Astigmatismo - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Astigmatismo

Informação sobre Astigmatismo

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um defeito da visão que afeta cerca de 15% da população em geral. Não pode ser isolado ou associado a outros erros de refração (miopia, hipermetropia).

Por que  astigmatismo?

O astigmatismo é causado por irregularidades na curvatura da córnea, de modo que refração varia entre "meridianos" do olho. No plano óptico, estas irregularidades causam a imagem de um ponto não é exatamente a imagem de um ponto, mas de uma superfície entre duas zonas, frente e verso.

Assim, o olho é constantemente borrão astigmatismo, e tentar corrigi-lo no alojamento, ou seja, contração ou alongamento da lente (a lente que está no olho e serve para focalizar imagens), então uma das duas áreas focais para ser colocado na retina, permitindo que você veja claramente uma parte do objeto em foco.

Quando a acomodação não eyestrain no final do dia, etc, a pessoa com astigmatismo para ver todos torna-se imagens tremidas.

Que tipos de astigmatismo existe?

Congênito

Eles tendem a ser a mudança regular, bilateral e simétrica, e pouco por toda a vida.

Astigmatismo adquirido (trauma, doenças da córnea)

Muitas vezes irregular e passível de evolução.

Quais são os sintomas do astigmatismo?

A diminuição da acuidade visual é muito variável. Às vezes é bem tolerado, mas o astigmatismo pode ser muito prejudicial para a visão, especialmente em crianças, o que pode levar a defeitos visuais incorrigíveis. Nos jovens, o astigmatismo é geralmente detectado por acaso em revisões sistemáticas.

Com a idade, o fracasso do mecanismo de acomodação traz o problema de visão. Geralmente, há uma falta de nitidez na visão à distância, que pode ser confuso números ou letras características de patentes ("N" em vez de "H", por exemplo), os valores da acuidade visual em visão à distância exames sucessivos são variáveis, dependendo do estado de fadiga visual. Visão de perto é afetada muito menos.

Muitas vezes, há outros sinais menores: vermelhidão, desconforto, quando a luminosidade é excessivo, dores de cabeça de fixação prolongada ou, mais raramente, inflamação crônica das pálpebras ou do olho astigmático visão dupla.

Astigmatismo pode ser um sinal de outra doença ocular?

Algumas doenças oculares podem se manifestar por um astigmatismo progressivo, incluindo uma doença da córnea chamada ceratocone, em que a córnea está tomando uma vez mais cônica.

Como o astigmatismo é diagnosticado?

O oftalmologista verifica a acuidade visual para visão à distância e de perto, e controla o exato grau de astigmatismo utilizando um aparelho chamado refratômetro, que permite a você saber o tipo eo grau de astigmatismo que você tem cada uma, para prescrever lentes corretivas adaptadas para todos os casos.

O oftalmologista também procura anomalias associadas, incluindo doenças oculares possíveis responsáveis ??pelo astigmatismo.

O que você deve prestar atenção particular?

Se você perceber a sua visão fica pior, verificar que as lentes corretivas são bem adaptadas à vista. Se a visão é alterada de forma abrupta ou rapidamente, consultar um oftalmologista.

Como faço para corrigir um astigmatismo?

Não há colírios ou terapia de outras drogas para curar o astigmatismo.

Dependendo do nível de atividade e desejos pessoais de cada um, e dependendo do teste que é feito, o médico pode aconselhar óculos ou lentes de contato, ou propor uma intervenção cirúrgica.

Distúrbios de refração cirurgia são cada vez mais comum nos países desenvolvidos, dada a sua bons resultados e baixo índice de complicações. O mais amplamente usados ??hoje é chamado de LASIK (sigla em Inglês para "laser in situ keratomileusis") que consiste em um corte inicial na córnea. Todo o processo ocorre em poucos minutos, com anestesia local. LASIK pode tratar tanto miopia e astigmatismo ou hipermetropia, embora tenha suas limitações, principalmente com base no número de dioptrias para corrigir.

Nos casos de astigmatismo irregular, como os que aparecem para acompanhar certas doenças da córnea, como ceratocone, LASIK cirurgia, pelo menos por enquanto, é contra-indicada. Estes pacientes podem se beneficiar de lentes de contato rígidas. Em casos avançados dessas degenerações pode ser necessário realizar um transplante de córnea.

É obrigatória a correção de um astigmatismo?

