Bursite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bursite

Informação sobre Bursite

O que é?

Bursite é uma inflamação na bursa, uma bolsa cheia de líquido que fica entre um tendão e a pele ou mesmo entre um tendão e o osso. Pode ser uma doença aguda ou crônica. A inflamação é classificada em três tipos: - Bursite subdeltoidea aguda: é a causa mais frequente dos problemas de mobilidade articular. Surge repentinamente e atinge seu ápice em três dias. As dores, inicialmente localizadas no ombro, aumentam progressivamente. Costumam ser bastante intensas por dez dias. O tratamento leva cerca de um mês e meio. Sua manifestação pode ser um sinal de alerta para o surgimento de um quadro reumático. - Bursite subdeltoidea crônica: não se trata de uma complicação da bursite subdeltoidea aguda, mas uma manifestação diferente. Pode ser primária ou secundária. A primária pode ocorrer em pacientes entre 15 e 65 anos. Ela surge, normalmente, após algum outro problema no ombro que se desenvolveu sem apresentar sintoma. A secundária é mais frequente. Aparece como sequela de algum problema na região como, por exemplo, uma fratura. - Bursite subcoracoide: é uma limitação da rotação interna. Nesse caso, a dor é bem mais intensa.

Qual é a causa?

As bursas auxiliam o movimento corporal e reduzem os atritos. Quando há o uso excessivo dessas articulações, a bursite aparece. Essa, no entanto, não é a única causa do desenvolvimento da doença. Traumas, infecção no local, gota e artrite reumatoide podem desencadear um quadro de bursite. Quando esses ataques são repetidos, a inflamação pode se tornar crônica.

Quais os sintomas?

A bursite provoca dor nas articulações. O local afetado fica mais sensível ao toque, rígido, inchado e apresenta vermelhidão.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é essencial para o diagnóstico. Todavia, como há dificuldade para distinguir entre a bursite e o estiramento do músculo ou tendão, o diagnóstico pode ser confirmado com exames de imagem na região afetada.

Qual o tratamento?

O tratamento deve ser feito com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e repouso da área afetada. A fisioterapia pode ajudar. Em alguns casos, é recomendada cirurgia.

Possui uma dúvida concreta sobre Bursite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Bursite

Bursite é a inflamação de uma bolsa localizada perto da articulação chamada "bursa" que tem como objetivo facilitar e lubrificar o movimento da articulação.
Dr. Diego Cabrejos

Ortopedista - Traumatologista

|

Manaus

A junção de dois ou mais ossos recebe o nome de articulação. A articulação do ombro é composta pelo úmero, escápula e clavícula. Ao lado da articulação do ombro, protegendo os tendões, temos uma bolsa sinovial repleta de fluido que atua como um amortecedor entre os tendões, os ossos e a pele. A bursite é a inflamação desta bolsa, que pode provocar dor no ombro.Como ocorre? Por movimentos repetitivos. Freqüentemente, acontece em esportes que exijam movimentos do braço por sobre a cabeça, tais como natação, tênis e arremesso. Também é comum, em atividades como carpintaria e pintura.Quais são os sintomas? Dor quando o braço for elevado sobre a cabeça. Marque sua consulta.
Dr. Luis Felipe Lisbôa
Dr. Luis Felipe Lisbôa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Duque de Caxias

A Bursite é o nome mais popular de dor no ombro, porém ela é vista raramente entre nós especialistas. Na realidade, grande parte destas bursites são na verdade tendinites que devem ser avaliadas com cuidado pois muitas vezes evoluem para rompimento e consequente perda de força e movimento do ombro. Quando tratada precocemente, tem grande chance de ter cura total sem a necessidade de tratamento cirúrgico.
Dr. Guilherme do Val Sella
Dr. Guilherme do Val Sella Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

São Paulo

Os tecidos musculares peri-articulares apresentam uma camada de proteção, formando uma "bolsa" de tecidos especiais que visam diminuir o impacto dessa musculatura e o possível atrito entre ela e a articulação em questão. Devido a traumas repetidos, bem como exercícios errados e ao processo degenerativo inerente, esse tecido especializado pode apresentar períodos de inflamação, caracterizando a Bursite. Como tratamento pode-se realizar medicação, fisioterapia, reabilitação e eventuais infiltrações. É necessária a avaliação de especialista iniciar o tratamento, e principalmente para descartar possíveis deformidades ósseas e lesões tendinosas que sejam a causa desta inflamação.
Dr. Daniel Bedran de Castro
Dr. Daniel Bedran de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

São José do Rio Preto

O termo bursite significa inflamação nas bursas, que são pequeninas vesículas (bolsas) com pequena quantidade de líquido em seu interior e que existem em torno de várias articulações e não apenas nos ombros, como muita gente pensa. Essas bolsas inflamam espontaneamente ou por um trauma. Nos casos resistentes à medicação, podemos lançar mão da aspiração do líquido e infiltração de corticoide com anestésico, o que resolve o problema na grande maioria dos casos. Na presença de calcificações, podemos lançar mão da terapia por ondas de choque e, menos frequentemente, do tratamento cirúrgico.
Dr. Luciano Suruagy
Dr. Luciano Suruagy Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Recife

Ver mais

Tem perguntas sobre Bursite?

Nossos especialistas responderam 38 perguntas sobre Bursite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Em casos recorrentes, além do tratamento do quadro agudo é bem importante tentar corrigir sua corrida. Lembrar que mulheres e pessoas acima do peso estão mais propensas a este tipo de lesão. A musculação pode te auxiliar e muito. Além do fortalecimento de todo membro inferior e core é preciso se atentar para os estabilizadores do quadril, como por exemplo a musculatura glútea. Procure um bom profissional para te ajudar.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 7
  • 3
  • 7
Fernando Bianchini Cardoso

Médico do esporte

Campinas

É o ortopedista. Procure um especialista na área afetada: joelho, quadril, ombro, etc.

  • 2146
  • 506
  • 4856
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Não é motivo de preocupação: Bursite é uma inflamação de uma pequena bursa ( bolsa). Tendinose é uma alteração degenerativa de um tendão que começou com uma tendinite e se agravou. Agenesia do ligamento quer dizer que você não tem este ligamento e a retroversão é uma modificação do angulo da cavidade do ombro. Estas duas ultimas alterações favorecem a instabilidade do ombro. Nada grave Procure um especialista em ombro

  • 67
  • 9
  • 19
Dr. Romulo Scelza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Raras as vezes que a bursite está presente apenas como bursite, geralmente esta é secundária a alguma patologia do ombro. Esta dor no tórax pode ser uma dor irradiada do ombro para o tórax, como uma dor torácica com sobrecarga de musculatatura acessória (utilizada para compensar o ombro que está dolorido) ou até mesmo uma patologia torácica que nada tem a ver com o ombro. Necessita de uma avaliação do especialista em ombro para melhor colher a história e ser examinada.

  • 48
  • 26
  • 34
Gabriel Ximenes Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Ver as 38 perguntas sobre Bursite