Bócio - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bócio

Os especialistas falam sobre a Bócio

O conceito de bócio é muito simples: é o aumento benigno (não canceroso) da tireoide. A tireoide pode estar crescida globalmente ou apresentar nódulos benignos. Na grande maioria das vezes, é preciso apenas acompanhamento evolutivo, sem cirurgia. Mas, nos casos em que o bócio é volumoso, ou quando ele cresce internamente para dentro do tórax, ou quando ele causa sintomas, como falta de ar ou desconforto para a pessoa engolir ou alimentos, uma cirurgia da tireoide pode ser necessária. No consultório realizo a avaliação detalhada de todo o pescoço, assim como dos exames, para decisão conjunta do melhor para a saúde de cada pessoa.
Dr. Hugo Luz
Dr. Hugo Luz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

|

Fortaleza

Bocio é o aumento da glândula tireóide, que pode ser causado pela presença de nódulos ou por uma inflamação da glândula. A avaliação adequada inclui exames laboratoriais e ultrassonografia de tireóide, e muitas vezes necessita de acompanhamento a longo prazo. O acompanhamento dos nódulos de tireóide deve ser cuidadoso, para poder detectar crescimento e indicar a avaliação por biópsia no momento correto.
Dra. Michelle Garcia Polesel
Dra. Michelle Garcia Polesel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Médica clínica geral

|

Curitiba

O bócio é o aumento do volume da glândula tireoide. A maioria dos casos ocorre pelo surgimentos de nódulos dentro da glândula. Esses nódulos devem ser investigados com ultrassom e eventualmente devem ser submetidos a biópsias. No entanto, vale lembrar que nem todos os nódulos da tireóide devem ser obrigatoriamente biopsiados. Quando os nódulos são benignos e volumosos ou quando são malignos ou suspeitos devem ser tratados por meio da retirada cirúrgica da tireóide. A cirurgia da tireoide, chamada de tireoiodectomia, é um procedimento seguro com baixas taxas de complicações, quando realizada por cirurgiões experientes.
Dr. Murilo Catafesta das Neves
Dr. Murilo Catafesta das Neves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

|

São Paulo

Bócio é um aumento do volume da glândula tireoide geralmente causado pela falta de iodo. A existência de nódulos na tireoide também é considerada bócio. Pode ser causando tanto pelo hipertiroidismo como pelo hipotireoidismo. No hipotireoidismo, a deficiência de iodo no organismo faz com que a secreção de T4 (tiroxina) seja diminuída pela tireoide. A baixa concentração desse hormônio no sangue estimula a adenoipófise a produzir e liberar TSH - hormônio tireoestimulante. Esse hormônio estimula o crescimento celular e uma maior síntese de hormônios tireoidianos por esta glândula.
Dr. Teylor Pedro Gerhardt
Dr. Teylor Pedro Gerhardt Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

|

Goiânia

O bócio tireoideano significa o aumento do tamanho da glândula tireóide localizada em nosso pescoço. Esse bócio pode ser global da glândula, chamado de difuso, ou pode ser devido ao surgimento de nódulos (único ou múltiplos). Além disso, o bócio pode ser atóxico - quando não causa hipertireoidismo - ou tóxico - quando provoca o hipertireoidismo.
Dr. Breno Figueiredo Bessa
Dr. Breno Figueiredo Bessa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Nutrólogo

|

Belo Horizonte

Ver mais

Tem perguntas sobre Bócio?

Nossos especialistas responderam 26 perguntas sobre Bócio.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Uma tireoidectomia parcial dura entre 1 e 2 horas. O paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte. Está apto a trabalhar, dependo da ocupação, em média 7 a 15 dias depois da cirurgia. Se somente um lado da glândula for removido, talvez nem seja necessário fazer reposição hormonal. A vantagem da cirurgia que é um tratamento único. Removido o tumor, removido o problema. Na doença de Plummer, a opção à cirurgia é a adminstração de radiodoterapia, que é administração de iodo radioativo. Procure o seu endocrinologista e o seu cirurgião de cabeça e pescoço e discuta as opções terapêuticas

  • 147
  • 162
  • 429
Marcus Vinicius Menegasse Camara

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Colatina

Vários tratamentos são possíveis, dependendo do caso. Em alguns casos se indica apenas observação, tratamento medicamentoso em outros. Algumas situações podem requerer iodo radioativo ou até cirurgia. A melhor opção é consultar um especialista titulado em endocrinologia para avaliar o caso.

  • 15
  • 11
  • 29
Dr. André G. Daher Vianna Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Curitiba

Marcar consulta

Boa Tarde! Bócio é o aumento de volume da glândula tireoide. Pode ser difuso (toda glândula) ou nodular (um nódulo ou vários nódulos). Pode ser toxico (alta produção de hormônio). Pode ser causado por carência de iodo, hereditária, fatores que interferem na produção do tsh, ingestão excessiva de hormônio tireoidiano, dentre outras.

  • 2
  • 0
  • 0
Dr. José Castro Lima Geraldes Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Otorrino

Salvador

Marcar consulta

A tireoide absorve o iodo do sangue! É indicada a administração do iodo 131 para a realização de exame chamado PCI (pesquisa de corpo inteiro), na ablação de células remanescente pós cirurgia da tireóide no tratamento do câncer e em alguns casos de hipertireoidismo! É um tratamento seguro porém requer alguns cuidados pós dose importantes: - cuidados para não contaminar outras pessoas com saliva, suor ou urina. - hidratação vigorosa. - higiene oral. - NÃO ENGRAVIDAR POR PELO MENOS 12 MESES.

  • 10
  • 9
  • 4
Dr. Rolando Costa Monteiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 26 perguntas sobre Bócio