Apnéia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Apnéia

Os especialistas falam sobre a Apnéia

A síndrome da apneia obstrutiva do sono é caracterizada por repetidas pausas respiratórias durante a noite, associadas a episódios frequentes de queda do oxigênio e despertares noturnos. Ela esta relacionada a uma série de repercurssões clínicas como por exemplo: hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral, obesidade, diabetes, impotência, perda de memória, entre outras... O diagnóstico é realizado através do exame da polissonografia.
Dra. Lucia Joffily
Dra. Lucia Joffily Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

, Otorrino

|

Rio de Janeiro

Tratamos a apnéia após o diagnóstico ter sido feito por um neurologista no Instituto do Sono e se o paciente apresentar menos que 35 apnéias, realizamos a moldagem e confecção da Placa para Ronco e Apnéia do Sono. Quando o paciente ronca, temos também o recurso de estar fazendo as aplicações de Toxina Botulínica aonde aumentaremos a dose gradualmente até atingir a dose correta e individualizada para cada paciente.
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

São José do Rio Preto

Dependendo da gravidade do problema será indicado o Desenvolvida por especialistas norte americanos a Placa Intra Oral apresenta ótimos resultados com baixo desconforto para os pacientes. A placa intra – oral funciona posicionando adequadamente a mandíbula, evitando desta forma que o tecido relaxado da farine bloqueie a passagem do ar. Além da fácil adaptabilidade dos pacientes, outro ponto positivo da placa é que ela é um tratamento conservador, ou seja, não agride e é reversível, o oposto de algumas cirurgias que buscam a solução do mesmo problema. A placa intra- oral é um tratamento realizado por dentistas com formação e treinamento específicos para o tratamento de distúrbios do sono.
Dra. Raquel Carolina Steinwandter
Dra. Raquel Carolina Steinwandter Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Florianópolis

A falta de ar durante o sono ( Apnéia ) e roncos são doenças comuns .Causadas por obstrução nasal ( desvio septal), flacidez da faringe, hipertrofia da língua, obesidade, formação óssea da face entre outros tantos. O diagnóstico é feito ao exame clínico e por exames como a videonasofaringoscopia, tomografia computadorizada de face , exame do sono ( Polissonografia ) , índice de massa corporal . O tratamento dependerá do diagnóstico correto da possível causa,com perda de peso,dietas ,atividades físicas, prótese oral,cirurgias de septoplastia e turbinectomia,cirurgia do ronco ( uvulopalatofaringoplastia e faringoplastia lateral ),avanço maxilo-mandibular e CPAP( mascara de pressão positiva).
Humberto Camara Pimenta Soares
Humberto Camara Pimenta Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Divinópolis

O ronco é a vibração do ar no seu percurso do nariz até a entrada do pulmão. Roncar diariamente não é normal! É um distúrbio que afeta 30% da população adulta. Qualquer estreitamento nesta passagem de ar pode se transformar em ronco. Durante o sono a musculatura da garganta se torna flácida e a língua e outros tecidos podem obstruir a passagem de ar causando inclusive paradas na respiração, mais conhecida como "apneia" que deve sempre ser investigada. Se você se identifica com essa situação, procure seu otorrino.
Amanda Lucas da Costa
Amanda Lucas da Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Chapecó

Ver mais

Tem perguntas sobre Apnéia?

Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Apnéia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A síndrome da apneia-hipopneia do sono é um distúrbio potencialmente grave e com repercussões sobre toda a economia do nosso corpo. É fácil compreender que a disfunção respiratória ao dormir irá comprometer a oxigenação dos sistemas, levando a danos aos diversos tecidos de nosso organismo - e isso justo na hora em que mais deveriam descansar / se regenerar. O cérebro, na qualidade de órgão mais nobre, com o metabolismo mais complexo e com a maior demanda de sangue do corpo, certamente será severamente afetado. Assim, podemos afirmar que é impossível para alguém sem um sono reparador, desenvolver o melhor de sua capacidade intelectual. Espero ter ajudado. Forte abraço!

  • 1340
  • 488
  • 2331
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

A apneia obstrutiva do sono é a versão mais comum da doença. Nesses casos, o ar para de fluir para as vias aéreas em função de um bloqueio temporário causado pelo relaxamento dos músculos da garganta — questões anatômicas interferem aqui. Em crianças, o problema pode estar relacionado ao aumento das adenoides, glândulas localizadas no nariz, ou das amígdalas, estruturas que ficam na entrada da faringe Como fatores de risco: excesso de peso, mandíbula encurtada, posição de dormir, tumores, aumento de amígdalas e adenoides, Sedativos em excesso. Converse com profissional especialista em sono.

  • 548
  • 564
  • 325
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá, procure um Médico que atue no tratamento dos distúrbios do sono. Exame de Polissonografia pode ser necessário para avaliar a qualidade do seu sono.

  • 43
  • 26
  • 14
Dr. Alexandre Andrade Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Volta Redonda

Marcar consulta

O tratamento para 90 por cento de obstrução das vias aéreas respiratórias será a Cirurgia Ortognática (Avanço maxilar e mandibular ) ou uso do CEPAP (Aparelho que injeta oxigênio durante a noite).Aconselho o paciente dormir no Instituto do Sono e fazer uma Polissonografia.

  • 288
  • 48
  • 107
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

São José do Rio Preto

Marcar consulta

Ver as 10 perguntas sobre Apnéia