A correção óptica do astigmatismo é primariamente uma questão de conforto, exceto nas atividades em que a segurança está em jogo, tais como a condução, onde é obrigatório o uso de óculos ou lentes de contato.

Possui uma dúvida concreta sobre Astigmatismo? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Astigmatismo

O astigmatismo é causado, geralmente, devido a uma irregularidade da córnea, que deixa de ser esférica (normal) e passa a ser elíptica (distorcida). Isso leva as imagens a serem projetadas em pontos diferentes do globo ocular. Afeta tanto a visão para perto como para longe, levando a um borramento da imagem em certos pontos e nitidez em outros, ou seja, objetos próximos e distantes ficam distorcidos. Seu tratamento é feito com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.
Dra. Ana Paula Canto
Dra. Ana Paula Canto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Curitiba

O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são muitas vezes míopes ou hipermetropes também.
Dr. Jarbas Pereira de Macedo
Dr. Jarbas Pereira de Macedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Rio Verde

Astigmatismo é uma problema visual derivado de uma córnea com irregularidades, levando o paciente a enxergar imagens borradas. É descoberto em uma consulta normal feita por oftalmologista geral. Seu tratamento pode ser feito por: - Óculos - Lentes de contato - deve ser adaptada por oftalmologista, devem ser respeitadas recomendações como não dormir de lente e sempre manusear com mãos lavadas e higienizadas - Cirurgia - Excelente para quem não quer mais usar óculos. Pacientes com ceratocone não podem fazer essa cirurgia. Faz-se necessário avaliar o olho com exames prévio com análise minuciosa de especialista em cirurgia refrativa a laser.
Pedro Paulo Cabral
Pedro Paulo Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Natal

O astigmatismo geralmente ocasiona intolerância à luminosidade (fotofobia); visão distorcida ou embaçada e dor de cabeça. O uso de óculos de grau ou lentes de contato tende a corrigir essa alteração proporcionando visão de qualidade e aliviando os sintomas. A presença de astigmatismo muito elevado pode estar associado a uma doença chamada "ceratocone" que deve ser avaliada através do exame de topografia corneana e paquimetria (mede a espessura da córnea). O ceratocone pode ser corrigido com óculos (quadros leves); lente de contato e procedimentos cirúrgicos (anel; transplante de córnea).
Dr. Gustavo Muradas San Martin Reis
Dr. Gustavo Muradas San Martin Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Belo Horizonte

Astigmatismo é um distúrbio de refração que não permite a formação de uma imagem nítida. São comuns as "sombras" em volta dos objetos, principalmente à noite ou em locais com pouca luz. Geralmente pode ser minimizado com óculos, mas, em alguns casos, pode estar associado a outras doenças oculares e precisa ser acompanhado.
Dra. Juliana Pereira Vieira
Dra. Juliana Pereira Vieira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Santo André

Ver mais

Tem perguntas sobre Astigmatismo?

Nossos especialistas responderam 51 perguntas sobre Astigmatismo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Realmente é uma diferença muito pequena no eixo mas alguns pacientes (deve ser o seu caso) acabam percebendo e não conseguem se adaptar... Retorne com seu oftalmologista para que ele veja a melhor solução para você.

  • 350
  • 159
  • 223
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

  • Obrigado 4
  • 1 especialista está de acordo
  • 53
  • 10
  • 37
Dr. Alexandre Misawa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

São Paulo

Marcar consulta

Astigmatismos elevados chamam a atenção para possíveis alterações corneanas como o ceratocone. Pode ser interessante exame mais detalhado da curvatura corneana em busca dessas alterações. Geralmente, o ceratocone vem associado à alergia ocular e uma apresentação de coceira pelo paciente. Importante orientar sua criança a não esfregar os olhos e receber tratamento apropriado com colírios que reduzam a coceira. Além disso, o acompanhamento anual ou semestral, torna-se necessário para avaliar a progressão desse astigmatismo e/ou ceratocone.

  • 68
  • 23
  • 25
Dr. Gustavo Muradas San Martin Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Sim. O astigmatismo é uma aberração do sistema óptico na qual a imagem não se forma em apenas um ponto, mas em vários pontos, conferindo uma imagem borrada. A prática de atividade física não altera essa condição.

  • 14
  • 1
  • 4
Dra. Andréia Lima Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 51 perguntas sobre Astigmatismo