Angústia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Angústia

Os especialistas falam sobre a Angústia

A angústia surge devido a um acumulo de sentimentos, sensações negativas que foram ignoradas ou não resolvidas. Quando surge, normalmente sentimos um mal estar não especifico ou em alguma parte do corpo, como aperto no peito ou na garganta mas que não conseguimos relacionar a nenhum evento. O trabalho na terapia é para identificar sentimentos ou situações em que o cliente tem dificuldade e desenvolver / aperfeiçoar habilidades para lidar saudavelmente com as situações geradoras de angustia.
Juliana Rezende Ferreira

Psicóloga

|

Belo Horizonte

Aperto no peito, sensação de vazio, sufocamento, inquietação, descontentamento e ansiedade. A angústia é uma manifestação emocional perturbadora e incômoda que, por se manifestar por meio de sintomas similares a outros problemas, é muito confundida com ansiedade, pânico, depressão e problemas cardíacos. A angústia é resultante do excesso de questionamentos, incertezas e cobranças pessoais. A busca constante por respostas existenciais, o sentimento de culpa, a frustração e o medo são outros fatores que também podem trazer a sensação de angústia. Em geral, a angústia pode ser resultante de alguma questão emocional mal resolvida ou a problemas existenciais. A psicoterapia pode ajudar nisso.
Cladismari Zambon
Cladismari Zambon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

A angústia é um sentimento real, pode ser expressa em "sensação de nó na garganta, sudorese, dificuldade para respirar, medo de acontecer algo que não se sabe o que, pressão na cabeça, dor no peito, sensação de desespero, dentre outras descrições. A angústia invade a alma e vira e mexe, ela ainda está lá, tomando conta do individuo, impedindo-o de viver uma vida plena, satisfeita e feliz. É a mente e o corpo gritando. Gritando por socorro, por ajuda, por compreensão, por entendimento, por melhoria. Em casos de crises intensas e profundas é importante, além da terapia, o tratamento medicamentoso. Angústia pode ser compreendida por muitos por ausência de sentido e outras compreensões.
Dra. Marlene Galdino
Dra. Marlene Galdino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Campinas

A angústia é um sintoma geralmente associado à ansiedade. Pode ser um desconforto que se sente na região do peito, estômago. Pode trazer dificuldade em respirar bem, naturalmente. Esse sintoma, assim como outros, é um sinal de que há algo que precisa de atenção, de cuidado. Todo sintoma tem uma função boa por trás, assim que podemos dar ¨voz¨ à ele, entendendo o que seu Ser. seu Corpo sua Alma está pedindo. A psicoterapia é um caminho de investigação e elaboração para esses sintomas. Dependendo do caso, sessões de relaxamento e hipnoterapia auxiliam para trazer insights e bem estar.
Alessandra Maria Esquillaro
Alessandra Maria Esquillaro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Jundiaí

Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e com ressentimentos aliados a alguma dor. Na psicoterapia é trabalhado o desenvolvimento emocional, fazendo com que o paciente reflita e traduza seus pensamentos, criando condições para contornar sentimentos que julga insuportáveis. A angústia é um problema de saúde e necessita de acompanhamento. Se ela anda sufocando-o, chega de sofrer em silêncio.
Cátia Cilene Torres Castilho
Cátia Cilene Torres Castilho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Nova Iguaçu

Ver mais

Tem perguntas sobre Angústia?

Nossos especialistas responderam 4 perguntas sobre Angústia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A angústia e a ansiedade são respostas normais e saudáveis a determinadas situações - isso quando em intensidade e frequência que não atrapalhe a vida e comprometa o bem estar da pessoa. Se você está escrevendo esta pergunta é porque já está preocupado. Uma orientação psicológica pode sim te ajudar.

  • 140
  • 89
  • 66
Cíntia Ribeiro Thomaz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

Geralmente, nos primeiros 14 dias do início da sertralina, pode haver um efeito colateral de piora da ansiedade. Isso pode geral vários sintomas desagradáveis: desde angústia até mesmo crises de pânico. Também pode haver uma leve piora dos pensamentos intrusivos/obsessivos. Infelizmente a maioria das medicações para tratamento do TOC e ansiedade podem gerar esses efeitos no início. Sugiro que você converse com seu psiquiatra para melhor avaliação do seu quadro e desses sintomas que você vem tendo.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 255
  • 172
  • 752
Rafael Dias Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Osasco

Marcar consulta

Olá! A análise/psicoterapia pode lhe ajudar. Transformar essa angústia em palavras é uma possível saída para os sintomas. A partir do momento que você fala e escuta o que você diz com o suporte de um profissional você percebe os ditos de outra forma e pode elaborá-los. À medida em que você conta a sua história, você vai se dando conta do que a levou a isso e encontrará maneiras de reescrevê-la, com menos angústia e menos sofrimento. Espero ter ajudado. Abs!

  • 25
  • 35
  • 46
Cláudia Ferreira Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

Duque de Caxias

Marcar consulta

Se não conseguir tomar decisões te desespera, dê um tempo. Tudo bem não decidir naquele momento. Se acalme e deixe para pensar depois, com mais calma, sem desesperos. As vezes a obrigação em decidir algo pode deixar-nos aflitos. Nesse momento, respeite sua angustia mas perceba o que ela quer te dizer e leve a terapia.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 48
  • 23
  • 15
Marcelle Pazini Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 4 perguntas sobre Angústia