quais formas de diagnosticar cefaleias constante e diárias (por perio...

Há muitos tipos de cefaleias, e para o correto diagnóstico e tratamento, para que você melhore, é preciso consultar um neurologista. Após uma avaliação detalhada da sua história, dos sintomas, do exame neurológico, se ele julgar necessário, poderá pedir exames complementares, tais como TCC ou RNM de crânio. O que você deve inicialmente fazer é buscar um médico.

O diagnóstico é feito com a história e o exame físico. Os exames de imagem ou de sangue podem ser necessários para descartar ou confirmar o diagnóstico.

Não existem exames definitivos para o diagnóstico das cefaleias mais comuns, a saber: a enxaqueca e as cefaleias tipo tensão. O clínico deverá pedir exames de imagem nos casos específicos, em que a dor de cabeça ocorre de forma recente em adultos, com intensidade crescente, acompanhada de sinais ou sintomas neurológicos/oftalmologicos, etc. O clínico irá suspeitar de "bandeiras vermelhas" e os pedirá para saber o que "não" é. O melhor exame para as cefaleias comuns é o exame clinico, compreendido de uma boa escuta e principalmente do exame físico. Um clínico nunca diagnosticará uma cefaleia tipo tensão, ou mesmo dores de origem muscular (músculos da cabeça que doem como se fosse dor de cabeça) sem apalpar as estruturas implicadas.

Ver as 105 perguntas sobre Cefaléia (dor de cabeça)

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Cefaléia (dor de cabeça)?

Nossos especialistas responderam 105 perguntas sobre Cefaléia (dor de cabeça).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.