomas, polipos, adenomiose podem provocar irregularidade menstrual. Para esse diagnóstico, a avaliação do seu médico através do exame físico é importante. O exame de ultrassom pode ser necessário. Existem medicações que podem ajudar para reduzir ou parar o sangramento como anti-inflamatórios e anti-fibrinoliticos. Se você tomou o anticoncepcional errado, existe o risco de gravidez. Faça um teste de gravidez. Está com dificuldades no uso dos anticoncepcionais por via oral devido a esquecimentos? Discuta com o seu médico os anticoncepcionais de longa duração como DIU hormonal, DIU de cobre ou implante. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional e hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. Converse com o seu médico.

  • 5182
  • 2248
  • 3812
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Tudo bem? Bom, situações onde meninas não menstruam até os 16 anos devem ser investigadas. Assim como aquelas com 14 anos e sem desenvolvimentos carácteres sexuais (mamas e pelos pubianos). Algumas alterações hormonais podem ser responsáveis por esse atraso e meeecem uma Investigação cuidadosa .

  • 8
  • 5
  • 6
Dra. Danielle Fabretti Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Endocrinologista pediátrica

Londrina

Marcar consulta

Ver as 18 perguntas sobre Amenorréia