Qual os possíveis motivos para ter um olho preguiçoso desde criança?

Olá.
São variados os motivos para o olho não desenvolver a melhor visão, ou ficar preguiçoso (ou tecnicamente, se tornar amblíope).
Os principais são:
Diferença de grau grande entre os olhos, pois o olho com maior grau sempre ficará “mais esquecido” e não desenvolverá bem;
Estrabismo, caso seja sempre um dos olhos a ficar desviado (pois este olho desviado também fica “esquecido” para não formar uma imagem confusa/dupla, já que não está bem alinhado com o outro).

Mas o que podemos tirar de lição sobre isso tudo é que se a criança fizer consultas preventivas durante a infância, haverá como tratar adequadamente e evitar que aconteça a ambliopia (olho preguiçoso).

As causas de olho preguiçoso ou "AMBLIOPIA" são basicamente 3 grandes grupos. (1) Ambliopia por estrabismo, quando o paciente tem desvio ocular impossibilitando a visão binocular. (2) Ambliopia por erro refrativo, (2.1) quando o paciente tem anisometropia elevada e' dizer diferença entre ambos olhos de maior de 2 graus, (2.2) elevado erro refrativo principalmente hipermetropia e astigmatismo os qual não foram adequadamente corregido de criança. (3) Ambliopia por privação, quando o paciente tem alterações na pálpebra como ptose ( pálpebra caída), opacidade na corneá, cristalino e/ou retina gerando uma privação do estimulo visual o qual não chegaria na fóvea (area na retina de maior sensibilidade). Sendo fundamental agendar uma consulta com seu medico Oftalmologista desde criança (idade pre-verbal) para determinar a causa da ambliopia e melhor tratamento.

Ver as 68 perguntas sobre Astigmatismo

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Astigmatismo?

Nossos especialistas responderam 68 perguntas sobre Astigmatismo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.