Câncer de Rim - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Câncer de Rim

Informação sobre Câncer de Rim

Qual é a causa de câncer de rim?

Carcinoma de células renais é um tumor que é de 3% de todos os cânceres de adultos e 90% dos tumores malignos que se originam no rim. Ela geralmente afeta adultos entre 40 e 60 anos e é duas vezes mais comum em homens que em mulheres. Na maioria dos casos, sua origem é desconhecida, embora tenha se mostrado uma maior incidência em relação ao cigarro. Não documentou qualquer relação definida entre este tumor e certos produtos industriais, enquanto a exposição a substâncias como o dióxido de tório e cádmio têm sido associados ao seu desenvolvimento. É também mais comum em certas doenças, tais como:

  • Doença renal policística: doença hereditária que provoca a formação de múltiplos cistos nos rins, com perda progressiva da função destes.
  • A doença de von Hippel-Lindau, doença hereditária caracterizada pelo desenvolvimento de tumores nos rins, cerebelo, retina, e pâncreas, entre outros.

Importante, massas são benignas e correspondem aos cistos simples ('cápsulas' de líquido cercado por uma parede fina). O rim também pode ser sede de outros tumores benignos (oncocitoma renal, angiomiolipoma, um tumor de gordura e músculo que deve ser de tamanho grande e pode causar hemorragias internas, etc.) E tumores malignos, afetam as estruturas que transportam a urina para a bexiga (pelve renal e ureter), sarcoma, linfoma renal, e assim por diante.

Quais são os sintomas de câncer de células renais?

Os sintomas mais comuns que estão associados com carcinoma de células renais são:

  • Hematúria: presença de sangue na urina, detectada apenas através da análise da urina mesmo (microscópica) ou mancha vermelha tão aparente (macroscópica) e pode ser acompanhada por coágulos.
  • Dor no lado.
  • Presença de uma massa palpável no lado correspondente.

Menos freqüentemente pode ser manifestada por:

  • Perda de peso
  • Febre
  • Hipertensão
  • Anemia ou policitemia (excesso de glóbulos vermelhos)
  • Diabetes
  • Várias anormalidades laboratoriais.

Felizmente, a propagação do ultra-som e scanner (CT) tem permitido um diagnóstico incidental de pequenos tumores renais, estudando outros problemas de saúde, então as chances de cura são maiores. Estes tumores são "pontuais" e são responsáveis ??por 30-50% dos cânceres de rim diagnosticado hoje.

Como é diagnosticado o cancro do rim?

Quando há suspeita de um carcinoma renal devem ser realizados vários testes que nos permitem confirmar este diagnóstico, distinguindo-a de outras lesões benignas ou malignas renal. Os testes podem incluir:

  • Ultra-sonografia renal, nos permitirá distinguir entre lesões císticas (conteúdo líquido) e renal sólida.
  • Scanner (TAC) é a técnica escolhida para o diagnóstico e estuda a extensão do tumor e identifica a maioria das lesões renais.
  • RM: indicada principalmente nos casos em que suspeita-se que o tumor pode invadir a veia renal e / ou champanhe.
  • Punção do tumor: para o estudo pelo patologista. É utilizada nos casos em que os testes acima mencionados são enganosos quando se estuda uma massa renal.

Opcionalmente, para refinar o diagnóstico pode solicitar o estudo de células encontradas na urina (citologia) e exploração das vias urinárias (ureter, pelve e bexiga) Endoscopia (cistoscopia) e / ou raios-X com contraste (urografia excretora, pielografia anterógrada e retrógrada) com base nos resultados anteriores.

Como é o tratamento do câncer de rim?

Carcinoma de células renais é resistente à quimioterapia e radioterapia, de modo que o único tratamento curativo é a cirurgia. O procedimento usual é a remoção do rim com a gordura em torno dele (nefrectomia radical). No entanto, em pacientes selecionados com tumores pequenos, bilateral, rim solitário, etc ... Você pode fazer a remoção do tumor só, tentando preservar o tecido renal(nefrectomia parcial).

Previsões

Agora há esperanças para a terapia imune (para estimular o sistema de defesa do organismo contra o tumor) com substâncias como a interleucina 2, interferon alfa, tumor-ativado linfócitos, e isolado ou em combinação. Embora os resultados são modestos, abre um campo promissor. No presente momento, são usados ??para o tratamento do tumor quando ele invade estruturas distantes (metástases).

