Ansiedade da Separação - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ansiedade da Separação

Os especialistas falam sobre a Ansiedade da Separação

A separação conjugal nem sempre termina de forma amigável, principalmente quando envolve crianças. Esses conflitos muitas vezes impossibilitam as pessoas a se reencontrarem. As angustias, magoas, sensações de perdas e abandono, são algumas variáveis muito comuns nas separações. A psicoterapia é fundamental para melhor compreensão sobre os aspectos da separação, reflexão sobre os fatores positivos das experiências vividas e dar um novo sentido a existência.
Dr. Sebastião Nascimento
Dr. Sebastião Nascimento Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo, Sexólogo

|

Manaus

O aconselhamento, ao invés de medicamentos, é o tratamento de escolha para o transtorno de ansiedade de separação, que é de gravidade ligeira. Para as crianças que não quer ter melhorado com aconselhamento sozinho, sofrem de sintomas mais graves, ter outros problemas emocionais, além de transtorno de separação, tratamento deve consistir de uma combinação de abordagens. Psicoterapia, medicação, e aconselhamento dos pais são três intervenções que foram encontrados para ser eficazes para o tratamento do transtorno de ansiedade de separação, particularmente em combinação. A terapia comportamental aplicada em separação de casais, filhos que sofrem esta separação, pós morte.
Dra. Maria Cristina Cagnin

Psicopedagoga

|

Cotia

Tratamento quando a pessoa tem dificuldades de separar-se de pessoas familiares. Muito recorrente na infância, mas pode ser um sintoma de qualquer idade.
Fernanda Turbat
Fernanda Turbat Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Florianópolis

Por vezes, processos de separação com pessoas ou situações afetivamente significativas produzem ansiedade e sofrimento. Ainda que seja um efeito comum e não necessariamente problemático, pode se transformar em sofrimento que causa prejuízos e que eventualmente demanda acompanhamento por um profissional.
Patrícia Burgos Leite

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

No desenvolvimento infantil é esperado que a criança manifeste ansiedade ao afastar-se de suas figuras parentais ou de referência. Em um afastamento prolongado, como uma viagem a trabalho, é natural que a criança demonstre saudades, manifeste algumas alterações de comportamento como chorar ao ir dormir ou até mesmo queixas somáticas como dores de cabeça ou dores de barriga. No transtorno de ansiedade de separação, estas vivências se intensificam e expressam-se em situações onde o afastamento não justifica a intensidade do comportamento ansioso. Esse transtorno pode prejudicar o desenvolvimento infantil, sua vida escolar, familiar e social. O melhor recurso é procura ajuda de um psicólogo.
Giuliana Nacif
Giuliana Nacif Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Ansiedade da Separação?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Ansiedade da Separação.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Um psicologo poderá lhe ajudar,não somente na questão do divorcio que esta passando mas também em vários questões que lhe causam ansiedade.Você vai conseguir ter uma qualidade de vida melhor,sentirá mais segura em todos os aspectos de sua vida.Abraco

  • 49
  • 24
  • 31
Dra. Jorgete Onohara

Psicóloga

Joinville

A Ansiedade de Separação pode atingir crianças (e adolescentes) e tem como característica a ansiedade excessiva envolvendo o afastamento do lar ou daqueles a quem a criança está fortemente vinculada. Trata-se de uma ansiedade não adequada ao nível de desenvolvimento e que por persistir causa sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas sociais da vida da criança. O tratamento da Ansiedade de Separação envolve necessariamente a família e a psicoterapia, sendo o suporte psicológico uma forma de auxiliar a criança a minimizar os impactos negativos deste transtorno.

  • 4
  • 16
  • 5
Dra. Jacqueline Carvalho

Psicóloga

Rio de Janeiro

Primeiro é preciso saber se você toma algum medicamento. Se sim, quem receitou esse medicamento. No seu discurso é possível observar termos técnicos; esse termos foram pesquisados ou diagnosticados? Procure um psicólogo para poder escutar o que circula nessa queixa.

  • 9
  • 9
  • 9
Caio Reis

Psicanalista

Salvador

Ver as 3 perguntas sobre Ansiedade da Separação