Aterosclerose - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Aterosclerose

Os especialistas falam sobre a Aterosclerose

Doença que causa obstrução das artérias por depósito de gordura em suas paredes. Principal causa de morte no mundo! Qualquer artéria do corpo pode ser acometida, tendo como consequências o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a amputação dos membros inferiores entre outros. O tabagismo é de longe o maior vilão! Mas obesidade, hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado são importantes fatores de risco. O tratamento envolve uso de medicações, perda de peso, prática de exercícios físicos, alimentação saudável e abandono do tabagismo. "Prevenir é melhor que remediar"! Portanto, tenha sempre hábitos de vida saudáveis e viva mais longamente e com mais qualidade.
Dr. Breno França Vieira
Dr. Breno França Vieira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Niterói

Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que acomete os vasos sanguíneos devido ao depósito de gorduras e outras substâncias, formando a placa de ateroma, podendo restringir o fluxo sanguíneo, levando a graves complicações de saúde, dependendo do local de comprometimento. Exemplo: infarto ou angina ( dor no peito) quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.
Ana Carolina Lahaud Ramos

Cardiologista, Médica clínica geral

|

Teresópolis

Você ou alguém de sua família já teve o diagnóstico de colesterol alto ou de gordura nas artérias. Infartos, derrames e tromboses são doenças presentes na sua história ou de seus parentes? Muitas vezes o que está por trás dessas doenças é a aterosclerose, que pode ser controlada e tratada sempre que diagnosticada precocemente. Procure sempre um cardiologista para mais informações sobre como afastar doenças e ter uma vida mais saudável.
Dr. Marcus Gaz

Cardiologista, Médico clínico geral

|

São Paulo

Processo onde ocorre acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos (muito comum no coração) com consequente entupimento desses, levando a dificuldade do sangue chegar em seu destino final.
Dr. Wilson da Silva Gonçalves Junior
Dr. Wilson da Silva Gonçalves Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Intensivista

|

Cachoeiro de Itapemirim

É a formação de placas de gordura e cálcio dentro das artérias, que progressivamente vão estreitando esses vasos, dificultando o fluxo do sangue até o seu completo entupimento! É um termo que você ler nos laudos de seus exames de doppler ou tomografia! É uma doença que pode acometer qualquer artéria do corpo, mas o que o mais nos preocupa são essas placas nas artérias mais importantes como: as artérias responsáveis por levar sangue para o cérebro (as carótidas), elas podem causar um AVC ou um derrame; nas artérias do coração (as coronárias), que pode causar um infarto; as artérias da circulação das pernas, que podem levar a queimação na batata da perna ao caminhar ou subir ladeira.
Dafne B Diamante Leiderman
Dafne B Diamante Leiderman Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã vascular

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Aterosclerose?

Nossos especialistas responderam 5 perguntas sobre Aterosclerose.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Outro detalhe... O processo aterosclerótico se inicia logo que nascemos. Todos possuem algum grau. E não se limita ás coronárias. Ocorrem também nas demais artérias- é difuso. Portanto, ratificando o que o Dr Gustavo comentou,deve-se identificar os indivíduos com placas instáveis, isto é, conteúdo lipídico grande e capa fibrosa pequena. Somente o acompanhamento e avaliação clínica periódicas permitirão identificar e tratar isso. Exercício e dieta saudável contribuem para reduzir o nível de aterosclerose e disfunção endotelial e devem sempre ser incentivados.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 350
  • 146
  • 1090
Jairo Maia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médico clínico geral

Santo André

Marcar consulta

Na verdade teriamos que avaliar especificamente qual o tipo de Doença Valvar Aórtica.O termo aterosclerose implica em desenvolvimento de placas de gordura e não se aplica desde o nascimento.Deve ser uma doença obstrutiva ou regurgitativa congenita da valva aórtica,sendo bem mais comum a obstrutiva,que chamamos de Estenose Valvar Aórtica.Se for este o problema,ele é quantificado em leve,moderado ou severo.Qdo é severo ,o tratamento ideal é a cirurgia cardiaca.Beta bloqueadores não entram neste tratamento.

  • 5
  • 2
  • 9
Dr. Evandro de Campos Albino

Cardiologista

Florianópolis

O colágeno ingerido não está envolvido no processo de formação ou de evolução das placas de ateroma, no processo de aterosclerose. Os principais fatores envolvidos no desenvolvimento de aterosclerose são relacionados a inflamação, alimentação, tabagismo, sedentarismo, distúrbios do colesterol, hipertensão arterial e diabetes. Consulte seu médico sobre a necessidade e ajuste da dosagem da suplementação de colágeno em uso atualmente.

  • 22
  • 11
  • 12
Dra. Luciana Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médica do esporte

Rio de Janeiro

Marcar consulta

A aterosclerose pode ser proveniente de uma carga genética de base (quadro dentro do espectro que chamamos de Hipercolesterolemia Familiar) ou de base alimentar / estilo de vida - ou superposição das duas. Uma avaliação médica que leve em conta seus hábitos alimentares, seu nível de atividade física, estresse, sono, além dos biomarcadores laboratoriais e de imagem, se necessários, podera te guiar para um melhor controle da aterosclerose e a prevenção das comorbidades desencadeadas por ela (infarto, AVC...).

  • 4
  • 1
  • 4
Eduardo Lisboa Fernandes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Médico clínico geral

Salvador

Marcar consulta

Ver as 5 perguntas sobre Aterosclerose