Ansiedade e medo de dirigir - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ansiedade e medo de dirigir

Os especialistas falam sobre a Ansiedade e medo de dirigir

A ansiedade antes e durante a realização do exame prático de direção e o medo de dirigir são questões próximas. São resultado de interpretações errôneas sobre acontecimentos futuros, seu próprio desempenho, imagem negativa de si mesmo. Tudo isso produz ansiedade, insegurança, medo. Consequentemente leva à evitação de pegar o carro e em relação a prova, influencia no desempenho do candidato. A Terapia Cognitivo-comportamental contribui na identificação de pensamentos produtores de ansiedade, resignificação dos mesmos, fortalecimento de si, promove domínio das emoções a partir de técnicas de relaxamento e desenvolvimento de comportamentos necessários para o enfrentamento.
Marcelle Pazini Soares
Marcelle Pazini Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

MEDO DE DIRIGIR! É possível superar. O medo é uma das emoções primárias que resultam da aversão natural a uma ameaça, que pode ser real ou imaginária. O medo ou fobia de dirigir pode ter várias origens e é uma condição que atinge um grande número de pessoas. A Dessensibilização Sistemática é uma técnica da TCC - Terapia Cognitivo Comportamental, que consiste na exposição gradual ao volante e ao trânsito, e obtém bons resultados em casos de medo de dirigir.
Luciane Brisotto Pavanelo
Luciane Brisotto Pavanelo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

Para se trabalhar a ansiedade é importante que você observe e exercite a sua respiração, tendo como meta o relaxamento. O medo de ser avaliada influi diretamente na resposta de ter que acertar e não poder errar, isso muitas vezes paralisa ou congela a pessoa. Aumentado assim a ansiedade por pensar que não conseguirá corresponder às expectativas dos outros. É bem possível que as questões emocionais sobreponha as racionais e nesse caso a terapia em EMDR é provavelmente a mais indicada.
Dalma de Almeida Machado Borges
Dalma de Almeida Machado Borges Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Goiânia

O medo tem 2 funções em nossas vidas, o de fugir ou o de lutar. Quando ele vira um impeditivo ou atrapalha nossas atividades cotidianas, precisamos prestar atenção e procurar ajuda. Quando sentimos medo ou ansiedade nas situações é porque estamos vendo os perigos que podem ocorrer, mas nos esquecemos de observar os recursos que temos para lidar com eles. Você conhece alguém, ou até mesmo você, que já tirou carta de motorista, não dirige e acaba tendo sua vida limitada a depender da carona e tempo dos outros ou gastar dinheiro com taxi ou ônibus? Se sim, fique tranquilo! Isso é mais comum do que pensamos e mais fácil de lidar do que imaginamos, por meio da Terapia Cognitiva Comportamental!
Betânia Gonçalves
Betânia Gonçalves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Ribeirão Preto

Ansiedade é um estado de apreensão diante do contexto de ameaça que não está muito claro ou diante da situação de conflito, em que tanto conseqüências boas quanto ruins podem se seguir a algumas das nossas ações. Tanto o medo quanto a ansiedade são estados corporais que envolvem alterações comportamentais e fisiológicas normais quando apresentados em situações de ameaça “concreta” àquele que os experiência. Entretanto, níveis intensos de medo e/ou ansiedade podem ser apresentados em contextos rotineiros, tais como dirigir um carro, falar em público, ir ao trabalho ou cumprimentar uma pessoa conhecida.
Paula Machado e Silva
Paula Machado e Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Ansiedade e medo de dirigir?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Ansiedade e medo de dirigir:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Com base no seu relato, se esses sintomas estiverem relacionados unicamente ao ato de dirigir ou estar dentro de um veículo, você pode ter amaxofobia. Contudo, recomendo que você procure um psicólogo ou psiquiatra para te avaliar melhor.

  • 15
  • 8
  • 9
Dra. Marta Cristina Nogueira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Caetano do Sul

Marcar consulta