Possui uma dúvida concreta sobre Câncer de Rim? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Câncer de Rim

O câncer de rim é mais frequente em homens do que mulheres e acontece principalmente na idade madura entre 50 e 70 anos. A maioria dos tumores hoje em dia é encontrado por acaso em exames de imagem solicitados por outros motivos. Quando sintomático, pode causar dor nas costas, sensação de caroço na barriga ou apresentar sangramento na urina. O principal tratamento é cirúrgico através da remoção completa do rim (nefrectomia radical) ou apenas do tumor (nefrectomia parcial). Quando em estado avançado, pode causar metástases no pulmão, ossos, fígado e cérebro principalmente. Nessa fase, em casos selecionados, a cirurgia ainda pode ser realizada, mas o tratamento principal é com quimioterapia.
Leonardo Gomes Lopes
Leonardo Gomes Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Belo Horizonte

Os rins são os órgãos responsáveis pelo equilíbrio de água e sais do corpo, além de exercer uma função importante na eliminação de substâncias metabolizadas pelo organismo. Para isso, cada rim é composto de um milhão de pequenas estruturas chamadas de néfrons. Existem vários tipos de câncer de rim, mas o mais comum deles é uma consequência da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, que passam a se proliferarem de forma anormal e ganham a capacidade de invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo (chamado de metástase).
Dr. Moacyr Simas Moreira
Dr. Moacyr Simas Moreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Rio de Janeiro

O câncer de rim é tratado na maior parte das vezes pela cirurgia de nefrectomia, que consiste na retirad do rim ou de parte dele. Pode ser feita pela técnica aberta, convencional, por videolaparoscopia e também por auxílio de robô, na cirurgia robótica, os benefícios são visíveis principalmente quando necessária a cirurgia parcial, com aumento da precisão e da qualidade do resultado após, algo hoje que podemos oferecer aos pacientes da região do Vale do Paraíba.
Dr. Gilberto Vianna
Dr. Gilberto Vianna Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São José dos Campos

Os tumores renais tem sido diagnosticado de forma cada vez mais frequente, geralmente sem nenhum sintoma. A indicação de procedimento cirúrgico depende do risco de se tratar de tumor maligno, tamanho da lesão e condições de saúde do paciente. Na maioria das vezes, é possível o tratamento por videolaparoscopia seja por nefrectomia parcial (preservando o máximo de rim) seja por nefrectomia radical (remoção de todo o rim em tumores complexos). É importante conhecer a experiência do cirurgião e equipe, principalmente nos casos de alta complexidade. Nossa equipe conta com profissionais com experiência e formação nos principais centros de laparoscopia. Em caso de dúvida, estamos a disposição.
Dr. Carlos Hirokatsu Watanabe Silva
Dr. Carlos Hirokatsu Watanabe Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Brasília

As neoplasias renais são pouco sintomáticas, geralmente descobertas através de exames de imagem ou por sintomas pouco específicos. Na maioria das vezes passiveis de tratamentos cirúrgicos por videolaparoscopia.
Dr. Rafael Pauletti Goncalves
Dr. Rafael Pauletti Goncalves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Natal

Ver mais

Tem perguntas sobre Câncer de Rim?

Nossos especialistas responderam 20 perguntas sobre Câncer de Rim.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

É preciso fazer uma tomografia ou ressonância com contraste para definir melhor! US é pouco específico! Não deixar de fazer! Att

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 4362
  • 775
  • 7051
Dr. Prof. Ricardo Alexandre Fernandes Ferro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

Brasília

Marcar consulta

O câncer de rim é o tipo de problema que o urologista gosta de tratar, pois as chances de cura São elevadíssimas . Hoje , tumores pequenos, e até mesmo alguns tumores maiores devem ser operadora de forma minimamente invasiva (laparoscopia ou robótica) com um tempo de recuperação extraordinariamente rápido e uma chance de cura elevadíssima . Consulte se com um urologista para maiores informações

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 80
  • 26
  • 72
Dr. Nilo Jorge Leão Barretto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

Salvador

Marcar consulta

Olá. Em geral, para câncer de Rim, não se faz quimioterapia. Os tratamentos para câncer de Rim (células claras e outros), são imunoterapia e suas combinações (tratamento feito em infusão - - é na veia) ou terapia com inibidores da tirosinoquinase (como sunitinib, pazopanib---são em comprimidos, portanto o paciente toma os comprimidos em casa). Talvez você esteja falando destes últimos medicamentos. Converse com seu oncologista e esclareça suas dúvidas. Abraços

  • 597
  • 140
  • 514
Dra. Patricia Moretto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Internista, Oncologista

Porto Alegre

Marcar consulta

Boa tarde! Este tipo de nódulo deve ser acompanhado por um urologista mas nem de longe trata-se de uma urgência. Pode agendar uma consulta com calma e discutir opções de conduta.

  • 29
  • 4
  • 22
Dr. José Fernando Rodrigues Jr. Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Florianópolis

Marcar consulta

Ver as 20 perguntas sobre Câncer de Rim