Anemia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Anemia

Informação sobre Anemia

Quando há uma diminuição de eritrócitos sanguíneos, representada na análise como uma diminuição da hemoglobina, falamos da anemia. O paciente apresenta fadiga, palidez da pele e das mucosas e taquicardia (aumento da frequência cardíaca). O tratamento deve ser direcionado para o tipo de anemia diagnosticada e pode até mesmo exigir transfusões de sangue. Em caso de uma anemia grave, a ausência de células portadoras de oxigênio podem levar a episódios de isquemia do tecido.

Possui uma dúvida concreta sobre Anemia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Anemia

O principal tópico sobre anemia é que ela não é uma doença mas sim o sinal de uma doença. O ponto básico é: o que está causando esta anemia? Assim como uma febre pode ter como causa algo tão simples como um resfriado comum que vai curar sozinho ou uma meningite iniciando e que vai matar o paciente em 36 horas assim é a anemia: pode ser algo simples e fácil de resolver ou pode ser algo complexo e as vezes grave. Deve ser sempre investigada por um médico. Não fique tomando vitaminas nem ferro que a tua amiga ou o teu vizinho ou o balconista da farmácia sugeriu. Vá a um médico. Tem que achar a causa.
Dr. Irineu Umberto Librenza
Dr. Irineu Umberto Librenza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

|

Paranavaí

Anemia não é uma doença, mas sim uma manifestação de doença. O que define o estado anêmico é a queda dos níveis de hemoglobina abaixo dos valores normais. O exame indicado para o diagnóstico da anemia é o hemograma; nele, há também os índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM, RDW), que dão pistas sobre o tipo e a causa da anemia. Com base no hemograma, o Hematologista pode solicitar exames complementares para confirmar a causa da anemia, e assim escolher o tratamento adequado. As causas e os mecanismos são muito variados e complexos, e o Hematologista é o profissional mais indicado. Os sintomas mais comuns são a palidez, o cansaço, a sonolência.
Dr. Alexandre Mello de Azevedo

Hematologista

|

São Paulo

A SÍNDROME ANÊMICA é um conjunto de sinais e sintomas caracterizados pela baixa nos níveis de hemoglobina e hematócrito, que podem ter INÚMERAS CAUSAS. Tal síndrome deve ser encarada da mesma forma que a febre, ou SÍNDROME FEBRIL (que pode ter sua origem desde uma simples amigdalite até um quadro neoplásico).TODA ANEMIA DEVE SER INVESTIGADA antes de se instituir o tratamento, pois sua origem pode vir de transtornos variados: hipotireoidismo, doenças renais, doenças auto-imunes, hepáticas, intestinais, deficiências nutricionais, distúrbios do esôfago e estômago, neoplasias, intoxicações, etc.Tratar a anemia sem firmar o diagnóstico pode atrapalhar na sua correta investigação.
Dra. Gina Goulart
Dra. Gina Goulart Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Hematologista, Homeopata

|

Brasília

Investigação e tratamento de anemias e outras alterações do sangue.
Dr. Saulo Vianna Amador dos Santos
Dr. Saulo Vianna Amador dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

|

Belo Horizonte

Anemia é muito frequente na população brasileira. Entre as causas, a deficiência de ferro é a mais comum. Ela cursa com alteração do padrão de sono, da memória e da aprendizagem. Os sintomas são palidez, dor de cabeça, tontura, desânimo, cansaço fácil, sopro cardíaco, palpitações, falta de ar, perda de apetite, tristeza, falta de sono e de concentração, perverções alimentares (comer gelo, terra, sabão), entre outros. Mas lembre-se, nenhum desses sintomas é específico da anemia. Muitas vezes, algumas adequações nos hábitos alimentares são responsáveis pela melhora do quadro. Eventualmente, precisamos utilizar medicamentos.
Dra. Paula Ji Won Woo Guglielmetti
Dra. Paula Ji Won Woo Guglielmetti Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Pediatra

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Anemia?

Nossos especialistas responderam 184 perguntas sobre Anemia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade, etc. Ter miomas não é igual a fazer cirurgias. Não se opera apenas pelo tamanho dos miomas. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas no controle de sintomas como sangramento uterino anormal e cólicas menstruais, mas não farão o mioma desaparecer ou crescer. Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia deverá ser considerada, desde a retirada dos miomas até a retirada do útero. A embolização das artérias uterinas é uma alternativa ao tratamento cirúrgico. A anemia pode ser tratada com o controle do fluxo menstrual e suplementação de ferro. Com certeza existem um tratamento para o seu caso. O tratamento deverá ser individualizado. Converse com seu médico.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 8156
  • 3035
  • 8138
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Boa noite. Primeira coisa é definir a causa da Microcitose do seu filho. Existem varias condições patológicas que levam a microcitose, sendo a mais comum delas as anemias ferroprivas, que inclusive são muito comuns em crianças desta faixa etária, porém não é a única causa e por isso precisa ser devidamente investigada. Além do mais, a reposição de ferro oral também têm suas diferenças e só se tornará eficaz se esta microcitose estiver associada a uma anemia ferropriva. Outras particularidades em relação a eficácia ou não do Neutrofer, são melhor avaliadas em uma consulta hematológica. Obrigado.

  • 44
  • 13
  • 42
Dr. Daurio Silva Raia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Hematologista

Divinópolis

Olá, precisamos abre o tipo de anemia. Para sabermos se há necessidade de transfusão ou não. O valor da hemoglobina e se é algo genético que possa afetar o bebê.

  • 4
  • 1
  • 0
Dra. Veridiana Rolim Soares de Abreu

Pediatra

São Paulo

Anemia pode ocorrer em várias enfermidades. Ela surge em casos mais simples, por deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Parasitose intestinal, alimentação deficitária, hemorragia excessiva em miomas uterinos intracavitários, neoplasias (câncer) que atingem a medula óssea, o estômago e intestino, também são causas de anemias. Estamos citando apenas algumas enfermidades que podem levar a anemia. Há muitas outras. Diabetes em geral é devida a carência na produção de insulina, podendo ocorrer também elevação dos níveis de glicose no sangue quando há aumento da resistência insulínica (dificuldade para a insulina exercer sua função). Anemia não causa diabetes. Anemia não causa doenças, ela é resultado da existência de enfermidades que de alguma forma afeta a produção de hemácias (células vermelhas) ou levam a perda de células vermelhas por hemorragias (visíveis ou perceptíveis ao microscópio).

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 21
  • 4
  • 22
Dr. Vanuzio de Melo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Ver as 184 perguntas sobre Anemia