Aneurisma Intracraniano - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Aneurisma Intracraniano

Os especialistas falam sobre a Aneurisma Intracraniano

Aneurisma cerebral pode ser tratado de maneira expectante, microcirúrgica ou por embolização. A escolha do melhor tratamento depende da ocorrência ou não do sangramento, características do aneurisma e clínica do paciente.
Dr. Dener Zandonadi
Dr. Dener Zandonadi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião, Neurologista

|

São Luís

Aneurismas cerebrais Os aneurismas cerebrais são dilatações de vasos sanguíneos localizados no cérebro. Essas dilatações geralmente apresentam um enfraquecimento da parede do vaso sanguíneo, o que pode resultar na ruptura dessa parede. O quadro de ruptura do aneurisma costuma ser grave, pois resulta em um sangramento dentro do cérebro. O risco de ruptura de um aneurisma depende de diversos fatores, como idade do paciente, tamanho e localização da lesão. Os aneurismas que apresentam um alto risco de ruptura devem ser tratados cirurgicamente.
Dr. Felipe Gonçalves de Carvalho
Dr. Felipe Gonçalves de Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Rio de Janeiro

A maioria das pessoas que tem o aneurisma cerebral são diagnosticadas após um sangramento. Temos duas opções de tratamento, a cirurgia ou o tratamento endovascular. A melhor forma de tratamento vai depender principalmente da condição clínica do paciente e do formato do aneurisma. Os aneurismas incidentais, aqueles que não sangraram, podem receber tratamento intervencionista ou conservador. É muito importante uma consulta com especialistas nos dois métodos de tratamento para definir a conduta. Os aneurismas que sangraram devem sempre ser tratados com urgência, pois são patologia grave.
Egmond Alves
Egmond Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Sorocaba

O Aneurisma Cerebral caracteriza-se por uma dilatação anômala nos vasos intracranianos. Há condições que favorecem o aparecimento dessas lesões como pressão alta, tabagismo e história familiar. Existem também algumas doenças que apresentam uma elevada propensão ao desenvolvimento dos aneurismas como Doença Policística Renal, Síndrome de Ehlers-Danlos e Síndrome de Marfan. É necessário uma minunciosa avaliação da localização, vasos envolvidos, tamanho, idade e estado geral do paciente, assim como se o aneurisma é roto ou não-roto para indicar tratamento.
Dra. Doralice Batista
Dra. Doralice Batista Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgiã

|

Campos Dos Goytacazes

Aneurisma consiste num ponto de fragilidade de um vaso cerebral, e confere um risco de ruptura seguida de hemorragia cerebral em média de 2 a 4% ao ano (este risco pode ser ainda maior de acordo com alguns aspectos e localização dos aneurismas). Para o tratamento destas lesões potencialmente ameaçadoras a vida, a Microcirurgia Vascular Intracraniana (Clipagem do aneurisma) consiste numa opção de tratamento quase sempre definitiva, e quando bem sucedido, na grande maioria das vezes, elimina o risco da ruptura seguida de hemorragia cerebral relacionada ao aneurisma.
Dr. Jaquisson Guimarães Filho
Dr. Jaquisson Guimarães Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Salvador

Ver mais

Tem perguntas sobre Aneurisma Intracraniano?

Nossos especialistas responderam 12 perguntas sobre Aneurisma Intracraniano.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Bom dia, Os aneurismas cerebrais têm um risco de sangramento de 1% ao ano, cumulativo. Se você ainda é jovem o risco de sangramento acumulado será alto. Apesar de estimativas, não se pode prever o rompimento. O fato é que em geral o sangramento de um aneurisma é um evento fatal em sua maior. Considere a possibilidade de tratamento definitivo com um neurocirurgião.

  • 410
  • 66
  • 221
Dr. Thiago Gomes Martins Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião, Neurologista

João Pessoa

Marcar consulta

O Aneurisma é uma dilatação ( como se fosse um " crescimento") que ocorre de uma forma anormal na parede de um vaso sanguineo (esta dilatação pode ser causada por um enfraquecimento da parede do vaso, um trauma ou por alguma doença vascular). Quando são intracranianos devem ser prontamente acompanhados e tratados por um neurocirurgião, pois esta implicado em riscos graves caso haja rompimento do aneurisma. Fatores que são levados em consideração são as caracteristicas do aneurisma, a idade e saúde geral do paciente, a localização do aneurisma, entre outros fatores. Um abraço

  • 76
  • 145
  • 1566
Dra. Paula Guedes Macedo Dieckmann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

São Paulo

Boa tarde. Geralmente os clipes metálicos são feitos de nitinol. Observar qual o modelo e fabricante para ter a informação exata.

  • 241
  • 69
  • 183
Dr. Luiz Felipe Gannam De Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

São Paulo

Ola boa tarde. O tratamento dos aneurismas cerebrais dependem do tamanho e da localização dos mesmos. Quanto as opções de tratamento teriam as por microcirurgia ou via endovascular. Diria que a opção para a cirurgia endovascular tem o problema de uso de contraste que deve ser considerado no momento e quanto a microcirurgia, existem opções de mínima invasão e assistidas por vídeo, porém não sei se seria um bom momento de escolher tratar agora devido a gravidez, em nenhuma técnica. Sugiro que busque um neurocirurgião para avaliar o seu caso, que é um caso mais especial devido sua condição clínica no momento. Estou a disposição em São Paulo e Campinas.

  • 257
  • 50
  • 118
Telmo Augusto Barba Belsuzarri Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Campinas

Marcar consulta

Ver as 12 perguntas sobre Aneurisma Intracraniano