Ansiedade nas provas de concurso - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ansiedade nas provas de concurso

Os especialistas falam sobre a Ansiedade nas provas de concurso

Ansiedade em pessoas que prestam concurso público é muito comum, o candidato estuda muito, mas não consegue ter um bom desempenho na hora da prova. Para superar esse problema existem várias estratégias para driblar a ansiedade. Um dos primeiros caminhos é manter a calma e respirar suavemente. Augusto Cury em seu livro Ansiedade" usa três palavras chaves: DUVIDE, CRITIQUE E DETERMINE. Duvide do seu próprio pensamento, quando duvidamos colocamos o cérebro para dar respostas rápidas. Critique, pense: eu estudei, resolvi muitas questões e me dei bem, por que não poderei passar no concurso? Determine pensamentos positivos, otimistas e verá que você conseguirá fazer uma boa prova. ACREDITE!
Sueli Cabral Midlej
Sueli Cabral Midlej Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Salvador

Ansiedade intensa é uma das causas de baixo desempenho em provas para concursos e do alto número de reprovações nos exames práticos de direção veicular. Realizar uma boa preparação emocional para estas avaliações pode resultar em melhor desempenho e garantir a aprovação. São utilizadas técnicas de relaxamento muscular e respiração diafragmática, que contribuem para o manejo da ansiedade, permitindo maior capacidade de concentração, ativação da memória e controle motor, melhorando as condições para a realização dos exames.
Luciane Brisotto Pavanelo
Luciane Brisotto Pavanelo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

Todo estudante sério que se comprometa com um objetivo difícil terá as mesmas dificuldades: se disciplinar, parâmetros ingênuos, erros e frustrações, reaprender a aprender, ReConhecer as próprias limitações, desespero e exaustão, colocar seus propósitos em dúvida, além de rever e reformular a metodologia de estudo muitas vezes. Como se não bastasse, essas questões serão acompanhadas por boas doses de ansiedade e comparações contínuas. Meu trabalho com esse público é auxilia-los nas avaliações realistas de seu próprio desempenho, expectativas e propósitos, lidar com as angústias e desesperos, promover rotinas saudáveis e boas performances, manejar a ansiedade e as comparações distorcidas.
Eduardo Oliveira Santos
Eduardo Oliveira Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Uberlândia

Momentos de provas de vestibular, Enem e concursos (ou qualquer outra avaliação) são momentos que geram bastante ansiedade. Algumas pessoas experimentam essa ansiedade em um nível muito elevado que podem interferir em seu rendimento.Técnicas de respiração, relaxamento e atenção plena podem contribuir para um melhor manejo dessa ansiedade para que ela não influencie no resultado esperado.
Jéssica Florinda Amorim
Jéssica Florinda Amorim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Goiânia

Ansiedade, caracterizada por tensão ou desconforto de algo. Estar ansioso pode surgir vários sintomas pelo corpo como dor de cabeça, insonia, dor no peito, palpitação. Esses sintomas físicos são gerados por pensamentos automáticos que levam a pensamentos como: 'eu não sou capaz', 'não consigo', 'não posso'. Podendo tornar cada vez mais frequente esses pensamentos e menos consciente, com isso bloqueando o desempenho na hora da prova.
Thais Mayara Abreu Borges Moro
Thais Mayara Abreu Borges Moro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Londrina

Ver mais

Tem perguntas sobre Ansiedade nas provas de concurso?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Ansiedade nas provas de concurso.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Como você diz que é muito ansiosa, tente lembrar de outras situações que conseguiu resolver e tente usar as mesmas estratégias. Exercícios de respiração, meditação, alimentação adequada, evitar cafeína e bebidas alcoólicas no período de 24 horas antes do exame também ajudam. Porém, se a ansiedade é um problema que já prejudicou sua vida social, familiar, profissional ou acadêmica, talvez seja a hora de ir a um psicólogo para uma análise mais profunda das causas dessa ansiedade.

  • 140
  • 89
  • 66
Cíntia Ribeiro Thomaz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

Bom Dia! Sempre que passamos por uma avaliação é natural a sensação de ansiedade. Preste atenção de como você se sai sempre que passa por uma avaliação? Como você sai destas situações? A medicação pode neste momento não ajudar, pois pode surtir no momento da sua avaliação sonolência e outros sintomas. Procure respirar profundamente, meditar dias antes e uma alimentação leve. Se você percebe que a sua ansiedade lhe prejudica, procure acompanhamento psicoterápico. Bos Sorte ! Maria Consolata Papapcena

  • 88
  • 16
  • 39
Prof. Maria Consolata Pappacena Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 2 perguntas sobre Ansiedade nas provas de concurso