Tenho uma amiga que está muito triste e se machuca e queria ajudar, po...

Se disponha a acompanhá-la na ida a um psicólogo e um psiquiatra. Esse tratamento combinado vai ser essencial na melhora dela, na compreensão dos fatores envolvidos nessa depressão, das formas de expressão desse sentimento tão doloroso que faz ela se mutilar, o profissional vai saber acompanhá-la de forma segura para entrar em contato com essa dor e sair dela com mais autoconhecimento e saúde. Mostre a ela que ela não precisa buscar ajuda sozinha, você estará com ela durante o processo.

Espero ter ajudado. Estou à disposição!

Converse com ela, escute o que ela tem a dizer....
A idade de 13 anos é uma idade onde se passa por muitos conflitos, pergunte o que ela pensa da ideia de ir a um psicologo, mas devido a idade dela isso deve ser também conversado com os pais dela.

Olá, tente conversar bastante com ela, tente fazê-la falar abertamente sobre o que está se passando com ela. Tente apoiá-la, sem julgá-la, tente mostrar o lado bom da vida e das coisas, fale que ela precisa de ajuda, tente convencê-la a procurar um psicólogo. Tente conversar também com a família dela para que eles saibam e a ajudem. Isso é muito importante. Fique ao seu lado e tente buscar ajuda para ela, não fique com isso só para você. Qualquer coisa, estou à disposição. Boa sorte! Abraços.

Vc está preocupada com sua amiga, e tem toda razão para isso. Ela fala em desistir de tudo e sempre devemos levar a sério frases como essas.
É importante que sua amiga procure ajuda. Um psicólogo pode ajudar muito nesse momento difícil que ela está passando. O uso de medicamentos talvez seja necessário, mas somente o psiquiatra poderá indicar o mais correto e a dose específica.
Lembre-se que só podemos ajudar quem permite ser ajudado. Se vc precisar de apoio psicológico não deixe de procurar. É realmente muito frustrante percebermos que muitas vezes somos impotentes perante situações que fogem ao nosso controle.
Um grande abraço e tendo outras dúvidas, estou a disposição.

Ver as 15 perguntas sobre Automutilação

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Automutilação?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Automutilação.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.