Bursite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bursite

Informação sobre Bursite

O que é?

Bursite é uma inflamação na bursa, uma bolsa cheia de líquido que fica entre um tendão e a pele ou mesmo entre um tendão e o osso. Pode ser uma doença aguda ou crônica. A inflamação é classificada em três tipos: - Bursite subdeltoidea aguda: é a causa mais frequente dos problemas de mobilidade articular. Surge repentinamente e atinge seu ápice em três dias. As dores, inicialmente localizadas no ombro, aumentam progressivamente. Costumam ser bastante intensas por dez dias. O tratamento leva cerca de um mês e meio. Sua manifestação pode ser um sinal de alerta para o surgimento de um quadro reumático. - Bursite subdeltoidea crônica: não se trata de uma complicação da bursite subdeltoidea aguda, mas uma manifestação diferente. Pode ser primária ou secundária. A primária pode ocorrer em pacientes entre 15 e 65 anos. Ela surge, normalmente, após algum outro problema no ombro que se desenvolveu sem apresentar sintoma. A secundária é mais frequente. Aparece como sequela de algum problema na região como, por exemplo, uma fratura. - Bursite subcoracoide: é uma limitação da rotação interna. Nesse caso, a dor é bem mais intensa.

Qual é a causa?

As bursas auxiliam o movimento corporal e reduzem os atritos. Quando há o uso excessivo dessas articulações, a bursite aparece. Essa, no entanto, não é a única causa do desenvolvimento da doença. Traumas, infecção no local, gota e artrite reumatoide podem desencadear um quadro de bursite. Quando esses ataques são repetidos, a inflamação pode se tornar crônica.

Quais os sintomas?

A bursite provoca dor nas articulações. O local afetado fica mais sensível ao toque, rígido, inchado e apresenta vermelhidão.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é essencial para o diagnóstico. Todavia, como há dificuldade para distinguir entre a bursite e o estiramento do músculo ou tendão, o diagnóstico pode ser confirmado com exames de imagem na região afetada.

Qual o tratamento?

O tratamento deve ser feito com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e repouso da área afetada. A fisioterapia pode ajudar. Em alguns casos, é recomendada cirurgia.

Possui uma dúvida concreta sobre Bursite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Bursite

Bursas são sacos cheios de fluído de tecido que lubrificam as áreas de movimento dentro do corpo e são essenciais para o bom funcionamento motor. A bursa subacromial se encontra abaixo do processo armorial da escápula (omoplata) e do manguito rotador. A bursite é a inflamação da bursa, que faz com que o tecido inche. A dor aumenta à medida que o tecido é comprimido.
Dr. Roberto Rangel Bongiovanni
Dr. Roberto Rangel Bongiovanni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

São Paulo

Bursite é a inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, um saco membranoso revestido de líquido que age como amortecedor de atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações. A fisioterapia é fundamental para o tratamento desta condição.
Dra. Carina Bezerra Rocha
Dra. Carina Bezerra Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

São Paulo

Processo inflamatório envolvendo a bursa (estrutura periférica aos tendões do ombro que auxilia no deslizamento dos mesmos sob as superfícies ósseas desta região)
Dr. Rickson Moraes
Dr. Rickson Moraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Rio de Janeiro

A síndrome do impacto ou síndrome de colisão do ombro, caracteriza-se por um conjunto de sintomas relacionados a dor no ombro. Recebe esse nome porque, ao elevar o braço, os tendões que compõem o manguito rotador, principalmente o supraespinhal, impactam na borda anterior e lateral do acrômio, um osso que forma o teto do espaço nos quais esses tendões se localizam (espaço bursal). Em pessoas que tem um acrômio mais curvo, as chances de impacto são maiores. O impacto repetitivo desencadeia um processo inflamatório, que acaba por envolver a bursa, a sinóvia e os tendões (daí o termo bursite, sinovite e tendinite).
Rafael Patrocinio
Rafael Patrocinio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Fortaleza

Bursite é a inflamação de uma bolsa localizada perto da articulação chamada "bursa" que tem como objetivo facilitar e lubrificar o movimento da articulação.
Dr. Diego Cabrejos

Ortopedista - Traumatologista

|

Manaus

Ver mais

Tem perguntas sobre Bursite?

Nossos especialistas responderam 37 perguntas sobre Bursite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

É o ortopedista. Procure um especialista na área afetada: joelho, quadril, ombro, etc.

  • 1729
  • 443
  • 4378
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

A bursite, por si só, já indica a inflamação da bursa, que é uma bolsa com função de evitar impactos articulares. O diagnóstico de bursite, assim como da tendinite, é clínico. A ultrassonografia é um exame complementar, serve apenas para auxiliar o ortopedista a quantificar o grau da lesão. Porém a ultrassonografia é um exame que depende da técnica de quem o está realizando, então os resultados podem variar. Não desconsidere a opinião do seu médico, pois um exame físico bem feito fala mais que mil imagens.

  • 5
  • 0
  • 1
Dra. Marina Hirschle Galindo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Recife

Olá! Procure um especialista em ombro para sanar essas dúvidas e fazer um exame físico adequado.

  • 200
  • 126
  • 349
Rafael Patrocinio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Boa noite, pode ser uma irradiação da dor no ombro, aconselho a procurar um especialista de ombro para melhor avaliação.

  • 92
  • 32
  • 40
Dr. Alexandre Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Niterói

Marcar consulta

Ver as 37 perguntas sobre Bursite