Preciso retirar um carcinoma no dorso do nariz. O medico disse que est...

Cada caso é um caso. Existem diversos tipos de carcinomas e, consequentemente, diferentes condutas para a resolução do quadro.
É necessário realizar uma avaliação com exame clínico e histopatológico para definir a margem cirúrgica e outros aspectos da cirurgia.
Att. Dra. Viviane.

Para realizar a ressecção completa do tumor com margens livres de doença, utiliza-se o exame de congelação da peça no intra-operatório. Trata-se de um exame preliminar para certificar que a lesão está sendo retirada. A margem da lesão em geral começa com 2 a 3 milimetros, e vai sendo aumentada pouco a pouco conforme a necessidade para a ressecção completa, o que depende do tipo de cada tumor. O defeito resultante poderá ser corrigido, em geral, com aproximação das bordas ou com transferência de tecidos vizinhos (retalhos), quando a aproximação não for possível. O exame anátomo patológico da peça retirada leva em geral 2 semanas para sair, e só então confirma-se a retirada da lesão por completo (margens livres) e chega-se ao diagnóstico definitivo do tumor tratado.

Ola. A ressecao sempre visa tirar a lesao e uma margem de segurança para que não se corra o risco de ficar alguma celula tumoral. Todavia, isso so é sabido na avaliação do material pelo medico patologista apos a retirada da lesao. Assim, habitualmente, retira-se a lesao com uma margem de 1cm de todas as bordas. Caso caso deve ser avaliado individualmente pois ha diversas variáveis como localização, profundidade da invasão do tumor e tipo de tumor. Não deixe de conversar com seu medico sobre suas duvidas.

O tratamento inicial do carcinoma é, quando possível, realizar uma biópsia excisional (retirada da lesão) com margem de 2-3mm. O patologista irá examinar no microscópio e determinar o tipo de carcinoma e se foi retirado completamente, através da avaliação das margens. Se as margens estiverem livres, as chances de recidiva neste caso são mínimas. Lembre-se: sua pele possui um dano acumulado causado pela exposição ao sol ao longo de anos. Previna-se diariamente e faça exames de rastreio de 6/6 meses com seu Dermatologista.

Margens de 1cm. Se for carcinoma basocelular superficial ou fora de áreas periorificiais como nariz, orelhas, pálpebras podem ser avaliados tratamentos não cirúrgicos como creme de imiquimod e terapia fotodinâmica em consultório feitos pelo dermatologista.

O carcinoma de pele mais comum é o basocelular e ele tem algumas variantes como; o nodular e o esclerosante difuso, o exame físico e o exame com dermatoscopio ajuda a definir a margem adequada, geralmente uma margem de 0,5cm para variante nodular e 1,0cm para esclerosante difusa é o suficiente, mas é claro, isso pode variar para mais ou menos. Consulte um cirurgião de cabeça e pescoço para maiores detalhes.

O resultado da biópsia queira indicar se o a cirúrgia é mesmo a única possibilidade de tratamento e quais as margens necessárias
Converse melhor com seu médico ele saberá te explicar

Ver as 39 perguntas sobre Câncer de pele

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Câncer de pele?

Nossos especialistas responderam 39 perguntas sobre Câncer de pele.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.