Enxaguatório bucal (colgate, cepacol etc) usado constantemente podem e...

Os enxaguatórios bucais são auxiliares da higiene bucal, jamais substituirão a escovação ou o fio dental. Alguns tipos podem escurecer seus dentes. Sempre busque se consultar com seu dentista. Ele saberá qual tipo de enxaguatório é o mais recomendado para o seu caso.

Caso tenha uma gengivite ou periodontite seu dentista deve recomendar o bochecho. Mas normalmente não passa dos 15 dias seguidos. E respeitando esse período não há manchamento nos dentes.
Gosto muito do periogard sem álcool pois contém clorexidina e é eficiente.
Mas o uso só se realmente recomendado por seu dentista.

Não tem necessidade de uso se a gengiva está saudável. Estes produtos e o creme dental são auxiliares na escovação mas não são o mais importante. Os produtos principais para manter uma boa saúde bucal são a escova e o fio dental que devem ser de qualidade. As cerdas da escova devem ser sempre macias e a técnica correta deve ser seguida, para isso verifique com o seu dentista.

Olá! Os enxaguantes bucais somente tem ação benéfica nos casos em que não se consegue uma higienização mecânica eficiente. Por exemplo em pessoas com deficiência motora, ou em áreas recém operadas, onde não se pode passar o fio dental e a escova. Quando a pessoa tem conhecimento das técnicas adequadas para o uso do fio e da escova, os enxaguantes nada irão somar benefícios à higienização. Em relação ao manchamento, a clorexidina (nomes comerciais mais comuns: periogard, periotrat, noplak...) pode causar manchas reversíveis.
Atenção! Tratamento para gengivite e periodontite devem ser planejados e executados por um periodontista. O uso de medicações, produtos, enxaguantes sem recomendação, podem mascarar sinais da doença e piorar o quadro!
Dica: procure um periodontista! Ele vai ensinar as técnicas corretas de uso do fio dental, da escova e do raspador de língua. E fazendo essa higiene diária com eficiência você não precisará de nenhum enxaguante.

Enxaguatórios bucais com clorexidina tem a tendência de escurecer os dentes . Só é recomendado pelo dentista qdo tratar periodontite . Para higienização cotidiana somente fio dental , pasta de dente e escova de dente . Abraço

Sim os enxaguatórios bucais podem mudar a cor dos seus dentes, principalmente, se forrem usados seguidamente (mais que trinta dias). Eles devem ser usados e prescritos pelo dentista. Ajudam na diminuição das bactérias e no fortalecimento dentário. Porém, só possuem eficiência se for feita uma escovação bem feita com o uso do fio dental.

Os enxaquatórios com clorexidina sim.

Ver as 77 perguntas sobre Cárie Dentária

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Cárie Dentária?

Nossos especialistas responderam 77 perguntas sobre Cárie Dentária.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.